O que é transtorno de percepção corporal?
O que é transtorno de percepção corporal? Devido ao distúrbio da imagem corporal, muitas pessoas podem prejudicar sua saúde através de dieta e exercício excessivo.
O teste da mente contra o corpo
Pode ser descrito como um estado de preocupação mental excessiva e preocupação com a parte do corpo que a pessoa percebe como defeituosa, se realmente tem um defeito físico ou nos casos em que têm um defeito físico leve.
Sintomas de transtorno da percepção corporal
As pessoas se consideram feias ou com uma forma deformada do corpo. Os defeitos que eles observam e percebem a si mesmos não são considerados como defeitos quando vistos objetivamente. São defeitos simples que não são vistos como defeitos por outros e não são notados a menos que sejam expressos. Esses pensamentos podem ser sobre qualquer parte do corpo. Eles lidam intensamente com as partes do corpo que não gostam. Eles fazem um grande esforço para eliminar ou encobrir as falhas que encontram. Eles verificam constantemente a parte do corpo que não gostam em um espelho ou selfie. Eles tendem a buscar a opinião dos outros e pedir comentários sobre como eles se parecem. Em casos de distúrbio da imagem corporal, dieta, exercício excessivo, pesando com muita frequência, brincando com a cor da pele, depenando a pele são muito comuns. Arrancar os cabelos, roer as unhas ou cutículas, gastar muito dinheiro em cosméticos e roupas que encobrem imperfeições também são distúrbios comportamentais comuns. As pessoas tendem a esconder esses sintomas por causa da vergonha que sentem.
O que causa perturbação da imagem corporal?
Muitos fatores desempenham um papel no desenvolvimento do distúrbio de percepção corporal. Estes fatores podem ser definidos como predisposição genética, processos de desenvolvimento, padrões psicológicos e ambiente social. As principais razões pelas quais uma pessoa pode estar insatisfeita com sua aparência física incluem baixa autoestima, depressão e distúrbios alimentares. Alguns pesquisadores publicaram estudos culpando a baixa função serotoninérgica e a assimetria caudal. Este achado sustenta sua semelhança com o transtorno obsessivo-compulsivo. Acredita-se que os traumas da primeira infância desempenham um papel no desenvolvimento do distúrbio. A imagem corporal popular na cultura ocidental faz do distúrbio da imagem corporal uma condição culturalmente independente. A forma ideal do corpo, que é constantemente enfatizada nas relações sociais mídia, televisão e periódicos, cria um desejo de ter o corpo ideal. Estruturas de personalidade tímidas, introvertidas e obsessivas são os padrões de personalidade mais comuns em pacientes com transtorno de percepção corporal. A idade média de início do distúrbio de percepção corporal foi determinada como 15-17 anos. Observou-se que também pode começar no período pré-escolar.
Neurose de anorexia e neurose de bulimia
Em distúrbios alimentares como anorexia nervosa e bulimia nervosa, a auto-estima da pessoa é medida em termos de peso ou a forma geral do corpo. Especialmente na anorexia nervosa e bulimia nervosa, sabemos que a imagem corporal é distorcida. As pessoas se veem como acima do peso. Para perder peso, eles desenvolvem comportamentos como dietas restritivas, exercício excessivo e vômitos. Estes distúrbios são semelhantes aos transtornos de imagem corporal a este respeito. No entanto, o distúrbio de imagem corporal não é a única causa de distúrbios alimentares.
Perturbação da imagem corporal e outros problemas relacionados
O transtorno de percepção corporal pode ser acompanhado por transtorno obsessivo- compulsivo, transtornos de ansiedade, depressão, dependência de álcool e substâncias. Tentativas de suicídio ou pensamentos suicidas são comuns em pessoas com transtorno da imagem corporal.
Como podem aqueles à tua volta ajudar?
Intervenções por aqueles que os rodeiam não mudam a maneira como as pessoas com transtorno de imagem corporal pensam. As pessoas acreditam firmemente que há um defeito em seu corpo. Evitar diálogos conflituosos garantirá que eles não percam o contato com aqueles ao seu redor.
Tratamento de transtorno da percepção corporal
O tratamento para a desordem da imagem corporal é realizado por profissionais de saúde mental. As consultas ambulatoriais são geralmente suficientes. O tratamento hospitalar pode ser necessário se acompanhado de pensamentos suicidas. 1-Terapia cognitivo-comportamental como abordagem psicoterápica Na reestruturação cognitiva, busca-se mudar as crenças dos pacientes sobre sua aparência, reduzir ações compulsivas que proporcionem alívio repetitivo e momentâneo e interromper comportamentos que proporcionem segurança. Pratique terapia e reação As técnicas de controle são básicas. Geralmente começa com reuniões semanais. Um período de tratamento de aproximadamente 12-18 sessões é planejado. Às vezes, a terapia pode demorar mais do que o planejado. 2-Terapia medicamentosa A medicação é prescrita levando em consideração o exame psiquiátrico da pessoa, condição médica geral e outros medicamentos. O tratamento ideal para esta condição deve ser uma combinação de ambos, em vez de terapia sozinha ou medicação sozinha.







