A insuficiência renal ameaça estes pacientes
A insuficiência renal ameaça estes pacientes O tratamento da insuficiência renal, que é muitas vezes assintomática nos estágios iniciais e reconhecida no último estágio, é o transplante. O que precisa saber sobre insuficiência renal…
Insuficiência renal crônica
A insuficiência renal crônica é um problema de saúde grave, para o qual a única cura é o transplante. A progressão insidiosa desta doença, que pode ser prevenida ou retardada se detectada em estágio inicial, não permite o diagnóstico precoce. Na maioria das vezes, o paciente percebe a situação quando ele/ ela está no último estágio. No entanto, fatores como hipertensão, problemas cardiovasculares, diabetes e obesidade desempenham um papel sério no caminho para a insuficiência renal. Estar consciente durante o tratamento dessas doenças e ter os exames necessários pode impedir o caminho para a insuficiência renal.
O que causa a insuficiência renal?
Os grupos de risco mais elevados para a insuficiência renal crónica que conduz ao transplante renal são aqueles com diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares, história familiar de doença renal e idosos. Outros fatores de risco incluem obesidade, tabagismo, cálculos renais, infecções recorrentes do trato urinário, uso frequente de analgésicos e doenças do tecido conjuntivo. Estudos mostram que 32,7 por cento dos adultos têm hipertensão, 12,7 por cento têm diabetes, 32,1 por cento têm obesidade e 35,2 por cento são fumantes ativos. É especialmente preocupante que a prevalência da obesidade, que é a causa mais comum de insuficiência renal em estágio final em nosso país como no mundo inteiro, tenha aumentado de 7,2% em 2002 para mais de 12% hoje. Considerando todas estas razões, a coisa mais importante a fazer é prestar atenção especial a alguns pontos na nutrição e hábitos de vida.
Formas de proteger a saúde renal
• Tenha uma dieta saudável e mantenha seu peso. • Limite o consumo de sal a não mais do que 5-6 gramas por dia. • Ajuste o consumo diário de água para 1,5-2 litros. • Não fume. • Exercício.
• Evite o uso frequente de analgésicos. • Meça a sua pressão arterial. • Faça um exame de glicemia. • Se você tem pressão alta, diabetes, doença renal em sua família ou se você é mais
velho, consulte um médico imediatamente.
A triagem é importante se houver risco
É extremamente importante detectar a doença em um estágio inicial, prevenir sua progressão e educar a sociedade sobre mudanças saudáveis na vida, a fim de reduzir o desenvolvimento da doença renal, especialmente com testes de rastreio a serem realizados em indivíduos do grupo de alto risco para doença renal crônica.
Tratamento de insuficiência renal
Não se deve esquecer que o único tratamento para pacientes em estágio final de insuficiência renal é o transplante renal. O transplante renal pode ser realizado a partir de um doador com morte cerebral (cadavérico) ou de um doador vivo. A compatibilidade do grupo sanguíneo é obrigatória, mas a compatibilidade do grupo tissular não é um requisito absoluto.
Questões de consciência
Para aumentar a conscientização sobre as doenças renais, que é um importante problema de saúde que está aumentando dia após dia, as pessoas estão tentando conscientizar com várias atividades organizadas no mundo e em nosso país. Isso deve aumentar ainda mais. Para controlar a doença renal crônica, cujo peso social e econômico está aumentando dia a dia, um modelo de gestão da doença baseado na prevenção e tratamento da doença renal em todas as fases, que levará a mudanças no estilo de vida na sociedade, deve ser implementado o mais rapidamente possível.







