O que é a Síndrome do Intestino Permeável?
O que é a Síndrome do Intestino Permeável? A síndrome do intestino permeável, que ouvimos falar com frequência nos últimos anos, não é realmente uma doença. É um processo que pode ser um sintoma de diferentes doenças.
O que é a permeabilidade intestinal?
Doenças do sistema digestivo podem ser muito diversas. Problemas nos intestinos, o chamado “segundo cérebro”, podem tornar a vida cotidiana particularmente difícil. Um deles é a síndrome do intestino permeável. A síndrome do intestino permeável, também conhecida como intestino permeável ou intestino permeável, não é realmente uma doença, mas um tipo de problema do sistema digestivo que também pode ser ligado à inflamação e problemas autoimunes. Pesquisas estão em andamento sobre essa síndrome, cujas causas ainda não são totalmente conhecidas. Antes de explicar esta condição em detalhes, vamos explicar “o que é síndrome do intestino permeável?”.
O que é a Síndrome do Intestino Permeável?
A síndrome do intestino permeável é conhecida como vazamento de toxinas e agentes inflamatórios através da parede intestinal. Em um intestino saudável, o alimento consumido é decomposto pelos intestinos à medida que é digerido e esses pedaços saudáveis passam pela parede intestinal para a corrente sanguínea. Em outras palavras, a estrutura intestinal apertada permite que o alimento digerido e suas vitaminas e minerais entrem na corrente sanguínea, impedindo a passagem de substâncias nocivas. Quando a estanqueidade, ou permeabilidade, da parede que envolve os intestinos está comprometida, bactérias, toxinas e substâncias estranhas, como partículas de alimentos não digeridos, entram na corrente sanguínea com o alimento. Isso causa inflamação e prejudica o sistema imunológico.
Causas da síndrome do intestino permeável
Milhões de bactérias, fungos e vírus vivem em harmonia nos nossos intestinos e esta estrutura é chamada microbioma. As mudanças no microbiome foram pensadas para ser uma causa da síndrome de intestino leaky. A maioria dos microbiomes são as bactérias que vivem em nossos intestinos. Os desequilíbrios nos microbiomas que protegem o intestino estão associados à síndrome intestinal com vazamento ou outros problemas. Em sistemas digestivos saudáveis, o revestimento dos intestinos forma uma barreira entre o intestino e o corpo. Intestinos permeáveis são mais comuns em condições crônicas, como doenças inflamatórias intestinais (doença de Crohn e colite ulcerativa), síndrome do
intestino irritável (síndrome do intestino irritável), doença celíaca (alergia ao glúten) e SIBO
(crescimento excessivo de bactérias no intestino delgado). As seguintes causas de permeabilidade intestinal, cuja causa não é conhecida com exactidão, podem também causar inflamação e danos nos intestinos:
• Uso a longo prazo de certas medicamentações tais como antibióticos, drogas antiinflamatórias nonsteroidal
• Consumo excessivo de álcool • Consumo excessivo de alimentos ricos em gorduras saturadas e açucarados
refinados (i.e. alimentos processados) • Herança genética
Psicologicamente, observa-se que mesmo o estresse extremo pode causar alterações no revestimento e absorção intestinal. Problemas mentais como depressão também estão associados à síndrome do intestino permeável. As seguintes doenças também são consideradas associadas à síndrome do intestino permeável
• Eczema • Parkinson • Asma • Fibromialgia • Artrite • Doença hepática gordurosa não alcoólica • Autismo • Diabetes tipo 1 • Lúpus • Síndrome de fadiga crônica • HIV/AIDS • Síndrome dos ovários policísticos
Sintomas da síndrome do intestino permeável
Os sintomas da síndrome do intestino permeável podem variar de pessoa para pessoa. Sintomas como inchaço, fadiga, dor abdominal e dores de cabeça são os sintomas mais comuns do intestino permeável. No entanto, é necessário aprofundar a investigação sobre estes sintomas. Os sintomas da síndrome do intestino permeável podem ser enumerados do seguinte modo:
• Problemas digestivos: gases, diarreia, constipação, indigestão, inchaço e outros problemas digestivos podem indicar síndrome intestinal permeável.
