O que é a Meditação?
O que é a Meditação? Ao meditar, você pode relaxar a mente e contribuir para reduzir alguns dos seus problemas de saúde. A meditação mantém você em forma.
O que a meditação faz?
Na nossa época, tudo passa tão rápido. Viajamos dezenas de quilômetros em um dia, estamos expostos a muitos estímulos como tráfego, ruído, telefones celulares, e-mail, mídias sociais, internet, reuniões presenciais. Como resultado, passamos o dia inteiro em uma agitação e o estresse nos assombra porque não podemos poupar tempo suficiente para nós mesmos. Nossas mentes ficam cansadas e as curtas férias que tiramos uma ou duas vezes por ano não são suficientes para aliviar essa fadiga. É por isso que todos nós precisamos limpar nossas mentes e ficar longe de nossos pensamentos. Há muitas maneiras de limpar a mente, como praticar esportes ou ter um hobby. Uma delas é meditação. Então o que é meditação? A meditação pode ser definida como um método no qual uma pessoa melhora sua/sua capacidade de concentração, afasta-se de seus/seus pensamentos e descansa seu/seu cérebro.
Como meditar
Existem diferentes tipos de meditação. Todos eles são baseados na concentração e no controle da respiração. Ao focar em certos pontos acompanhados por controles respiratórios, a pessoa se afasta de seus/ seus pensamentos diários e embarca em uma jornada em direção a seu/ seu mundo interior e entra em um humor positivo. Se a meditação é praticada regularmente, o humor positivo torna-se permanente e uma disciplina espiritual interior pode ser alcançada. A beleza e simplicidade do relaxamento através da meditação é que você não precisa de nenhum equipamento. Tudo o que precisa é de um espaço tranquilo e alguns minutos de tempo por dia. No início, 10 minutos por dia podem ser suficientes. Você pode até mesmo fazê-lo duas vezes por dia durante cinco minutos cada vez que se acostumar com ele. Recomenda-se meditar preferencialmente no mesmo horário todas as manhãs para entrar no hábito. O que você foca durante a meditação e como você faz isso depende do tipo de meditação que você escolhe, e existem centenas de métodos diferentes de meditação, mas aqui estão os passos básicos para ajudá-lo a começar:
• Escolha um lugar especial para meditar e criar um ambiente calmo, colocando velas, incenso, flores neste espaço.
• Sente-se confortavelmente em uma cadeira ou no chão com as costas retas.
• Feche os olhos ou concentre o olhar em uma imagem, símbolo ou objeto no espaço de meditação que lhe traz paz.
• Respire devagar, profundamente e suavemente. • Concentre sua mente dentro de si mesmo ou no objeto. • Saiba que suas respirações lhe trarão paz e tranquilidade. Perceba que o ar que sai
quando você expira leva seus pensamentos para longe, assim como a água se afasta da costa com a maré.
• Muitas pessoas preferem cantar alto durante a meditação ou dizer a palavra sânscrita “Shanti”, que significa “paz”. Você também pode repetir uma palavra de suas próprias tradições e crenças. Cantar ou entoar tais palavras ajuda a se afastar dos seus pensamentos.
Depois de uma semana ou duas de meditação regular, você pode notar uma mudança notável em seus níveis de humor e estresse.
Quais problemas de saúde podem curar a meditação?
A meditação pode ser especialmente útil se você tiver uma condição de saúde que possa ser agravada pelo estresse. Algumas pesquisas sugerem que a meditação pode ajudar a controlar os sintomas das seguintes condições:
• Estresse • Asma • Câncer, • Dor crônica, • Depressão • Doença cardíaca, • Pressão arterial elevada, • Síndrome do intestino irritável, • Problemas de sono, • Dores de cabeça causadas pela pressão arterial.
Se você tiver algum desses problemas ou outros problemas de saúde, você pode fazer o seu próprio caminho conversando com seu médico sobre a prática da meditação. É importante lembrar que a meditação não substitui o tratamento médico convencional. Mas pode ser um complemento ao seu tratamento existente.
