O que é a síndrome da dor femoropatelar?
O que é a síndrome da dor femoropatelar? A fisioterapia e reabilitação podem ser eficazes na síndrome da dor femoropatelar, o que significa dor no osso da rótula.
Controle da dor patelofemoral
A patela refere-se ao osso da rótula. A síndrome da dor femoropatelar refere-se à dor originada no osso da rótula. O principal problema é o desalinhamento da rótula ou a carga anormal da junta que ela cria.
Problema com o movimento do joelho?
Durante o movimento do joelho, o osso da patela está constantemente subindo e descendo sobre o osso do fêmur que ele articula com as costas. Se este mecanismo não está funcionando corretamente, pode causar problemas e levar à síndrome da dor femoropatelar. Este problema pode ser desencadeado por diferentes posições do osso da rótula (deslocamento para dentro ou para fora) ou desequilíbrio interno do músculo quadríceps, que é um músculo de quatro cabeças. Ao dobrar o joelho, a pressão exercida pela rótula nas costas aumenta. No entanto, esse aumento pode nem sempre ser um problema porque as superfícies articulares atrás da rótula têm áreas diferentes. Se houver um problema nessa área, cada movimento de flexão do joelho acelera o processo de infecção por trás do osso da rótula.
Este músculo proporciona equilíbrio
O músculo quadríceps no joelho é um músculo de quatro cabeças e cada parte tenta puxar o osso da rótula em uma direção diferente. Em particular, um desequilíbrio entre a parte externa do músculo quadríceps (v. lateralis) e a parte interna (v. medialis) pode desencadear esse problema. Como resultado do desequilíbrio da força muscular ou posicionamento anormal da rótula, o osso da coxa atrás da rótula não pode se mover adequadamente em seu sulco. Isso predispõe ao desenvolvimento do problema.
O que causa a síndrome da dor femoropatelar?
• Desequilíbrio da força muscular • Lesão anterior no joelho
• Diferenças estruturais (ângulo Q largo, pés planos, torção tibial, etc.)
• Falta de músculo (músculos peri-joelho – quadríceps, isquiotibiais, banda iliotibial). Sentar-se com um joelho dobrado (sintoma de teatro), agachar, correr, sentar-se, especialmente subir e descer escadas pode aumentar essas queixas.
O que é a síndrome da dor femoropatelar?:Tratamento da síndrome da dor patelofemoral
Muitos estudos têm demonstrado que a fisioterapia e reabilitação são altamente eficazes na síndrome da dor femoropatelar. A abordagem cirúrgica raramente é necessária no tratamento. No tratamento da síndrome da dor femoropatelar, aplicação de gelo (especialmente no final do exercício), alongamento (músculos necessários, isquiotibiais, banda iliotibial, etc.) e fortalecimento (músculos especialmente fracos), correção de problemas estruturais corrigíveis (palmilhas para quem tem pés chatos, etc), perda de peso se houver excesso de peso, evitando exercícios que causem dor (agachamentos, escadas, flexão do joelho, etc), pode ser necessário o uso de dispositivos assistivos. O tratamento para a síndrome da dor femoropatelar também deve ser individualizado.







