NST A NST
Tornou-se um método indispensável no acompanhamento da gravidez, especialmente nos últimos anos. A cardiotocografia (Cardio = coração, Toko = contração uterina) ou “Toko” é um teste que avalia o bem-estar do bebê com base no curso dos batimentos cardíacos e sua relação com os movimentos e contrações do bebê, se houver. Também é usado para os mesmos fins durante o trabalho de parto.
Como é NST executado?
O dispositivo tem duas dicas de recebimento, chamadas “sondas”, que são fixadas no abdômen da gestante. Uma das sondas detecta as contrações do útero (contração uterina) e a outra detecta os sons cardíacos do bebê. As contrações e os sons cardíacos detectados são transferidos pelo dispositivo para um papel gráfico. Durante este procedimento, que leva cerca de 20 minutos, a frequência cardíaca e reatividade do bebê (variações na freqüência cardíaca)as contrações uterinas e as respostas do coração do bebê a essas contrações são avaliadas pelo médico e informações indiretas sobre a saúde do bebê são obtidas. Os batimentos cardíacos e as contrações uterinas são impressos simultaneamente em um papel gráfico. A parte superior mostra os sons do coração e a parte inferior mostra as contrações uterinas. NST mostra a saúde do bebê especialmente nos últimos meses de gravidez e também é muito importante no monitoramento durante o parto.
Quando é realizada a NST?
Em gestações sem risco, recomenda-se repetir o NST uma vez por semana após 36 semanas de gestação e a cada 3 dias após 40 semanas de gestação. O procedimento não tem efeitos adversos sobre o bebê. A NST fornece informações valiosas, especialmente quando a gestante relata uma diminuição nos movimentos do bebê e quando há suspeita de contrações. Desta forma, pode ser indiretamente determinado se o trabalho de parto começou e se o bebê está em sofrimento dentro. O NST é realizado quando a mãe está com o estômago cheio para evitar resultados enganosos. Portanto, você deve estar cheio antes de vir para o teste NST.







