Síndrome de Sjogren O que é a Síndrome de Sjogren? A
Síndrome de Sjogren é uma doença autoimune do sistema imunológico que apresenta sintomas proeminentes, como olhos e boca secos. O sistema imunológico perde sua capacidade de distinguir o corpo de antígenos estranhos e ataca suas próprias células. Em tais doenças autoimunes, o sistema imunológico se danifica. A síndrome de Sjogren geralmente assume duas formas: Forma primária: Esta é uma forma que se desenvolve sozinha e não está associada a qualquer outra doença do sistema imunológico. Forma secundária: A forma secundária ocorre em combinação com outras doenças autoimunes, como artrite reumatóide ou lúpus. A síndrome de Sjogren afeta inicialmente as membranas mucosas dos olhos e da boca e as glândulas que produzem umidade. Isto leva a uma diminuição das lágrimas e da saliva. Pode ocorrer em qualquer idade, embora seja mais comumente diagnosticado em pessoas com mais de 40 anos. É mais comum em mulheres do que em homens, com uma prevalência de aproximadamente 90% mulheres e 10% homens. O tratamento foca no alívio dos sintomas e visa melhorar a qualidade de vida. A consulta com um reumatologista é importante, pois a síndrome de Sjogren pode afetar negativamente a vida diária.
Causas O que causa a síndrome de Sjogren? A síndrome de Sjogren é uma
doença autoimune. Nesta síndrome, o sistema imunológico ataca por engano as próprias células e tecidos do corpo. As razões pelas quais algumas pessoas têm a síndrome não foram encontradas. Certos genes colocam as pessoas em maior risco de contrair a doença, mas um mecanismo desencadeador, como uma infecção por um determinado tipo de vírus ou bactéria, também parece ser necessário. A síndrome de Sjogren tem como alvo principalmente as glândulas que fazem lágrimas e saliva. No entanto, também pode danificar as articulações, tireóide, rins, fígado, pulmões, pele e nervos. Quais são os fatores de risco para a síndrome de Sjogren? Idade: A síndrome de Sjogren é geralmente diagnosticada em pessoas com mais de 40
anos. Gênero: A taxa de ter esta síndrome é mais alta nas mulheres do que nos homens. Doença reumática: É comum que as pessoas com síndrome de Sjogren tenham uma condição reumática, como artrite reumatóide ou lúpus.
Quais são as complicações da síndrome de Sjogren?
As complicações mais comuns da síndrome de Sjogren são nos olhos e na boca. Cárie dentária: Como a saliva protege os dentes das bactérias que causam a cárie, você é mais propenso à formação de cavidades em caso de boca seca. Infecções fúngicas: Indivíduos com síndrome de Sjogren são altamente propensos a desenvolver candidíase oral. Problemas de visão: olhos secos podem causar fotossensibilidade, visão turva e danos na córnea. Pulmão, rins ou fígado: A inflamação causa pneumonia, bronquite ou outros problemas nos pulmões. Causa problemas na função renal. No fígado, causa hepatite e cirrose. Linfonodos: Uma pequena proporção de pessoas com síndrome de Sjogren desenvolvem câncer (linfoma) em seus gânglios linfáticos. Nervos: Dormência, formigamento e queimação nas mãos e nos pés podem se desenvolver (neuropatia periférica)
Sintomas Quais são os sintomas da síndrome de Sjogren? Sinais
e sintomas da síndrome de Sjogren; Olhos secos: Seus olhos podem queimar, coçar ou sentir-se duro, como se houvesse areia neles. Os olhos podem ser muito sensíveis à luz solar. Boca seca: A saliva na boca ajuda com funções de mastigação e deglutição. As pessoas com síndrome de Sjogren produzem menos saliva do que as pessoas normais. Sua boca pode parecer cheia de algodão, o que pode dificultar a deglutição e a fala. Também é comum que seu paladar seja prejudicado. Dor: Dor articular, inchaço e rigidez das articulações Glândulas salivares inchadas: As glândulas inchadas podem tornar-se macias e podem ser acompanhadas pela febre. Erupções cutâneas ou pele seca
Secura vaginal:
Esta síndrome pode causar dor e irritação na vagina devido à secura. Tosse seca persistente Fadiga a longo prazo: A fadiga pode ocorrer devido à síndrome de Sjogren, mas também como resultado do estresse devido a doenças crônicas. Nariz seco, garganta e pulmões: A secura pode causar tosse, rouquidão, diminuição do olfato e hemorragias nasais. A secura também pode levar a pneumonia, bronquite e problemas de ouvido. Infecção fúngica na boca: Pessoas com boca seca geralmente experimentam queimação e vermelhidão na boca. Cárie dentária: Este é um problema comum causado pela boca seca. A saliva contém substâncias bactericidas e, portanto, protege contra a cárie dentária. Quando a saliva é reduzida, menos enzimas são produzidas.
