Fisioterapia O que é a Fisioterapia?
Fisioterapia O que é a Fisioterapia? Fisioterapia, também definida como Fisioterapia e Reabilitação, é o nome dado ao ramo da ciência que trata de doenças ou lesões que limitam a capacidade do indivíduo para se mover e realizar atividades funcionais na vida diária. Os especialistas que aplicam fisioterapia são chamados de fisioterapeutas. A fisioterapia normalmente usa métodos físicos no processo de tratamento. No processo de fisioterapia, a história médica do indivíduo, os resultados do exame físico, estudos de imagem e testes laboratoriais, como X-Os resultados dos exames de raios, tomografia computadorizada ou ressonância magnética são levados em consideração para alcançar um diagnóstico preciso e criar um plano de manejo adequado à condição do indivíduo. Em alguns casos, testes como EMG e teste de velocidade de condução nervosa também podem ser usados. A gestão da fisioterapia envolve geralmente prescrever ou auxiliar com exercícios especializados, terapia manual e dispositivos mecânicos como manipulação, tração, calor, frio, eletricidade, ondas sonoras, radiação, dispositivos assistivos, próteses, órteses e outros métodos eletrofísicos. Fisioterapeutas também desenvolvem programas focados em fitness e bem-estar para um estilo de vida mais saudável e ativo do indivíduo. Estes programas podem fornecer serviços para desenvolver, manter e restaurar o máximo de movimento e habilidades funcionais dos indivíduos e comunidades. No processo de fisioterapia também é possível trabalhar com os indivíduos para tomar medidas para evitar a perda de mobilidade antes que ocorra. Isso envolve fornecer o tratamento certo e necessário quando o envelhecimento, lesões, doenças ou fatores ambientais ameaçam o movimento e a função.
Para que serve a fisioterapia?
Pessoas de todas as idades podem se beneficiar da fisioterapia e podem tratar uma variedade de problemas de saúde. Se um indivíduo tem um trauma, lesão ou doença que dificulta a realização de suas tarefas diárias, seu médico pode recomendar esse tipo de tratamento. A fisioterapia é basicamente um cuidado que visa aliviar a dor sentida pelo indivíduo e ajudá-lo a trabalhar, se mover e viver melhor. A fisioterapia pode ajudar o indivíduo a desenvolver novas habilidades, mas também pode ajudar o indivíduo a adaptar as habilidades que foram perdidas por várias razões para a nova situação. A fisioterapia é comumente usada para aliviar a dor, aprender a viver com um aparelho como uma tala, ganhar controle de seus intestinos ou bexiga, prevenir ou melhorar as conseqüências de uma lesão esportiva, gerenciar uma doença crônica como artrite, diabetes ou doença cardíaca, recuperar após o parto, pode beneficiar o indivíduo na prevenção do aparecimento de uma deficiência ou a necessidade de cirurgia, restaurando ou melhorando a mobilidade, reabilitação após um acidente vascular cerebral, acidente, lesão ou cirurgia, trabalhando no equilíbrio para evitar escorregões ou quedas, adaptando-se a um membro artificial ou aprendendo a usar dispositivos assistivos como andador ou bengala.
Quem é um fisioterapeuta?
Fisioterapeuta é o nome dado às pessoas especializadas em fisioterapia. Em nosso país, os fisioterapeutas devem obter um diploma de bacharel do Departamento de Fisioterapia e Reabilitação de 4 anos da Faculdade de Ciências da Saúde. Fisioterapeutas não são especialistas em fisioterapia e reabilitação. Fisioterapia e reabilitação especialistas são pessoas que passam o exame de especialização no campo da medicina após 6 anos de educação médica, e depois de 5 anos de especialização neste campo, eles são elegíveis para se tornar especialistas em fisioterapia e reabilitação. Normalmente, os especialistas em fisioterapia e reabilitação avaliam os indivíduos de acordo com seus sinais e sintomas e determinam o método de tratamento necessário. Os fisioterapeutas são responsáveis pela administração do tratamento de fisioterapia. Os fisioterapeutas não substituem outros médicos em caso de doença ou lesão grave, mas trabalham com médicos e outros profissionais de saúde para orientar os tratamentos. Em muitos casos, os indivíduos que seguem o processo de recuperação guiado pelo fisioterapeuta recuperam sua saúde muito mais rapidamente e retornam à função completa na área tratada.
