Entorse nos pés O que é uma entorse nos pés?
Entorse nos pés O que é uma entorse nos pés? Uma entorse no tornozelo é uma lesão nos ligamentos do tecido duro chamados ligamentos que conectam os ossos da perna ao pé, comumente causada por alongamento, torção ou giro devido a movimentos inadequados. Esses movimentos podem esticar ou romper os ligamentos que ajudam a manter os ossos do tornozelo juntos. A maioria das entorses de tornozelo é causada por lesões nos três ligamentos localizados na parte externa do tornozelo. Os ligamentos ajudam a manter as articulações saudáveis, impedindo-as de se mover excessivamente. No entanto, se os ligamentos forem forçados para além da sua amplitude normal de movimento, ocorre uma entorse do tornozelo. A maioria das entorses do tornozelo é causada por lesões nos ligamentos na parte externa do tornozelo. O tratamento para uma entorse do tornozelo está relacionado à gravidade da lesão que causou a condição. Uma avaliação médica pode ser necessária para revelar o quanto o tornozelo está torcido e determinar o tratamento adequado. Causas
Por que ocorre uma entorse no pé?
Uma entorse ocorre quando o tornozelo é forçado a se mover de forma diferente da sua posição normal. Isso pode fazer com que um ou mais dos ligamentos do tornozelo se estiquem, rasguem parcialmente ou rompam completamente. As causas de uma entorse no tornozelo podem incluir uma queda que faz com que o tornozelo torça da maneira errada, aterrissando desajeitadamente no pé depois de saltar ou virar uma perna, andar ou se exercitar em uma superfície irregular, outra pessoa pisando no pé durante uma atividade esportiva ou um objeto pousando sobre ele. Há também vários fatores que aumentam o risco de entorse do tornozelo. Caminhar ou correr em superfícies irregulares ou condições de campo ruins pode aumentar o risco de entorse no tornozelo. Entorses no tornozelo são lesões comuns em esportes, especialmente em saltos ou esportes que exigem rotação ou torção freqüente do pé, como basquete, futebol, corrida cross-country ou tênis. Uma lesão ou entorse anterior no tornozelo aumenta o risco de um indivíduo sofrer uma entorse novamente. Uma fraqueza nos tornozelos de um indivíduo em termos de força ou flexibilidade devido à inatividade e razões semelhantes pode aumentar o risco de entorses durante os esportes. Sapatos que são inadequados para o pé ou atividade do indivíduo, e saltos altos em geral, tornam os tornozelos mais vulneráveis a lesões.
Sintomas Quais são os sintomas e tipos de entorses nos pés?
Os sinais e sintomas de uma entorse do pé variam dependendo da gravidade da lesão e incluem principalmente a dor que é exacerbada pelo peso no pé afetado. Outros sinais e sintomas de entorse do pé incluem sensibilidade, instabilidade, hematomas, inchaço, limitação da amplitude de movimento ao tocar ou carregar o tornozelo e uma sensação de estalo ou som no tornozelo no momento da lesão. As pessoas que têm dor e inchaço no tornozelo e suspeitam de uma entorse devem consultar um médico o mais rápido possível. As medidas de autocuidado podem ser tudo o que um indivíduo precisa, mas uma avaliação completa da situação deve ser realizada com a ajuda de um médico para garantir a saúde a longo prazo do tornozelo. Se os sinais e sintomas no tornozelo forem graves, pode haver danos significativos a um ligamento ou uma fratura óssea no tornozelo ou na parte inferior da perna.
Métodos de diagnóstico Como diagnosticar uma entorse no pé?
Para diagnosticar uma entorse no pé, o médico primeiro realiza um exame físico examinando o tornozelo, pé e perna do indivíduo e visa aprender sobre a história de saúde do paciente fazendo várias perguntas. O paciente deve informar ao médico sobre todos os sintomas que observa durante este exame e compartilhar informações sobre quaisquer outras condições ou doenças que possam ter. Durante o exame físico, o médico tocará a pele ao redor da ferida para verificar se há pontos sensíveis no tornozelo e mover o pé do indivíduo para verificar a amplitude de movimento e entender quais posições causam desconforto ou dor. Em casos graves, o médico pode recomendar um ou mais de vários exames de imagem para descartar a possibilidade de um osso quebrado ou para avaliar ainda mais a extensão do dano ligamentar. Durante os raios X, uma das imagens mais comuns, uma pequena quantidade de radiação é passada através do corpo do indivíduo para produzir imagens dos ossos do tornozelo, proporcionando assim uma imagem dos ossos dentro. Os raios X são particularmente eficazes para detectar a presença de fraturas ósseas. A ressonância magnética ou a imagem por ressonância magnética também usam um forte campo magnético para produzir imagens detalhadas de seção transversal ou 3D das estruturas internas moles do tornozelo, incluindo os ligamentos.
A tomografia computadorizada, ou tomografias computadorizadas, pode revelar mais detalhes sobre os ossos e a área articular. Uma tomografia computadorizada faz imagens de raios X de muitos ângulos diferentes e as combina para criar imagens transversais ou 3D, conforme necessário. A imagem por ultrassom usa ondas sonoras para produzir imagens em tempo real. Essas imagens podem ajudar os médicos a avaliar a condição dos ligamentos ou tendões em diferentes posições do pé.