Métodos de diagnóstico Quais são os métodos de diagnóstico para a síndrome de Sjogren? A síndrome de Sjogren pode
ser difícil de diagnosticar e os sintomas podem variar de pessoa para pessoa e são semelhantes a outras doenças. Os efeitos colaterais de vários medicamentos também podem imitar os sintomas da síndrome de Sjogren. Os testes podem ajudar a diagnosticar a síndrome. O médico pode pedir exames de sangue para verificar os níveis de diferentes células sanguíneas, a presença de anticorpos comuns na síndrome de Sjogren, evidências de condições inflamatórias e sinais de problemas no fígado e nos rins. Testes oculares: O teste de lacrimejamento Schirmer pode ser usado para medir se o olho seco está presente. Um pequeno pedaço de papel de filtro é colocado sob a pálpebra para medir a produção de lágrimas. Um médico especializado no tratamento de distúrbios oculares também pode examinar a superfície do olho com um dispositivo de ampliação chamado lâmpada de fenda. Podem ser colocadas gotas no olho que facilitam a visualização de danos na córnea. Imagem: Alguns exames de imagem podem verificar a função das glândulas salivares. Sialograma: Este raio-X especial pode detectar corante injetado nas glândulas salivares na frente da orelha. Este procedimento mostra quanta saliva flui para dentro da boca. Cintilografia salivar: Este teste de medicina nuclear é um procedimento que mostra quanto tempo a saliva leva para chegar às glândulas. Biopsia: O médico também pode realizar uma biopsia labial para detectar a presença de grupos de células inflamatórias que indicam síndrome de Sjogren. Para este teste, um
pedaço de tecido é retirado das glândulas salivares no lábio e examinado ao microscópio.
Métodos de tratamento Quais são os métodos de tratamento para a síndrome de Sjogren?
Não há cura definitiva para a síndrome de Sjogren. No entanto, certos tratamentos podem aliviar os sintomas e levar a uma melhor qualidade de vida. O tratamento da síndrome de Sjogren depende das partes do corpo afetadas. Como todos têm efeitos diferentes, o plano de tratamento é adaptado ao indivíduo. Para controlar os olhos e a boca secos causados pela síndrome de Sjogren, colírios sem receita podem ser usados ou o consumo de água mais frequente pode ser preferido. No entanto, alguns medicamentos requerem medicamentos prescritos e procedimentos cirúrgicos para gerenciar o processo. O médico pode recomendar o uso de vários medicamentos para reduzir a inflamação ocular, aumentar a produção de saliva e fornecer tratamento específico para os sintomas. Se necessário, olhos secos também podem ser ajudados por um procedimento menor para fechar os dutos lacrimais que drenam as lágrimas dos olhos. Colágeno ou silicone plugues são colocados nos dutos para ajudar a proteger as lágrimas. Para a boca seca:
• Certifique-se de beber água durante todo o dia. • Aumente a produção de saliva com chicletes sem açúcar. • Escove os dentes com frequência. • Se ocorrerem infecções fúngicas orais, procure tratamento imediatamente.
Para evitar as cáries:
• Vá a check-ups dentários com frequência. • Preste atenção à escovação regular dos dentes. • Evite alimentos e bebidas açucaradas entre as refeições.
Para a pele seca:
• Use loção hidratante para pele sensível. • Evite aquecedores e condicionadores de ar, tanto quanto possível. • Evite sabonetes detergentes e desodorantes. • Tome cuidado para usar hidratante.
Para secura vaginal:
– Use cremes feitos para aliviar a secura vaginal. As mulheres com síndrome de Sjogren podem ter problemas com o desenvolvimento do bebê durante a gravidez. O seu médico pode pedir alguns exames para identificar
problemas. O tratamento da síndrome será muito importante durante a gravidez.