• Desequilíbrio hormonal: O microbioma intestinal desempenha um papel importante na regulação dos níveis de equilíbrio estrogênio no corpo. Angústia no sistema intestinal também pode ser refletida em hormônios. Isso pode levar a problemas como
endometriose. • Doenças autoimunes: As doenças autoimunes podem ser vistas quando há um
problema com a imunidade. Porque ela tenta lutar contra si mesma. Pesquisas nos últimos anos estão diretamente relacionadas a problemas intestinais. O sistema imunológico entra em modo de ataque para partículas vazando dos intestinos. Um fardo sobre o sistema imunológico pode levar a distúrbios autoimunes ao longo do tempo.
• Fadiga crônica ou fibromialgia: você tem dores musculares? Você se cansa facilmente? Há relatos de que a fadiga crônica ou fibromialgia pode estar ligada a um microbioma intestinal prejudicado
• Problemas de pele: Os problemas intestinais também estão relacionados à pele. Problemas de pele como acne, eczema e rosácea podem piorar quando há inflamação no trato digestivo.
• Alergias ou sensibilidades alimentares: Alergias como glúten, lactose e caseína estão associadas a intestino permeável.
• Dor nas articulações: A inflamação do intestino provoca uma variedade de reações com alterações na imunidade, inclusive nas articulações. Quando a artrite reumatóide se desenvolve, o microbioma intestinal também é interrompido.
A síndrome intestinal permeável também está associada a resfriados frequentes, baixa imunidade, dor muscular crônica, infecções vaginais recorrentes, infecções recorrentes da bexiga, falta de ar, problemas de memória, tensão, irritabilidade, ansiedade, pouca concentração, e desejos por carboidratos e açúcar. O que é a
Tratamento da síndrome do intestino permeável
O tratamento da síndrome do intestino permeável é realmente possível tratando a doença que causa esse problema. Alguns testes, como o teste de manitol e lactulose, podem ser feitos para diagnosticar intestino permeável. No entanto, pode ser bastante difícil entender a permeabilidade intestinal. Às vezes, a membrana intestinal pode ser regenerada tratando as condições que causam intestino permeável. No entanto, isso não significa que a doença que causa o intestino permeável esteja completamente curada. Problemas crônicos podem ser controlados com dieta, medicação e mudanças de vida. Os medicamentos podem ser usados para tratar a inflamação no intestino permeável. Imunossupressores, antibióticos, analgésicos e vários suplementos que podem ajudar os intestinos a curar. A dieta é especialmente recomendada para controlar a síndrome do intestino permeável. Se a doença celíaca ou intolerância ao glúten é a causa do intestino permeável, recomenda-se uma dieta sem glúten. Alimentos como leite, laticínios e ovos também são alimentos que devem ser evitados na dieta durante o tratamento da síndrome do intestino permeável. Uma dieta baixa de FODMAP é uma das dietas aplicadas. Assim, os sintomas
podem ser aliviados. Dietas contendo álcool, açúcar, gordura saturada e alta proteína animal são recomendadas não para ser consumido porque afetam mal o microbiome e as bactérias más não crescem. Neste ponto, a dieta mediterrânea, que é rica em fibras e visa minimizar a carne vermelha e o açúcar, pode ser aplicada. O consumo de probióticos é recomendado para bactérias benéficas nos intestinos. As dietas de eliminação aplicadas no tratamento da síndrome intestinal permeável devem ser aplicadas com cautela. Isso ocorre porque essa dieta, que recomenda interromper o consumo de certos alimentos, pode levar a deficiências nutricionais se aplicada incorretamente. Por esta razão, se um sintoma diferente for observado ao seguir essas dietas, um médico deve ser consultado com urgência. O que é a
Precauções para a síndrome do intestino permeável
A síndrome do intestino permeável pode ser curada tratando-se a causa subjacente. Medidas que podem ser tomadas contra a síndrome do intestino permeável são importantes para contribuir para uma vida saudável. A síndrome do intestino permeável pode ser controlada com mudanças no estilo de vida. Nutrição saudável e dieta especial, sono adequado e de qualidade, uma vida livre de estresse, exercício regular podem ser medidas que podem ser tomadas dentro do escopo do tratamento da síndrome intestinal permeável. Ouça estas sugestões para melhorar a sua saúde intestinal:
• Coma muitos alimentos ricos em fibras. • Inclua muitos probióticos e prebióticos em sua dieta. • Faça exercícios regularmente. • Não consuma álcool, por favor. • Tente reduzir seus níveis de estresse. • Evite alimentos processados.







