Pirâmide alimentar e alimentação saudável
Pirâmide alimentar e alimentação saudável Uma dieta saudável e equilibrada requer o consumo de todos os grupos alimentares na pirâmide alimentar. Então, quais são os grupos alimentares na pirâmide alimentar?
O que é a Pirâmide Alimentar?
Gordura, açúcar, cereais, carne, leite, frutas, legumes… Esses alimentos significam muito para você. Porque seu corpo precisa deles. Esses alimentos, que devem ser incluídos em sua dieta, também têm uma ordem dentro de si. Essa ordem, chamada pirâmide alimentar, inclui 4 grupos alimentares. A pirâmide alimentar é concebida como uma ferramenta que dá uma ideia das quantidades ideais de consumo dos grupos alimentares e tem como objetivo promover uma dieta saudável. O objetivo de mostrar alimentos em uma pirâmide é aumentar a conscientização sobre nutrição saudável. Nesse sentido, a pirâmide alimentar fornece uma maneira simples de aprender o equilíbrio e a importância dos grupos alimentares.
A maioria dos grãos, menos gordura
A lógica da pirâmide alimentar é bastante simples. O grupo de alimentos na base da pirâmide contém os nutrientes que você deve consumir mais em sua dieta diária. O grupo superior contém os nutrientes que você deve consumir a menor quantidade. Na parte inferior da pirâmide está o grupo dos cereais, e à medida que você sobe a pirâmide, há vegetais e frutas, que são fontes de vitaminas e minerais, proteínas e, no topo, gorduras e açúcares, que você deve consumir menos.
Os grãos fornecem a energia real
Na base da pirâmide alimentar, os cereais fornecem carboidratos, sua principal fonte de energia, vitaminas B e fibras. Os alimentos deste grupo incluem pão, macarrão, bulgur, arroz e milho. Ao escolher alimentos deste grupo, geralmente preferem bulgur em vez de arroz e macarrão integral ou integral como massa. Desta forma, você fará uma escolha mais saudável, fornecendo a ingestão de fibras. A quantidade de cereais que deve ser tomada diariamente é 611 porções. No entanto, essa quantidade varia dependendo do peso, altura, características genéticas e atividade física. Pirâmide alimentar e alimentação
Coma 2 porções de frutas e 3 porções de legumes por dia
Depois dos cereais, as frutas e os legumes são os que devemos consumir mais. Frutas e legumes fornecem vitaminas, minerais e muitas substâncias ativas antioxidantes que são
os defensores do metabolismo. Ao mesmo tempo, fornecendo fibras como grãos integrais, eles ajudam o equilíbrio do açúcar no sangue e protegem a saúde intestinal. A quantidade diária recomendada de legumes e frutas é de pelo menos 5 porções. Desta, 2 porções devem ser frutas e 3 porções devem ser vegetais.
O que você precisa para a proteína
A terceira camada da pirâmide é composta por carne, ovos, legumes, leite e produtos lácteos. Este grupo é a principal maneira de fornecer a proteína necessária. Enquanto o leite e os produtos lácteos fornecem proteína, eles também fornecem minerais essenciais como cálcio e fósforo para ossos e dentes. Carne, frango e ovos fornecem vitaminas B12 e minerais de ferro. Omega 3, que é indispensável para o grupo de carne, é encontrado em peixes. Consumir peixe 2-3 dias por semana, carne vermelha 2 dias por semana e carne branca como frango ou peru nos outros dias em seu plano de dieta geral garante a ingestão de proteínas e equilíbrio. Ovos, como a proteína da mais alta qualidade, devem definitivamente ser incluídos no café da manhã.
Precisamos de açúcar, não é?
De todos os alimentos da pirâmide alimentar, as gorduras e açúcares devem ser consumidos em menor quantidade. Embora os açúcares não sejam necessariamente alimentos que você deve consumir, as gorduras devem ser incluídas em seu plano nutricional geral. Então, o que se entende por gorduras que você consome? Gorduras nos alimentos, gorduras em produtos lácteos, gorduras na carne/ frango e peixe, nozes como nozes e amêndoas. Para tornar o padrão de gordura de melhor qualidade e não consumir quantidades excessivas, podem ser tomadas medidas como preferir leite e produtos lácteos sem gordura, consumir peixe 2-3 dias por semana para ômega 3, não exagerar no consumo de nozes, grelhar ou assar alimentos sem fritar. Pirâmide alimentar e alimentação







