O que é um calo, como ele desaparece?
O que é um calo, como ele desaparece? Calos, que são geralmente vistos sob os pés, são endurecimentos da pele conhecidos por serem teimosos. O que você precisa saber sobre calos em nosso artigo…
O que causa calos?
Um calo (calo e clavus) é um endurecimento e espessamento da pele que ocorre quando a pele está sob pressão e compressão. Calos podem ocorrer devido à compressão da protrusão óssea por baixo ou devido à pressão e compressão aplicadas ao mesmo ponto continuamente. Especialmente nas solas dos pés, os calos podem se formar nos pontos em que o peso corporal é mais concentrado, como o uso de sapatos incorretos, a seleção de palmilhas inadequadas. Se houver uma deterioração anatômica na estrutura óssea, a formação de calos também pode ser observada neste caso.
Onde os calos ocorrem?
Pode ser visto entre os dedos dos pés, na pressão dos dedos contra o outro, na parte superior dos dedos dos pés, calcanhares, palmas das mãos, pontas dos dedos, joelhos, cotovelos, ombros e em locais expostos à pressão.
Não confunda calos e verrugas
Calos não infecciosos podem às vezes ser confundidos com verrugas, que são placas brancas grossas nas solas dos pés. A diferença entre os dois é a seguinte: Verrugas mostram pequenos pontos de focos pretos e sangrando quando raspados, enquanto que com calos a camada branca espessa é homogênea. Alguns calos têm um núcleo cônico, como prego no centro e alguns são cercados por uma área branco-amarelada. A estrutura tipo plug no centro do calo pode causar dor quando comprime os tecidos nervosos. Os calos entre os dedos podem assumir uma cor branca devido ao suor e umidade. Nos casos em que a integridade da pele é prejudicada, o acúmulo de líquido inflamatório purulento pode ser observado sob os calos devido ao desenvolvimento de infecção na área calejada.
Tratamento de calos
Calos podem ser tratados usando misturas, soluções, pomadas e adesivos de calo prontos contendo ácido salicílico, que tem a capacidade de dissolver a camada de queratina de a pele. Nos casos em que estas aplicações não são suficientes, os calos podem ser removidos cirurgicamente, o eletrocautério ou a crioterapia podem ser aplicados para eliminá-los. Quando os calos não são tratados, eles podem crescer. O tratamento pode se tornar difícil como resultado da adição de dor e infecção. Especialmente para pacientes com doença vascular periférica, distúrbios circulatórios e diabetes, os calos devem ser tratados por médicos especialistas. Deve-se ter em mente que as feridas que começam sob os calos nesses pacientes podem causar complicações graves, como perda de membros.
O calo vai crescer de novo?
É comum os calos voltarem após o tratamento. A menos que as causas sejam eliminadas, a recorrência dos calos é inevitável. Por esta razão, se o calo estiver na área do pé após o tratamento, o pé deve ser avaliado ortopedicamente e, se houver uma desordem anatômica, devem ser usadas palmilhas ou sapatos apropriados. Pode ser recomendado o uso de aparelhos e anéis de proteção especiais nos pontos onde o calo se formou e nos dedos. As áreas onde a pele está sob pressão devem ser protegidas com protetores especiais.