Quais métodos são aplicados em fisioterapia?
Na maioria dos casos, durante a primeira sessão de terapia, o fisioterapeuta examinará e avaliará as necessidades do indivíduo. Eles vão perguntar ao indivíduo sobre sua dor ou outros sintomas, se houver, a sua capacidade de mover-se ou realizar tarefas diárias, o quão bem eles dormem e seu histórico médico. O objetivo é identificar e diagnosticar a condição do indivíduo e detalhar os prejuízos que causaram ou resultaram da condição. Isso permitirá que o fisioterapeuta desenvolva um plano de cuidados para abordar cada problema individual. As sessões de fisioterapia podem incluir exercícios ou alongamentos, conforme indicado pelo terapeuta. Massagem, terapia quente ou fria, terapia de água morna ou terapia de ultra-som pode ser usada para aliviar dores musculares ou espasmos. Pode ser fornecido treinamento de reabilitação para ajudar o indivíduo a aprender a usar um membro artificial. Treinar com uma bengala ou andador para ajudar o indivíduo a equilibrar-se e mover-se.
O terapeuta irá monitorar o progresso do indivíduo e ajustar o tratamento conforme necessário. Em muitos casos, exercícios ensinados pelo fisioterapeuta podem ser feitos em casa entre as sessões. Desta forma, o indivíduo pode progredir mais rapidamente no caminho certo de cura e melhorar sua aptidão por conta própria.
Quais são as doenças tratadas pela fisioterapia?
A fisioterapia pode auxiliar no tratamento de uma ampla gama de condições médicas, dependendo da especialidade do fisioterapeuta. As condições que a fisioterapia pode ajudar incluem paralisia, lesões na medula espinhal, condições neurológicas como doença de Parkinson, esclerose múltipla, disfunção vestibular e lesões cerebrais traumáticas, atrasos no desenvolvimento, condições pediátricas, como paralisia cerebral e distrofia muscular, saúde da mulher e disfunção do assoalho pélvico, como incontinência urinária e linfedema, condições cardiopulmonares, como síndrome do túnel do carpo, DPOC, fibrose cística e infarto do miocárdio, lesões relacionadas ao esporte, como concussão e cotovelo de tenista, e disfunções musculoesqueléticas, como dor nas costas, rupturas do manguito rotador e distúrbios da articulação temporomandibular. Dependendo do motivo para o tratamento, a fisioterapia pode beneficiar de forma mensurável o progresso de um indivíduo na eliminação da necessidade de cirurgia, melhorando a prevenção de quedas e equilíbrio, melhorando a mobilidade e os limites, a recuperação de derrames ou derrames, recuperação das consequências de lesões ou traumas e tratamento de problemas médicos relacionados à idade.
Quais são os tipos de fisioterapia?
A fisioterapia pode ajudar o paciente a recuperar os movimentos ou a força após uma lesão ou doença. Como em qualquer prática médica, vários métodos de fisioterapia podem ser aplicados para tratar uma variedade de condições. As modalidades físicas da fisioterapia incluem fisioterapia ortopédica, fisioterapia geriátrica, fisioterapia neurológica, reabilitação cardiovascular e pulmonar, fisioterapia pediátrica, terapia de tratamento de feridas, terapia vestibular, terapia descongestiva, manipulação do assoalho pélvico e hidroterapia. A fisioterapia ortopédica trata lesões do sistema músculo-esquelético, que inclui músculos, ossos, ligamentos, fáscia e tendões. É adequado para condições médicas, como fraturas, entorses, tendinite, bursite, problemas médicos crônicos e reabilitação ou recuperação de cirurgia ortopédica. Os indivíduos podem ser tratados com mobilizações articulares, terapia manual, treinamento de força, treinamento de mobilidade e outros métodos.
