O que é o hormônio estrogênio?
O que é o hormônio estrogênio? A hormona estrogênica é um grupo de hormonas esteroides segregadas pelos ovários que jogam um papel importante no ciclo menstrual, na função sexual e na fertilidade das mulheres.
Hormônio Estrogênio
A hormona estrogênica é um grupo de hormonas esteroides segregadas pelos ovários que jogam um papel importante no ciclo menstrual, na função sexual e na fertilidade das mulheres. O hormônio estrogênio está presente em homens e mulheres, mas os níveis são muito maiores nas mulheres durante a idade reprodutiva e declínio na menopausa. O hormônio folículo estimulante (FSH) e o hormônio luteinizante (LH) secretados pela hipófise regulam a produção de estrogênio em mulheres ovulantes.
O que faz a hormona estrogénica?
Durante a puberdade, o FSH e o LH secretados pela glândula pituitária estimulam os ovários em meninas jovens e iniciam a secreção de estrogênio. O crescimento da altura e a puberdade em meninas adolescentes começam mais cedo, é mais rápido e termina mais cedo do que em meninos adolescentes. Com o efeito do estrogênio, o crescimento do cabelo na área genital, ganho de gordura na área do quadril e aumento dos seios são observados. Nas mulheres, a puberdade termina com a menstruação e o crescimento da altura pára. O estrogênio funciona em uma certa ordem com outro hormônio chamado progesterona. Nas primeiras duas semanas da menstruação, o estrogênio é secretado, aumenta o útero e desempenha um papel na formação do óvulo. Nas últimas duas semanas do período menstrual, a progesterona é secretada para preparar o útero para a gravidez e, se a gravidez não ocorrer, a progesterona causa sangramento menstrual. Uma diminuição temporária do estrogênio causa relutância sexual, uma diminuição permanente provoca menopausa, ondas de calor e suores noturnos.
Alto estrogênio
O excesso de estrogênio se desenvolve como resultado da atividade ovariana prejudicada. Na síndrome chamada doença dos ovários policísticos, a ovulação é interrompida e a infertilidade pode se desenvolver. Se os ovários secretarem muito estrogênio, ocorre obesidade do tipo pêra, isto é, a gordura se acumula nos quadris e a celulite aumenta. Níveis elevados de estrogênio no sangue são um fator de risco para câncer uterino e de mama. O excesso de estrogênio aumenta a quantidade de tecido adiposo. No tecido gordo aumentado, mais testosterona é convertida na hormona estrogênica, que aumenta ainda mais a quantidade de tecido gordo. O resultado é um círculo vicioso. O excesso de estrogênio faz com que o corpo retenha água e sal. O rosto torna-se redondo, e inchaço e edema se desenvolvem nas mãos e nos pés. O excesso de estrogênio também pode levar a uma tendência à coagulação e consequente bloqueio vascular e aumento da pressão arterial.







