O que é ácido úrico alto e baixo?
O que é ácido úrico alto e baixo? O ácido úrico elevado e o ácido úrico baixo são um problema de saúde importante que não deve ser negligenciado e a causa subjacente deve ser investigada.
Baixo ácido úrico
O ácido úrico baixo no sangue é chamado de hipouricemia. Os baixos níveis de ácido úrico no sangue são raros e geralmente não causam problemas de saúde. Geralmente indica outro problema de saúde e é diagnosticado usando diferentes testes.
O que causa baixo ácido úrico?
O ácido úrico baixo geralmente se desenvolve devido a certas doenças, dietas pobres em purina e uso de drogas. Não causa um problema clínico por si só e não causa queixas. As reclamações podem estar presentes dependendo da causa subjacente. Doenças do fígado e dos rins, doença de Parkinson, diabetes, esclerose múltipla, dieta não saudável, alguns cânceres e doenças genéticas podem levar a baixo ácido úrico. A causa subjacente é corrigida no tratamento.
Elevação do ácido úrico
O ácido úrico alto no sangue é chamado hyperuricemia e é um problema metabólico importante tal como o açúcar elevado, o colesterol alto e os triglycerides altos. É uma condição que progride em paralelo com o aumento da purina no sangue, que é um dos blocos de construção básicos do corpo e está contido nas proteínas. O resíduo produzido pela digestão de alimentos ricos em purina é ácido úrico, cujo excesso é depositado como cristais nas articulações e tecidos moles. A doença inflamatória causada pelo acúmulo desses cristais nas articulações e tecidos é chamada de gota. O ácido úrico aumenta no sangue em casos de ingestão excessiva de purina dos alimentos, falha em quebrar as purinas de maneira saudável ou falha em excretar o ácido úrico do rim. Os níveis elevados de ácido úrico podem ser genéticos ou podem se desenvolver devido ao uso de diuréticos ou medicamentos contra o câncer ou como resultado de diabetes, obesidade, insuficiência cardíaca, doença renal, hipotireoidismo, psoríase, intoxicação por gravidez, algumas doenças do sangue, como anemia, alguns tipos de câncer, consumo excessivo de álcool. É também um sintoma da síndrome metabólica, que é caracterizada por resistência à insulina, obesidade, hipertensão, açúcar no sangue elevado e gorduras no sangue. A síndrome metabólica leva a um risco aumentado de diabetes e doenças cardiovasculares. Dietas insalubres e
A desnutrição também pode causar altos níveis de ácido úrico.
Gota Sintomas
Embora o ácido úrico alto possa inicialmente ser assintomático, ao longo do tempo pode acumular-se como cristais nas junções e nos rins, conduzindo à gota, aos cálculos renais, à doença renal aguda e crônica. A gota, que é comum em altos níveis de ácido úrico, é uma doença inflamatória crônica com sintomas como dor intensa, vermelhidão, aumento da temperatura e inchaço nas articulações, muitas vezes envolvendo a articulação do dedão do pé. Outras articulações, como o joelho, cotovelo e pulso também podem ser afetadas. Se não forem bem tratadas, essas crises são recorrentes e progressivas. A hiperuricemia pode durar anos sem causar queixas significativas. Por outro lado, após a deposição de cristais de ácido úrico nas articulações, ocorre um ataque de gota com dor articular severa. Após estes ataques serem controlados com medicação, o tratamento preventivo a longo prazo com ácido úrico-abaixador e terapia anti-inflamatória é aplicado para evitar recorrência. Ataques recorrentes de gota causam danos permanentes nas articulações e danos progressivos por acumular em órgãos internos, como o coração.
Elevação de ácido úrico também perigoso para o coração
O ácido úrico elevado representa um risco para doenças cardiovasculares em indivíduos e também é um sinal de alerta para obesidade, diabetes e hipertensão. O excesso de ácido úrico pode se acumular nas veias e causar arteriosclerose, e se acumular nas válvulas cardíacas e causar problemas na válvula cardíaca.
Tratamento da elevação do ácido úrico
Tal como acontece com outras doenças metabólicas, o principal tratamento para o ácido úrico elevado é a perda de peso através da dieta e exercício. Consumir muita água, alimentos pobres em purinas, alimentos fibrosos, leite com baixo teor de gordura e iogurte, eliminar produtos à base de carne da dieta e evitar bebidas fermentadas ajuda a controlar o ácido úrico elevado. Nos casos em que essas medidas não produzem resultados, o uso a longo prazo de medicamentos que impedem a formação de ácido úrico ou aumentam sua excreção do rim constitui tratamento. Se a gota se desenvolver, o tratamento é realizado em duas etapas. Durante um ataque agudo, é importante iniciar o tratamento anti- inflamatório precoce para melhorar o ataque. Posteriormente, o tratamento preventivo com redução de ácido úrico a longo prazo e terapia anti-inflamatória é realizado para evitar a recorrência de ataques. O que é ácido
Como as pessoas com ácido úrico alto devem comer?
Aqueles com altos níveis de ácido úrico devem evitar alimentos ricos em purinas, como miudezas (fígado, coração, baço, rim, tripa, etc), peixes pequenos (anchovas, sardinhas, trutas, etc.), salsicha, salame, linguiça, mexilhões, camarão, caviar, ostras, sucos de carne, legumes, como grãos, lentilhas, feijões e alimentos fermentados. Peixes grandes, carnes vermelhas e aves também são ricos em ácido úrico, embora não tão altos quanto os mencionados acima, e devem ser consumidos com moderação. O excesso de álcool deve ser evitado. Alimentos pobres em purina devem ser preferidos por pessoas com ácido úrico alto. Estes incluem batatas, legumes (exceto espinafre, espargos, couve-flor, cogumelos, farinha de aveia), cereais, leite, iogurte, massas, nozes, chá, arroz, queijo, milho, pão de milho, ovos, sucos de frutas e frutas. O que é ácido







