Os terríveis efeitos do fumo no nosso corpo
Os terríveis efeitos do fumo no nosso corpo Contendo mais de 4.500 produtos químicos nocivos, os cigarros causam sérios danos a todos os órgãos.
Os terríveis efeitos do fumo no nosso corpo :Um convite à perda de vidas: Cigarros
Os cigarros começam a envenenar nossos corpos desde o momento em que são fumados. Com uma velocidade de 200-250 quilômetros por hora e uma temperatura de mais de 100 graus, a fumaça atinge a língua, garganta, esôfago, trato respiratório, pulmões e estômago. Os cigarros, que são conhecidos por conter mais de 4.500 produtos químicos nocivos, podem danificar seriamente todos os órgãos e representar riscos fatais, especialmente nos pulmões.
O tabagismo tem como alvo o sistema respiratório
As substâncias tóxicas na fumaça atingem e danificam muitos órgãos, como o coração, cérebro, vasos sanguíneos, rins e bexiga em segundos. Os cigarros danificam o sistema respiratório mais e mais rapidamente. Destrói a estrutura das células pulmonares, interrompendo a estrutura protetora nas células que cobrem o trato respiratório. Fumar é a causa de 80-90 por cento das doenças pulmonares crônicas.
Risco de câncer de pulmão 20 vezes maior em fumantes
O câncer de pulmão, um dos cânceres mais comuns no mundo e um dos cânceres mais fatais, é 90% causado pelo tabagismo. Enquanto algumas das substâncias nocivas nos cigarros causam câncer, outras aceleram sua progressão. Os fumadores têm 20 vezes mais risco de cancro do pulmão do que os não fumadores. Enquanto o risco de desenvolver câncer é 10 vezes maior em uma pessoa que consome um maço de cigarros por dia, esse risco aumenta para 25 vezes naqueles que fumam dois maços de cigarros. As pessoas que são expostas ao fumo como fumantes passivos estão em risco aumentado de câncer e doenças cardíacas.
Os terríveis efeitos do fumo no nosso corpo :Que mudanças ocorrem no corpo depois de parar de fumar?
Muitas pessoas reclamam que não podem parar por causa do vício. No entanto, é possível ver algumas mudanças no corpo assim que você para de fumar. Mudanças vistas no corpo quando se demite: • A pressão arterial e a pulsação voltam ao normal em 20 minutos e a circulação melhora. • O risco de ter um ataque cardíaco começa a diminuir após 8 horas. • O corpo é limpo de monóxido de carbono em 24 horas. • O paladar e o olfato melhoram em 48 horas. • O risco de infecção do trato respiratório começa a diminuir em 2-12 semanas. • Tosse e falta de ar diminuem em 3-9 meses. • No final do 12º mês, o risco de doenças cardíacas, ataque cardíaco, câncer de esôfago e oral é reduzido pela metade. • Após 10-15 anos, o risco de ter um ataque cardíaco cai para o mesmo nível que nunca fumantes. O risco de câncer de pulmão também diminui em 50% em comparação com os fumantes.
Não começar e não ficar exposto aos cigarros, que são reconhecidos como causa evitável de morte no mundo, é um dos elementos que formam a base de uma vida saudável. No entanto, não é certo pensar que é tarde demais e não parar de fumar. Porque deixar de fumar também proporciona uma melhora séria.







