O que é a Síndrome Metabólica?
O que é a Síndrome Metabólica? Além da predisposição genética, a obesidade, que vem com maus hábitos alimentares e inatividade, é considerada a causa mais importante da síndrome metabólica. O que você precisa saber sobre síndrome metabólica está em nosso artigo…
A obesidade causa síndrome metabólica
A síndrome metabólica é definida como uma combinação de distúrbios do metabolismo do excesso de peso, gordura e colesterol, pressão arterial elevada e distúrbios do metabolismo do açúcar (problemas ocultos de açúcar) que predispõem a doenças cardiovasculares e diabetes. O ponto comum desses fatores é que eles são causados pela resistência à insulina. A incidência da síndrome metabólica está aumentando rapidamente no mundo e em nosso país. A razão subjacente é o aumento gradual da obesidade, que é o critério mais importante que desempenha um papel no surgimento deste problema e é caracterizado como a doença da nossa idade.
Síndrome metabólica mais comum em mulheres
De acordo com o estudo METSAR realizado na Turquia, a prevalência da síndrome metabólica em adultos com mais de 20 anos é de 29% nos homens e 41% nas mulheres. Este aumento é atribuído ao fato de que as mulheres são mais propensas à obesidade como resultado do metabolismo mais lento. Em nosso país, a síndrome metabólica é mais comum principalmente nas mulheres que vivem em áreas urbanas devido à baixa participação das mulheres na vida profissional, aos avanços tecnológicos que facilitam a vida e à falta de tempo para atividades esportivas.
Marcador de circunferência da cintura
A obesidade é uma das causas mais importantes da síndrome metabólica, resultante do estilo de vida moderno, aumentando a tecnologia, mudando hábitos e diminuindo a quantidade de movimento. A detecção da obesidade abdominal (sobrepeso) sozinha representa um risco significativo para o desenvolvimento da síndrome. Estudos mostram que o determinante mais importante da obesidade abdominal, que está associado a doenças cardiovasculares, é a medida da circunferência da cintura. Isto é porque a resistência à insulina, que forma a base da síndrome metabólica, é causada por um aumento na gordura abdominal. Porque a resistência à insulina é mais facilmente determinada pela medida da circunferência da cintura. Uma circunferência da cintura acima de 102 cm nos homens e 88 cm nas mulheres indica um risco aumentado.
Como a síndrome metabólica é diagnosticada?
Um alto nível de três das seguintes medidas é suficiente para diagnosticar a síndrome metabólica. Estas são
• Circunferência da cintura grande, que é um determinante da obesidade • Pressão arterial elevada • Triglicéridos elevados • Colesterol bom baixo (HDL) • Níveis elevados de açúcar no sangue







