Doença da mão, pé e boca O que é a Doença das Mãos, Pés e Boca?
Doença da mão, pé e boca O que é a Doença das Mãos, Pés e Boca? A doença da mão, do pé e da boca é uma doença infecciosa comum em crianças menores de 10 anos de idade e é caracterizada por febre alta, amígdalas vermelhas, aftas na boca e erupção cutânea na pele. Quase todas as mãos, pés e pulsos das crianças ficam vermelhos. Nos dias seguintes, a erupção se transforma em bolhas cheias de líquido semelhantes à varicela e desaparece dentro de uma semana. Causada pelo vírus coxsacki da família dos enterovírus, esta doença pode ser facilmente transmitida através de epidemias no verão e outono. Por ser uma doença viral, o tratamento com antibióticos não é eficaz e a doença se resolve espontaneamente dentro de uma semana. Durante este período, é importante que a criança doente não esteja em contato próximo com os outros. A higiene é o método mais eficaz de prevenção da doença das mãos, dos pés e da boca.
Rotas de transmissão
A doença da mão, do pé e da boca é comum em nosso país no verão e no início do outono. Pode ser transmitida por espirros e tosse, saliva, contato próximo com a pele com lesões e urina e fezes. A abertura da temporada de piscinas de verão e a ingestão de água infectada representam um risco particular. Devido à incontinência urinária e fecal na piscina, os germes podem se espalhar e permanecer resistentes apesar da cloração. Isso pode ser um fator de risco para crianças e adultos.
Sintomas Quais são os sintomas da doença de mão, pé e boca?
A febre alta é comum nos primeiros três dias após a infecção e os pais procuram frequentemente cuidados médicos neste momento. Outros sintomas incluem:
• Erupções cutâneas: No final dos primeiros 3 dias, bolhas cheias de água como a varicela em torno das mãos, pés e boca atraem a atenção. Ao contrário da varicela, ocorre em torno das mãos, pés e boca, não no corpo.
• As bolhas vermelhas cheias de líquido que cobrem o interior das mãos e pés, entre os dedos, bem como as solas dos pés causam dor, dor e coceira.
• As feridas chamadas aftas aparecem na garganta e a criança pode ter problemas de deglutição e perda de apetite devido a isso. • Vermelhidão das amígdalas, • Dor de ouvido e garganta, • Fadiga pode ser observada.
Métodos de tratamento Quais são os métodos de tratamento para a mão – pé – boca Doença?
A febre aftosa é comum em nosso país no verão e início do outono. Pode ser transmitida por espirros e tosse, saliva, contato próximo com a pele com lesões e urina e fezes. A abertura da temporada de piscinas de verão e a ingestão de água infectada representam um risco particular. Devido à incontinência urinária e fecal na piscina, os germes podem se espalhar e permanecer resistentes apesar da cloração. Isso pode ser um fator de risco para crianças e adultos. Não há tratamento ou vacina para curar a doença. Loções e sprays anti-coceira para dor de garganta podem ser administrados. O médico também pode recomendar antipiréticos e analgésicos para dor de garganta. A criança doente deve ser alimentada com alimentos macios (sopas, iogurte e alimentos que não pioram as feridas na boca), beber muitos líquidos e descansar. Você pode tomar um banho com sabão neutro e água morna. Enquanto a doença desaparece por conta própria dentro de uma semana a 10 dias, as bolhas vermelhas cheias de líquido nas mãos e nos pés secam e se transformam em uma mancha, que desaparece com o tempo.
Coisas a considerar
• A higiene é o fator mais importante na prevenção da doença: Lavar as mãos com frequência e não tocar as mãos sujas na boca e no rosto são de extrema importância. Se as regras de higiene e limpeza necessárias forem seguidas, o risco de doença das mãos, dos pés e da boca é reduzido.
• Por ser uma doença altamente contagiosa, deve-se evitar o contato próximo com a pessoa infectada.
• Se o seu filho estiver doente, ele não deve ser enviado para a escola até que as lesões sejam protegidas.
• Se houver irmãos na casa, a criança deve ser ensinada a espirrar e tossir cobrindo sua/sua boca com um lenço, pois é transmitida por gotículas, i.e. através de tosse e espirros.
• Uma vez que também pode ser transmitido através da urina e fezes, embora em menor grau, os banheiros podem ser separados se houver outros banheiros na casa.







