Calendário de vacinação para bebês e crianças
Calendário de vacinação para bebês e crianças Para a saúde do seu bebê, você deve seguir o cronograma de vacinação sem interrupção. As vacinas protegem seu bebê contra muitas doenças.
Calendário de vacinação infantil
Vacinas regulares são de grande importância para a saúde infantil. Por esta razão, é importante que todas as vacinas no esquema de vacinação infantil sejam administradas sem interrupção e nas doses necessárias.
Qual vacina é administrada em que mês?
Vacina contra a tuberculose (BCG)
A tuberculose é uma doença contagiosa, inflamatória causada por uma bactéria chamada tuberculose de Mycobacterium (bacilo de Koch). Geralmente é transmitida através do trato respiratório. Portanto, o germe da tuberculose muitas vezes se instala nos pulmões. A proteção contra esta doença, que impede o funcionamento adequado dos pulmões, pode ser fornecida pela vacinação pós-natal. De preferência, a vacina é administrada sem teste tuberculínico (PPD) no terceiro mês ou nos primeiros 6 meses de vida e, se o resultado do teste for negativo, a vacina contra tuberculose (BCG) é administrada. Aos 6 anos, a segunda vacina BCG é administrada com uma verificação de PPD. Após os 6 anos, ela é dada àqueles com resultado negativo de DPP.
Vacina mista (difteria, coqueluche, tétano)
As vacinas mistas são iniciadas aos 2, 4 e 6 meses. O primeiro reforço é dado quando o bebê tem 18 meses de idade, o segundo reforço é dado 3 anos após o primeiro reforço e o terceiro reforço é dado 3-4 anos após o segundo reforço. Com mais de 6 anos de idade, apenas a vacina contra difteria e tétano pode ser administrada. Todos devem receber a vacina contra o tétano em intervalos de 10 anos ao longo da vida. Calendário de vacinação para bebês e crianças
Vacina contra a poliomielite (pólio)
A poliomielite (Poliomielite) é uma infecção contagiosa causada por um vírus (vírus da polia) que danifica as células nervosas que iniciam a contração muscular, especialmente na medula espinhal.
É administrado aos 2, 4 e 6 meses. O primeiro reforço é dado quando o bebê tem 18
meses de idade, o segundo reforço é dado 3 anos após o primeiro reforço e o terceiro reforço é dado 3-4 anos após o reforço anterior. Calendário de vacinação para bebês e crianças
Vacina contra sarampo-caxumba-rubéola-caxumba
O sarampo é uma doença infantil com erupção cutânea contagiosa causada por um vírus especial (Morbilli), rubéola é uma doença com erupção cutânea causada por um vírus especial (Rubéola), e caxumba é uma doença causada por vírus que infectam as glândulas salivares e fazem com que aumentem. A vacina mista contra sarampo, rubéola e caxumba deve ser administrada aos 1 ano de idade. Repete-se após 5 anos.
Hepatite B (vacina contra a icterícia)
O vírus da hepatite B é um vírus que causa “inflamação do fígado”, comumente conhecido como icterícia. Exames de sangue verificam a imunidade natural ao VHB. Em pessoas sem imunidade natural, a proteção pode ser fornecida pela vacinação, embora isso não seja certo. A hepatite B é administrada em três doses de vacina. A primeira dose é administrada após o nascimento, seguida por três doses aos 1 e 6 meses. Todas as mulheres grávidas devem ser rastreadas para hepatite B para proteger a mãe e o bebê.
Vacina contra a hepatite A
O vírus da hepatite A é uma doença inflamatória aguda do fígado. A vacinação é recomendada para crianças porque são a fonte mais importante de transmissão. A vacinação contra hepatite A deve ser administrada após os 2 anos de idade (18 meses) e os exames laboratoriais não são necessários até a idade de 5 anos. Para pessoas com mais de 5 anos, um teste anti-HAV IgG é realizado antes da vacinação. A vacina é administrada em 2 doses em intervalos de 6 meses.
Vacina contra a meningite
A gripe Haemophilus tipo b (HIB) é uma doença grave causada por uma bactéria. A meningite causada por bactérias geralmente ocorre em crianças menores de 5 anos. Elas são vacinadas contra a meningite. Os bebês recebem 3 vacinas aos 2, 4 e 6 meses de idade. Após um ano, a primeira é repetida. Crianças entre 6 meses e 1 ano de idade recebem 2 vacinas em intervalos de 2 meses. Um ano depois, a primeira é repetida. Crianças entre 1 e 5 anos de idade recebem uma dose única de vacina.
Vacina contra a varicela
A varicela é caracterizada por erupções cutâneas vermelhas e pruriginosas no corpo, fadiga e febre. Causada por um germe chamado “Varicela-Zoster Virus”, a catapora é uma
das doenças infecciosas mais comuns da infância. A varicela é uma doença evitável por vacina e é recomendada para crianças com mais de um ano de idade. A vacina é administrada sob a pele. Não é administrado a pessoas com sistemas imunológicos fracos.
Vacina pneumocócica
O pneumococo é um tipo de bactéria que causa doenças infecciosas graves em diferentes partes do corpo. O pneumococo é um micróbio comum na infância e causa doenças como meningite, pneumonia, infecções sanguíneas, otite média e sinusite. A vacina pneumocócica é administrada para proteger contra essas infecções. Os bebês recebem 3 vacinas aos 2, 4 e 6 meses de idade e a primeira repetição da vacina um ano depois.







