8 superstições e fatos sobre a saúde renal
8 superstições e fatos sobre a saúde renal A desinformação é muito prejudicial à sua saúde. Esse boato também ameaça seus rins.
Desinformação que prejudica os rins
“A dor em ambos os lados da cintura é um sinal de doença renal”, “A saída normal de urina indica que os rins estão funcionando bem”, “Beber muita água limpa os rins”… Muitas vezes ouvimos essas e outras frases semelhantes na sociedade. Mas temos certeza de que elas são verdadeiras? Aprenda sobre essas opiniões e outros erros que são considerados verdadeiros, e as verdades desses erros.
‘Dor em ambos os lados da parte inferior das costas é um sinal de doença renal’
Exceto por doenças de pedra, tumores e grandes cistos, as doenças renais não causam dor. Em alguns casos, a dor contundente pode ser sentida em ambos os lados da parte inferior das costas na pielonefrite, uma infecção renal.
2. ‘Saída normal de urina indica que os rins estão funcionando bem’
A quantidade de urina não diminui até que a função renal caia abaixo de 15%. Em outras palavras, a saída normal de urina e nenhuma dor ao urinar nem sempre indicam que os rins estão funcionando bem.
3. ‘Beber muita água limpa os rins’
Quando os rins estão funcionando corretamente, a quantidade de água tomada diariamente não importa muito. Na doença renal, uma ingestão diária de água superior a 2 litros reduz o risco de recorrência do cálculo em 60%. No entanto, quando a função renal é prejudicada, o consumo diário de água deve ser superior a 2 litros, a fim de remover os resíduos do corpo.
4. ‘Tomar antibióticos faz mal’
As infecções causadas por bactérias são os únicos casos em que são necessários antibióticos. Infecções graves também podem afetar os rins se não forem tratadas. Portanto, os antibióticos não causam danos quando são usados em doses apropriadas e pela duração apropriada. No entanto, a presença de outras condições que afetam a função renal, como diabetes e hipertensão, e a interação dos medicamentos usados para essas condições com antibióticos podem fazer com que os rins sejam mais facilmente afetados.
5. ‘Medicação para pressão arterial causa danos’
Se não for controlada, a pressão arterial elevada danifica o coração, cérebro e rins. Se não for tratada, a pressão arterial elevada pode levar à insuficiência renal ao longo dos anos. Ao contrário da crença popular, a medicação para pressão arterial impede danos aos rins devido à pressão alta, pois a pressão arterial é controlada.
6. ‘Produtos à base de plantas podem proteger nossos rins dos efeitos nocivos das drogas’
Os produtos à base de plantas, que são amplamente utilizados entre o público como tratamentos alternativos, podem causar doenças chamadas nefrite através de um tipo de reação alérgica nos rins devido ao fato de seus ingredientes não serem totalmente conhecidos e interagirem com drogas.
7. Leite e produtos lácteos causam pedras nos rins
Pelo contrário, uma dieta pobre em cálcio aumenta o risco de cálculos renais. O consumo de certas quantidades de leite e produtos lácteos com alto teor de cálcio reduz o risco de cálculos renais. No entanto, o uso de medicamentos contendo cálcio aumenta o risco de formação de cálculos.
8. ‘Beber muito chá aumenta o risco de pedras nos rins’
Ao contrário da crença popular, beber mais chá reduz o risco de pedras nos rins. O aumento do consumo de café aumenta o risco de pedras nos rins.