Métodos de tratamento Como tratar uma entorse no pé?
O tratamento para uma entorse do tornozelo depende da gravidade da lesão. O principal objetivo do tratamento é reduzir a dor e o inchaço na área, permitir que o ligamento cure e restaure a função normal do tornozelo. Em casos de lesões mais graves, o indivíduo pode ser encaminhado a um médico ortopedista especializado em lesões musculoesqueléticas ou a um médico especializado em medicina física e reabilitação. Em muitos casos de entorses no tornozelo, além das medidas individuais, uma variedade de analgésicos sem prescrição pode ser útil para o controle da dor no tornozelo. É importante consultar um médico antes de tomar esses medicamentos. Em alguns casos, pode ser doloroso para o indivíduo andar com um tornozelo torcido, de modo que o indivíduo pode precisar usar muletas até que a dor diminua. Dependendo da gravidade da entorse, o médico pode recomendar uma bandagem elástica, fita esportiva ou cinta de suporte para estabilizar o tornozelo. No caso de uma entorse muito grave, pode ser necessário um gesso ou bota para imobilizar o tornozelo enquanto o tendão cicatriza. Uma vez que o inchaço e a dor sentida no tornozelo diminuíram o suficiente para permitir o movimento normal no tornozelo, o médico pedirá ao indivíduo que inicie uma série de exercícios para restaurar a amplitude de movimento, força, flexibilidade e estabilidade do tornozelo. O médico ou fisioterapeuta irá explicar ao indivíduo quais exercícios são apropriados e como proceder. O treinamento de equilíbrio e estabilidade é particularmente importante para treinar os músculos do tornozelo para apoiar a articulação e ajudar a prevenir entorses recorrentes. Estes exercícios podem incluir vários desafios de equilíbrio, como ficar em pé sobre uma perna. Os indivíduos que torceram o tornozelo durante o exercício ou a participação em um esporte devem consultar um médico sobre quando podem retomar essas atividades. O médico pode achar apropriado realizar diferentes testes específicos de atividade e movimento, dependendo do esporte em que o indivíduo está ativo.
Em casos mais raros, a cirurgia pode ser necessária se a lesão não cicatrizar ou o tornozelo permanecer instável após um longo período de fisioterapia e exercício de reabilitação. Em especial, pode ser realizada uma cirurgia para reparar um ligamento que não tenha cicatrizado ou para reconstruir um ligamento danificado com tecido de outro ligamento ou tendão:
Mudanças de estilo de vida e cuidados domiciliares para o pé torcido
Indivíduos com tornozelo torcido devem descansar e evitar atividades que causem dor, inchaço ou desconforto. Imediatamente após uma entorse no tornozelo, um bloco de gelo deve ser colocado no tornozelo por 15 a 20 minutos. Isto deve ser repetido cada duas a três horas quando o indivíduo estiver acordado. No entanto, os indivíduos com doença vascular, diabetes, diabetes mellitus ou condições médicas semelhantes devem consultar o seu médico antes de aplicar gelo. Para parar o inchaço, os indivíduos devem ligar o tornozelo com uma bandagem elástica até que o inchaço pare de se expandir. No entanto, esta ligadura não deve ser tão apertada que impeça a circulação. Ao envolver qualquer membro, o embrulho deve começar no ponto mais distante do coração. Descansar ou dormir com o tornozelo levantado acima do nível do coração, especialmente à noite, ajuda a gravidade a drenar o excesso de líquido da área e reduzir o inchaço.
Como tratar um pé torcido?
Normalmente, uma entorse de tornozelo é uma condição que pode resolver espontaneamente ao longo do tempo com a ajuda de métodos de autocuidado e analgésicos que podem ser usados com o conselho de um médico. Durante o autotratamento de uma entorse no tornozelo, os indivíduos devem descansar o tornozelo, envolver o tornozelo não muito firmemente para controlar o inchaço do tornozelo e manter o tornozelo torcido elevado. Na maioria dos casos, esses métodos podem ajudar o tornozelo a começar a cicatrizar dentro de dois a três dias. No entanto, em alguns casos graves, pode ser necessária mais intervenção médica.
Como prevenir entorses nos pés?
Existem várias medidas para prevenir entorses no tornozelo. O mais importante entre elas é fazer exercícios de aquecimento adequados antes de se exercitar ou praticar esportes. Os indivíduos devem evitar atividades esportivas ou eventos que não estão condicionados. Os indivíduos devem manter a força e a flexibilidade saudáveis do músculo com os exercícios do equilíbrio e o treinamento da estabilidade. É necessário ter mais cuidado do que o habitual ao caminhar, correr ou trabalhar em uma superfície irregular. Os indivíduos devem escolher sapatos que tenham o tamanho certo para seus pés e para a atividade que estão realizando no momento, especialmente minimizando o uso de sapatos de salto alto. Indivíduos com um enfraquecido ou anteriormente
Tornozelo lesionado deve usar uma cinta de suporte de tornozelo ou cinta de apoio de tornozelo, a conselho de um médico.







