Um guia para distúrbios oculares comuns
Um guia para distúrbios oculares comuns Os erros refrativos nos olhos causam distúrbios oculares, como astigmatismo, miopia, hipermetropia e presbiopia. Detalhes sobre esses distúrbios oculares comuns estão em nosso artigo…
O que são distúrbios oculares?
Problemas como miopia, hipermetropia e visão turva são alguns dos distúrbios oculares. Os distúrbios oculares comuns incluem miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia em idade posterior. Para que o olho veja claramente, os raios recebidos precisam ser refratados e focados na retina (retina) na parte de trás do olho. A córnea (a camada transparente na parte da frente do olho) e a lente (a lente do olho) refratam os raios recebidos. Se o olho puder focar os raios na retina, a função refrativa do olho é normal. Se os raios não estiverem focados na retina e uma imagem borrada for formada, ocorre um erro de refração. As doenças oculares comuns que ocorrem nesta situação são as seguintes:
Astigmatismo
O valor de refração do olho é a média das potências de refração nos eixos vertical e horizontal. A potência de refração do eixo vertical e horizontal deve normalmente ser igual ou próxima uma da outra. Se um eixo refrata mais ou menos do que o outro, isso é chamado de astigmatismo. Os astigmats não podem ver objetos com clareza e suavidade. Enquanto a córnea é normalmente redonda, no astigmatismo é oval, em forma de ovo.
Tipos de astigmatismo A hereditariedade é um fator importante na ocorrência de astigmatismo. O astigmatismo pode ser visto em diferentes graus. Existem 5 tipos de astigmatismo: astigmatismo míope simples, astigmatismo míope composto, astigmatismo hipermetropia simples, astigmatismo hipermetropic composto e astigmatismo misto.
Sintomas de astigmatismo O astigmatismo pode apresentar sintomas como visão turva, visão dupla, visão sombreada, dores de cabeça e dor ocular.
Tratamento do astigmatismo Na presença de astigmatismo, uma boa visão pode ser obtida com óculos, lentes de contato ou laser. Para aplicar o laser; como em todos os outros erros de refração, a adequação ao laser é investigada com um exame ocular detalhado. Neste exame, métodos como a espessura da córnea e a topografia da córnea são usados para decidir se deve ou não aplicar laser. Além disso, a idade da pessoa a ser tratada e se há uma doença concomitante também afetam a decisão em pacientes com astigmatismo, como em todos os pacientes aos quais o laser será aplicado.
Miopia
Miopia é quando os raios entram no foco do olho na frente da retina. Os miopes podem ver claramente perto, mas não longe.
A miopia é geralmente herdada, geralmente se torna aparente na idade escolar e pode aumentar ligeiramente até a idade adulta. É caracterizada por visão turva de objetos distantes, apertos de olhos, dores de cabeça e dor nos olhos.
Tratamento da miopia Óculos e lentes de contato são usados para tratar a miopia. A miopia também pode ser corrigida com métodos a laser, como Lasik, Lasek e PRK. Lentes de borda grossa – côncavas – são usadas para corrigir a miopia. Estas lentes espalham os raios que entram no olho e asseguram-se de que a imagem esteja formada claramente na retina. As lentes de contacto podem ser utilizadas para este fim. As lentes de contacto com as mesmas propriedades ópticas também podem ser usadas para corrigir erros refractivos.
Hipermetropia
A hipermetropia é quando os raios que entram no olho estão focados atrás da retina. Pode ser devido ao eixo ântero-posterior do olho ser mais curto que o normal ou as inclinações da superfície dos elementos ópticos do olho, como a córnea e o cristalino, serem muito planas. Em crianças, a hipermetropia pode ser observada juntamente com o estrabismo. A hipermetropia é geralmente herdada.
Sintomas de hipermetropia A hipermetropia está associada à visão difícil, especialmente perto da visão, dores de cabeça e dor nos olhos. A visão distante também é prejudicada na hipermetropia alta.
Tratamento de hipermetropia A hipermetropia pode ser corrigida com lentes de borda fina que aproximam o foco da luz recebida da retina, lentes de contato e cirurgia refrativa (Lasik, Lasek, PRK).
Presbiopia
A presbiopia é quando o cristalino perde sua flexibilidade e a capacidade de foco do olho diminui com o avanço da idade.
Os
primeiros sintomas da presbiopia manifestam-se nos anos 40 com dificuldade em ler letras pequenas, ler o livro e fadiga ocular rápida durante leituras longas. A presbiopia pode ser corrigida com lentes de borda fina. Além de óculos, lentes de contato e laser e lentes intraoculares são outras opções de tratamento.







