Nódulos pulmonares O que é um nódulo pulmonar?
Nódulos pulmonares O que é um nódulo pulmonar? Nódulos pulmonares são massas menores que 3 cm, aparecendo como pontos redondos e brancos (pequenos tecidos) que podem ser vistos em uma radiografia de tórax ou tomografia computadorizada (TC). Os nódulos pulmonares são geralmente benignos e não requerem nenhum tratamento. Se o nódulo parece ter o mesmo tamanho nos exames radiológicos em intervalos longos, é improvável que seja maligno. No entanto, o tamanho ou a forma dos nódulos devem ser monitorados e acompanhados em intervalos regulares com acompanhamento e exames realizados pelo médico. Alguns nódulos pulmonares podem exigir testes para determinar se são malignos (cancerosos), dependendo do seu crescimento e deformidade. Em geral, nódulos menores que 3 mm tendem a ser benignos, enquanto nódulos de 20 mm e maiores podem ser examinados com métodos mais avançados caso sejam malignos.
Sintomas Qual é o sintoma de um nódulo pulmonar?
A maioria dos nódulos pulmonares não causa nenhum sintoma. Eles são detectados incidentalmente durante a imagem do tórax por outras razões.
Métodos de diagnóstico Como os nódulos pulmonares são diagnosticados?
Os nódulos pulmonares malignos são causados por câncer do próprio pulmão ou por câncer em outras partes do corpo que se metastiza (espalhando) para os pulmões. Os nódulos pulmonares benignos podem também ocorrer pelas seguintes razões;
• Infecções bacterianas tais como a tuberculose e o zaaturea • Infecções fúngicas do pulmão • Cistos e abscessos pulmonares • Hamartoma (degeneração celular) • Doenças reumatológicas, como artrite reumatóide (reumatismo articular inflamatório),sarcoidose
Se um nódulo pulmonar for detectado em uma radiografia de tórax, seu médico fará um histórico médico detalhado e realizará um exame físico. Em seguida, dependendo do tamanho, localização e aparência do nódulo, podem ser solicitados alguns dos seguintes testes:
Tomografia computadorizada (TC)
Se for detectado o aparecimento de um pequeno nódulo nos pulmões, ele pode ser verificado periodicamente, geralmente por um período de dois anos, usando uma tomografia computadorizada. Se o tamanho ou as características do nódulo não mudarem durante este período, é provavelmente benigno e geralmente não precisa de nenhum tratamento adicional.
Tomografia por emissão de pósitrons (PET)
A varredura do ANIMAL DE ESTIMAÇÃO pode ser usada para avaliar os nódulos que são prováveis ser malignos, dados os resultados clínicos do paciente, o tamanho do nódulo e as outras características. A varredura do ANIMAL DE ESTIMAÇÃO pode igualmente detectar a presença de tecidos altamente ativos no resto do corpo, tal como o cancro.
Biopsia
Se o nódulo for considerado suspeito devido ao seu tamanho, forma ou aparência, uma biopsia (pequena amostra de tecido) pode ser feita para determinar se é maligno.
Biopsia broncoscópica Se o nódulo estiver próximo das vias aéreas, um pedaço pode ser removido usando uma broncoscopia (um tubo flexível com uma pequena câmera) inserida pela boca ou nariz.
Agulha de biopsia
Se o nódulo estiver localizado perto da pele e facilmente acessível do exterior, a amostragem pode ser realizada usando uma agulha sob imagem de TC. As células obtidas por biopsia são examinadas por um patologista e é decidido se as células são malignas ou não. Os métodos de tratamento são determinados de acordo com as informações recebidas pelo patologista.
Métodos de tratamento Como os nódulos pulmonares são tratados?
A abordagem dos nódulos pulmonares varia de acordo com a natureza do nódulo. Nódulos que são considerados benignos em primeiro lugar podem ser periodicamente monitorados com TC digitalização para acompanhar as alterações de tamanho ou forma.
Se o nódulo é maligno, isso deve ser confirmado por biopsias para determinar se ele se espalhou em outro lugar do corpo. Se o nódulo estiver apenas no pulmão, o tratamento cirúrgico pode ser recomendado como a primeira opção. Portanto, a detecção precoce de nódulos pulmonares é muito útil no tratamento de cânceres pulmonares. Se os nódulos são mostrados para ser tecido canceroso e ter metástase (espalhado a outras partes do corpo), radioterapia, quimioterapia ou uma combinação de ambos podem ser recomendados.