A fisioterapia geriátrica
pode ajudar indivíduos mais velhos que desenvolvem condições que afetam sua mobilidade e função física, incluindo artrite, osteoporose, doença de Alzheimer, substituição do quadril e das articulações, distúrbios do equilíbrio e incontinência. Este tipo de intervenção visa restaurar a mobilidade, reduzir a dor e aumentar os níveis de aptidão física. A fisioterapia neurológica pode ajudar indivíduos com distúrbios neurológicos e condições como doença de Alzheimer, lesão cerebral, paralisia cerebral, esclerose múltipla, doença de Parkinson, lesão medular e acidente vascular cerebral. A fisioterapia neurológica pode ter como objetivo melhorar a sensibilidade dos membros, tratar a paralisia e reverter a força muscular reduzindo a atrofia muscular. A reabilitação cardiovascular e pulmonar pode beneficiar indivíduos afetados por certas condições cardiopulmonares e procedimentos cirúrgicos. O tratamento visa aumentar a resistência física. A fisioterapia pediátrica tem como objetivo diagnosticar, tratar e gerir as condições que afetam bebês, crianças e jovens, incluindo atrasos no desenvolvimento, paralisia cerebral, espinha bífida, torcicolo e outras condições que afetam o sistema músculo-esquelético. O tratamento de feridas pode ajudar a garantir que uma ferida no processo de cicatrização receba oxigênio e sangue adequados, melhorando a circulação para a área. O processo de tratamento de feridas pode incluir o uso de terapias manuais, estimulação elétrica, terapia de compressão e cuidados com as feridas. A fisioterapia vestibular tem como objetivo tratar problemas de equilíbrio que podem ser causados por distúrbios do ouvido interno. A fisioterapia vestibular inclui uma variedade de exercícios e técnicas manuais que podem ajudar os pacientes a recuperar seu equilíbrio normal e coordenação. Nos casos que envolvem linfedema e acúmulo de líquidos, a terapia descongestionante pode ajudar o indivíduo a drenar o líquido acumulado. A reabilitação do assoalho pélvico pode ajudar a tratar incontinência urinária ou fecal, incontinência e dor pélvica em homens e mulheres devido a lesões, cirurgia ou certas condições. A hidroterapia, ou aqua-terapia, onde os exercícios são realizados em águas mornas e rasas, ajuda o indivíduo a gradualmente construir força e resistência enquanto relaxa os músculos e articulações. Nos processos de tratamento fisioterapêutico, é possível utilizar diferentes abordagens além da manipulação física. Estes incluem ultra-som, fonoforese, e-stim, terapias de temperatura e terapia de luz. O ultra-som aquece tendões, músculos e tecidos, promovendo o fluxo sanguíneo e a cicatrização. No processo de fonoforese, o ultrassom é usado para fornecer esteroides tópicos a áreas específicas, com o objetivo de reduzir a presença de inflamação.
A estimulação elétrica, ou E-stim para breve, é executada com a ajuda dos elétrodos colocados na pele para reduzir a dor sentida pelo indivíduo e para aumentar habilidades funcionais. Outro tipo de E-stim é a estimulação elétrica transcutânea do nervo. Nesta abordagem, chamada iontoforese, são utilizados medicamentos anti-inflamatórios em combinação com modalidades específicas de E-stim. Terapia com calor, terapia com calor úmido e terapia com frio estão entre as terapias de temperatura usadas na fisioterapia. A terapia da luz usa luzes e lasers especiais para tratar condições médicas específicas.
Onde a fisioterapia é fornecida?
Quando necessário, os fisioterapeutas podem vir para casa para orientar a terapia do indivíduo. Também é possível fornecer apoio fisioterapêutico em hospitais, clínicas ambulatoriais, centros de medicina esportiva, lares de idosos, casas de repouso assistidas, centros de reabilitação, alguns escritórios e locais de trabalho e algumas escolas. Muitos seguros de saúde oferecem opções para fisioterapia.







