O que é a falha cervical? O que é a falha cervical? A falha cervical
é uma causa rara de aborto espontâneo para a qual há um tratamento. As mulheres grávidas que experimentam dilatação cervical, que geralmente é indolor, devem ser avaliadas quanto à insuficiência cervical. Em situações de risco, o aborto espontâneo pode ocorrer entre 12 e 22 semanas se a gravidez for concebida sem tomar precauções. Algumas gravidezes também podem resultar em parto prematuro entre 24 e 32 semanas. Por esta razão, as gestantes que tiveram um aborto prévio devem ser avaliadas em detalhes e seus cervixes examinados antes da próxima gravidez. No tratamento da insuficiência cervical, o nascimento prematuro e o aborto espontâneo podem ser evitados pela sutura do colo do útero. Assim, a gestante pode dar à luz no momento adequado.
Sintomas Quais são os sintomas da falha cervical?
Para evitar o parto prematuro e garantir o desenvolvimento saudável do bebê, é necessário conhecer os sintomas do nascimento prematuro e consultar um médico a tempo. Os sintomas de trabalho de parto prematuro causado por insuficiência cervical são os seguintes:
• Dor abdominal • Aumento do corrimento vaginal • Descarga sangrenta e viscosa • Líquido claro saindo para fora • Sensação de pressão e saciedade na área vaginal
Hoje, as avaliações no acompanhamento da gravidez e tratamento da insuficiência cervical minimizaram o risco de parto prematuro e aborto espontâneo. Os primeiros sinais de parto prematuro, isto é, os sintomas do parto prematuro, podem ser explicados em pormenor da seguinte forma;
Dor abdominal
A dor abdominal intermitente, inexplicável e que causa pouco desconforto, pode ser um sinal de trabalho de parto prematuro em mulheres grávidas. Se este sintoma estiver
presente, um obstetra ou perinatologista deve ser consultado.
Aumento do corrimento vaginal
O corrimento vaginal também aumenta devido ao aumento dos hormônios durante a gravidez e isso é normal. Se a mudança de almofada é frequente durante o dia, isso pode ser um sinal de parto prematuro.
Descarga sangrenta e viscosa
Na maioria das vezes, uma descarga levemente rosada ou marrom e viscosa pode vir à noite, no banheiro ou quando se levanta de repente. Esta descarga do colo do útero também pode ser um sinal de trabalho de parto prematuro. Se você ver esse tipo de descarga, consulte um médico imediatamente.
Líquido Transparente
Se uma grande quantidade de líquido incolor sair da vagina, você deve consultar um médico imediatamente. Porque o saco gestacional pode ter aberto. O fluido é a água do bebê. Em caso de atraso, pode haver um risco de infecção que ameaça a vida da mãe e do bebê.
Pressão e sensação de plenitude
Se você sentir pressão e plenitude na parte inferior do útero em um momento em que o trabalho de parto não é esperado, isso pode ser um sinal para o trabalho de parto prematuro. Quando o útero se contrai, o bebê se move através do canal do parto com a cabeça para baixo. Isso é sentido como plenitude e pressão. Neste caso, você deve consultar um médico imediatamente para evitar o parto prematuro.
Métodos de diagnóstico Diagnóstico de falha cervical
No acompanhamento de gravidez de rotina, no primeiro trimestre da gravidez, o colo do útero é medido por ultra-som vaginal e um exame simples e indolor é realizado. Se o colo do útero estiver abaixo de 25 mm após esses exames, suspeita-se de insuficiência cervical.
As medições levam em conta não apenas o comprimento do colo do útero, mas também sua estrutura. Porque em algumas gestantes, mesmo que o comprimento do colo do útero seja suficiente, o aborto espontâneo ou o parto prematuro podem se desenvolver devido a uma estrutura defeituosa.
A insuficiência cervical é fortemente suspeita em gestantes com história de aborto no segundo trimestre (2º trimestre) da gravidez.
Métodos de tratamento Tratamento de falha cervical
Com o diagnóstico correto e a aplicação oportuna de suturas ou pessários de insuficiência cervical, a gravidez pode ser mantida. Tratamento médico, i.e. medicação, tratamento com anéis plásticos chamados pessários ou pontos cervicais (vaginais ou abdominais) são as principais opções de tratamento disponíveis hoje. A escolha do tratamento para insuficiência cervical baseia-se na condição atual da gestante, se ela teve pontos cervicais anteriores falhados e a estrutura atual do colo do útero. Para gestantes que estão grávidas pela primeira vez ou que não têm histórico de parto prematuro, a medicação é a primeira escolha. Se não forem obtidos resultados bem- sucedidos, são utilizados pontos cervicais. Anéis de plástico são usados para evitar a insuficiência cervical. A costura cervical também pode ser aplicada em diferentes semanas gestacionais por diferentes razões. O procedimento de sutura cervical, que geralmente é realizado em 12-14 semanas, também pode ser usado como uma emergência em caso de abertura prematura do colo do útero nas últimas semanas. A sutura cervical é realizada na sala de cirurgia sob anestesia geral ou após anestesia lombar. Neste procedimento, que leva 15-20 minutos em média, um material de sutura especial de 5 mm de largura e não absorvível é colocado na parte mais interna do colo do útero. A sutura circunda o colo do útero aberto e comprime-o como se fosse uma bolsa. Isto impede que o colo do útero abra antes do nascimento. A taxa de sucesso da sutura cervical varia entre 30-70%, dependendo da semana de gravidez, da estrutura do colo do útero e do estado atual da gravidez. Nosso Centro de Perinatologia e Gestações de Alto Risco fornece sutura cervical e tratamento de falha.







