Vacina meningocócica
Vacina meningocócica Na Turquia, uma em cada 10 crianças com menos de cinco anos que morrem é devido a doenças meningocócicas.
Uma em cada 10 pessoas na Turquia carrega o germe meningocócico
A meningite é uma inflamação das membranas que cobrem o cérebro. A meningite meningocócica é conhecida como a causa mais importante da meningite epidêmica. Existem diferentes subtipos de bactérias meningocócicas e estes tipos diferentes são predominantes em diferentes geografias. Na Turquia, as doenças meningocócicas afetam mais comumente crianças com menos de cinco anos, adolescentes, idosos, pessoas que vivem em locais lotados e, especialmente, crianças menores de dois anos. Na Turquia, uma em cada 10 crianças com menos de cinco anos morre de doenças meningocócicas. A bactéria, que se espalha pelo trato respiratório, se espalha muito rapidamente, especialmente em espaços habitacionais lotados, e pode causar epidemias. Portanto, ambientes lotados como creches, jardins de infância, escolas, militares, dormitórios e peregrinações podem facilitar sua disseminação.
Sintomas de germe meningocócico
As bactérias meningocócicas podem infectar apenas as meninges e causar meningite ou meningococcemia, que envolve todos os sistemas e é caracterizada por erupções cutâneas. Meningite que começa com febre súbita, vômitos de projéteis, dor de cabeça, desconforto da luz, rigidez na nuca causa convulsões e mudanças na consciência. Além disso, a meningococcemia também pode causar erupções cutâneas generalizadas no corpo e é, portanto, comumente conhecida como “meningite manchada”. A doença, que é fatal em 70 por cento dos casos no período pré-antibiótico, resulta em 10 por cento de mortalidade na meningite e 40 por cento na meningococcemia com diagnóstico precoce e uso de antibióticos. Nos sobreviventes, pode causar perda auditiva, hidrocefalia, perda de membros, convulsões, paralisia e retardo mental.
A incidência da doença meningocócica está mudando em todo o mundo
A incidência de doenças meningocócicas varia em todo o mundo. De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde, a Turquia está no grupo de médio risco e a vacinação é recomendado. A vacina contra meningite meningocócica é diferente da vacina contra meningite incluída na vacina mista administrada rotineiramente pelo Ministério da Saúde. Existem 3 vacinas diferentes disponíveis na Turquia. Pode ser administrado a partir da 6ª semana, no mínimo. Dependendo da marca da vacina e da idade da criança, entre 1 e 4 doses são necessárias. Como as crianças pequenas estão em maior risco, é melhor começar a vacinação o mais cedo possível. Esta vacina também é recomendada para crianças após os 11 anos que viajarão para o exterior, especialmente para áreas de risco ou para lugares onde há possibilidade de estar junto com crianças de diferentes partes do mundo, mas que não foram vacinadas. A vacina contra meningite também é administrada para aqueles que vão em peregrinação na Turquia. No entanto, a proteção desta vacina é de curta duração e, como não afeta o transporte de germes meningocócicos na garganta, ela apenas protege o paciente, mas não impede a transmissão.