Alguns tipos de meditação A meditação
mindfulness é a prática de manter a mente desperta e focada em ouvir os próprios sentimentos e pensamentos. Nesta meditação, a pessoa senta-se ereta e experimenta um processo de concentração baseado em Inspirar e sentir os pensamentos que passam pela sua mente sem inibi-los de forma
alguma. Você vê os pensamentos passando pela sua mente como um processo natural, assim como a sua respiração, e você não questiona nada, você simplesmente segue o fluxo. Durante este processo, seus pensamentos devem fluir livremente um após o outro, como um rio. Desta forma, você se reconhece em seu estado mais natural e sempre aceita essa pessoa com graça. É uma das técnicas simples e fáceis de praticar. Por esta razão, é amplamente utilizada em todo o mundo. A meditação transcendental requer um lugar calmo e tranquilo. É importante que não haja estímulos no ambiente. Uma pessoa senta-se no chão em uma posição confortável e começa a meditar, repetindo as palavras de sua escolha. Estas frases repetidas na meditação transcendental são chamadas de mantras. Em algumas meditações, palavras como ‘om’ são repetidas, mas na meditação transcendental se usa palavras e frases de sua própria escolha. Com estas palavras repetidas, a pessoa liberta- se/ela própria e relaxa mentalmente. No processo de meditação transcendental, a pessoa encontra o seu próprio mantra ao longo do tempo. Na meditação guiada, a sessão é geralmente conduzida por um guia. Muitos métodos diferentes são usados neste tipo de meditação. A meditação pode ser feita sem um guia, assistindo a uma imagem, ouvindo música, seguindo uma orientação verbal gravada ou assistindo a um vídeo. Na meditação guiada, o objetivo é focar em si mesmo com a orientação do guia. A meditação Vippasana teve origem na Índia há 2.500 anos e é baseada na cura. O conceito de cura nesta meditação não se refere apenas a doenças. Este tipo de meditação, que é visto como uma espécie de arte de viver, trata-se de limpar a mente e alcançar felicidade e liberdade. Desta forma, a pessoa se torna livre do sofrimento humano. O praticante da meditação Vipassana tem como objetivo mudar a si mesmo, alcançando a origem da mente e da matéria. Meditação da Bondade Amorosa (Metta Meditation) Na meditação de Metta, a pessoa se senta em uma posição confortável. Os exercícios de respiração são praticados, focando-se primeiro na respiração. O principal objetivo da meditação é direcionar bons desejos aos outros. Durante a meditação, primeiro repete-se alguns mantras definidos para direcionar amor e bondade para si mesmo. Então ele/ela repete os mesmos mantras, mudando de assunto nas frases, pensando naqueles próximos a ele/ela. O objetivo aqui é direcionar amor e bondade para com eles. Meditação do Chakra De acordo com a crença na Índia e em alguns países asiáticos, existem diferentes centros de energia no corpo humano. Esses centros de energia são chamados de chakras. Existem 7 chakras em nosso corpo e esses chakras estão dispostos em nossa coluna. Os chakras têm efeitos importantes em nossas vidas. Esses chakras são responsáveis pelos órgãos do nosso corpo e pelas emoções que sentimos. Cada chakra é representado por um diferente cor. Na meditação do chakra, focaliza-se nos chakras. O principal objetivo é trazer
equilíbrio e bem-estar para eles e relaxar. Existem diferentes estilos de ioga para acalmar os pensamentos e ganhar flexibilidade. Em todos eles, o controle da mente e do corpo estão juntos. Enquanto o praticante de ioga está em diferentes poses (asanas) acompanhado por exercícios de respiração controlada, ele ou ela também relaxa sua mente esvaziando-a. O estado de meditação, que é o propósito do ioga, deve ser experimentado no final de cada sessão de ioga com o método de meditação guiada liderado pelo instrutor de ioga. O que é a Meditação?







