O que é o vírus Ebola?
O que torna as doenças infecciosas importantes e perigosas é a sua capacidade de se espalhar rapidamente para diferentes partes do mundo. O Ébola é uma destas doenças.
O grande perigo da febre alta Ebola
A doença do vírus Ebola (EVD) é uma doença febril com um início súbito. Os primeiros sintomas são febre (> 38,6 graus Celsius), fraqueza, perda de apetite, dores musculares e articulares, dor de cabeça e dor de garganta. Isto é seguido por vômitos, diarreia, erupções cutâneas no corpo, dor no peito, dificuldade em respirar e dificuldade em engolir. O sangramento começa pelo nariz, boca, estômago e intestinos. O sangramento ocorre tanto em superfícies fora do corpo quanto nas membranas mucosas, tecidos e órgãos dentro do corpo. O que é o Vírus Ebola?
O Ebola está se movendo rapidamente
Os resultados laboratoriais incluem uma diminuição das plaquetas (plaquetas sanguíneas) e um aumento das enzimas hepáticas. A função renal deteriora-se e o débito urinário pode diminuir. Há inflamação do pericárdio, edema pulmonar, respiração rápida e pressão arterial baixa. Após o início dos sintomas, o Ebola progride rapidamente e a pessoa geralmente morre em 8-9 dias. No diagnóstico diferencial, outros agentes causadores da febre hemorrágica viral como febre tifóide, malária, shigelose, cólera, leptospirose e hepatite devem ser investigados e provados ausentes. No diagnóstico de EVD, o vírus, seus ácidos nucleicos em sangue e secreções corporais ou anticorpos (IgM e IgG) no soro são investigados.
O Ebola é transmitido de animais para humanos
Embora a fonte natural do vírus Ebola ainda não seja conhecida, estudos sugerem que o vírus é transmitido de animais para humanos. Os morcegos frutíferos são considerados a fonte natural da doença. Foi detectado em chimpanzés, gorilas, morcegos, macacos, antílopes e ouriços doentes ou mortos nas florestas tropicais de África. Quando as pessoas entram em contato com o sangue, secreções ou órgãos de um animal infectado pelo vírus Ebola, o vírus é transmitido através da pele danificada (rachaduras, arranhões) e membranas mucosas. O período de incubação do Ebola varia entre 8-10 dias em média.
Existem dois tipos de exposição à doença. A exposição primária é através de viagens para
uma área endêmica do Ebola, enquanto a exposição secundária é através da transmissão entre humanos ou animais. Em humanos, o vírus pode ser facilmente transmitido de pessoa para pessoa na comunidade através do contato com as secreções corporais, sangue e órgãos da pessoa infectada. A transmissão indireta também pode ocorrer através do contato com objetos contaminados ou derramados com sangue e secreções corporais. O risco de transmissão começa assim que os sintomas aparecem, muitas vezes com febre. Aqueles que se recuperam da doença espalham o vírus por semanas com suas secreções corporais. No ambiente externo, o vírus pode permanecer viável em material líquido ou seco por até vários dias. A transmissão pode até ocorrer através do contato com os corpos de pessoas falecidas. Embora a transmissão respiratória ainda não tenha sido comprovada, é necessário ter cuidado. Como existe um risco de infecção para o pessoal de saúde que cuida e trata essas pessoas ou que realizam testes, é muito importante tomar medidas de controle de infecção ao abordar casos suspeitos e identificados.
Tratamento de ebola
Ainda não há tratamento antiviral eficaz para a doença e nenhuma vacina foi desenvolvida. O tratamento é limitado a cuidados de suporte, como correção do equilíbrio fluideletrolítico, suplementação com oxigênio e regulação da pressão arterial. As drogas sob a investigação incluem ribavirin, inibidores análogos do nucleoside, interferons, imunoglobulinas, anticorpos monoclonais, proteína C ativada, inibidores do fator de tecido e os estudos estão em andamento.







