Menisco O que é uma lágrima menisco?
Menisco O que é uma lágrima menisco? Uma lesão do menisco é o nome dado a um tipo doloroso e debilitante de lesão da cartilagem que ocorre mais comumente no joelho. Nos joelhos dos seres humanos, há dois pedaços de cartilagem em forma de C que atuam como uma almofada entre o osso da canela e o osso da coxa. Estes são chamados de menisco. Protege os ossos em constante movimento contra o desgaste. No entanto, uma ruptura do menisco é uma condição que pode ocorrer quando o joelho se dobra. Em alguns casos, um pedaço da cartilagem gasta se rompe e fica preso entre as articulações do joelho, travando o joelho e impedindo o movimento.
Causas O que causa uma lágrima menisco?
As lágrimas meniscais são particularmente comuns em esportes que podem envolver contato físico mútuo, chutes intensos e corridas rápidas, como o futebol, bem como esportes que exigem saltos e tackles, como vôlei e basquete. Um rasgo menisco pode ocorrer quando um indivíduo muda de direção repentinamente durante a corrida. Em muitos casos, ocorre ao mesmo tempo que outros tipos de lesão no joelho, como a lesão do ligamento cruzado anterior. As lágrimas meniscais são particularmente comuns em indivíduos mais velhos, especialmente em atletas mais velhos, devido ao enfraquecimento e degeneração do menisco com a idade, bem como esportes ativos. Mais de 40% dos indivíduos com 65 anos ou mais podem ter uma ruptura meniscal.
Como evitar uma ruptura do menisco?
Em circunstâncias normais, as lágrimas do menisco são difíceis de evitar porque são causadas por um acidente. No entanto, algumas precauções podem reduzir o risco de lesão no joelho. Uma dessas medidas é manter os músculos da coxa fortes e resistentes através de exercícios regulares. Exercícios de aquecimento devem ser feitos antes de iniciar exercícios pesados. Durante o processo de exercício, o indivíduo deve dar ao corpo tempo para descansar entre os movimentos. Músculos cansados e que respondem tardiamente podem aumentar o risco de lesões. A
Os sapatos usados devem fornecer suporte adequado e devem caber o pé corretamente. A flexibilidade deve ser mantida e os movimentos desafiadores devem ser limitados. Durante o processo de exercício, a intensidade do treinamento nunca deve ser aumentada repentinamente, a intensidade deve ser aumentada e diminuída lentamente.
Quais são as complicações de uma lágrima menisco?
Para 85% a 90% dos indivíduos que se submetem à cirurgia de uma lágrima meniscal, os resultados muito bons são conseguidos no curto prazo. No entanto, indivíduos com uma lesão meniscal que é muito grande para ser reparado podem ter um risco maior de desenvolver artrite do joelho a longo prazo. As intervenções cirúrgicas para reparar o menisco são de baixo risco e as complicações são raras. Estas possíveis complicações incluem lesão dos nervos da pele, infecção e rigidez do joelho. O médico pode prescrever antibióticos para ajudar a prevenir infecções. Além disso, ele pode recomendar meias de compressão para ajudar a prevenir coágulos sanguíneos.
Sintomas Quais são os sintomas e tipos de lágrima do menisco?
Os sinais e sintomas de um menisco rasgado incluem dificuldade em dobrar e endireitar a perna, dor persistente no joelho, tendência a apertar ou travar, inchaço e uma sensação de estalo que é particularmente perceptível no momento da lesão. Pode até ser possível continuar um evento esportivo. No entanto, uma vez que a inflamação começa em torno do tecido menisco, a dor aumentará.
Métodos de diagnóstico Como é diagnosticada uma lágrima menisco?
No processo de diagnóstico de uma lágrima menisco, o médico realizará um exame físico completo no indivíduo. Ele ou ela vai querer saber os detalhes de como a lesão do indivíduo ocorreu. O médico pode considerar necessário fazer radiografias para descartar a possibilidade de uma fratura óssea traumática ou quaisquer outros problemas com o tecido muscular. Uma ressonância magnética (RM) também pode ser necessária, o que permite uma avaliação mais detalhada da cartilagem do joelho.
Métodos de tratamento Como é que uma lágrima menisco cura?
O processo de tratamento para as lágrimas meniscais geralmente varia dependendo do tamanho e da localização da lágrima. Outros fatores que afetam o tratamento incluem a idade do indivíduo, ocupação, nível de atividade diária e outras lesões na área. A parte externa do menisco é muitas vezes referida como a “zona vermelha”. Há uma boa circulação sanguínea nesta área, que é generalizada e eficaz, e as lágrimas nessa área podem curar por conta própria em alguns casos, se forem pequenas. Em contraste, os dois terços internos restantes do menisco são chamados de zona branca. Não há circulação sanguínea extensa nesta área. As lágrimas nesta área raramente cicatrizam espontaneamente porque os vasos sanguíneos que compõem o sistema circulatório que transporta as partículas que permitem a cicatrização dessa área são restritos. Nem todos os casos de laceração do menisco requerem cirurgia. Os métodos de tratamento não cirúrgico podem ser suficientes se o joelho do indivíduo não estiver bloqueado, a condição tiver estabilizado, a dor não estiver progredindo e os sintomas e sinais estiverem melhorando. Neste caso, é importante descansar o joelho para acelerar a recuperação. Pode ser importante limitar as atividades físicas, incluindo caminhar, especialmente se a dor for sentida no joelho. Muletas serão úteis, se necessário. Pode ser útil usar gelo para reduzir a dor e o inchaço no joelho. Pode ser útil aplicar uma compressa de gelo com um saco ou toalha com gelo por 15-20 minutos a cada 3-4 horas por 15-20 minutos, geralmente por 2-3 dias, até que a dor e o inchaço desapareçam. Pode ser útil envolver o joelho com uma bandagem elástica ou uma manga de neoprene para controlar o inchaço. Ao sentar ou deitar, o indivíduo deve colocar um travesseiro sob o calcanhar para manter o joelho elevado. Durante o período de recuperação é importante evitar atividades como correr e saltar, onde os ossos da perna ao redor do joelho estão batendo uns nos outros rapidamente.
Como é tratada uma lágrima menisco?
É possível usar medicamentos anti-inflamatórios com o conselho de um médico durante o processo de tratamento do Menisco. Os anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) podem ajudar com a dor e o inchaço no joelho. No entanto, esses medicamentos têm efeitos colaterais, como o aumento do risco de sangramento e úlceras. Estes medicamentos não devem ser usados sem o conselho de um médico e só devem ser usados ocasionalmente, quando necessário. Para ajudar a reduzir o estresse no joelho, exercícios de alongamento e fortalecimento recomendados pelo médico ou fisioterapeuta ajudarão. Métodos de tratamento simples ou medicamentosos podem não ser suficientes em todos os casos de menisco rompido. Nos casos em que a ruptura é grande ou extensa, causando instabilidade ou sintomas de bloqueio, pode ser necessária cirurgia para reparar ou remover as peças que causam a instabilidade. Este procedimento de intervenção médica é geralmente bastante simples e o indivíduo pode ser capaz de voltar para casa no mesmo dia após a operação. Se uma reparação for feita, pode ser necessário um gesso ou aparelho para proteger o joelho. Também é possível usar muletas. Se a cirurgia para uma lágrima menisco for considerada necessária por um médico, existem várias opções disponíveis. Em um reparo artroscópico, o médico usará um artroscópio para fazer pequenas incisões no joelho do indivíduo para observar melhor a ruptura. Um artroscópio é um pequeno instrumento com uma luz e uma câmera no final. Durante a cirurgia, o médico irá inserir pequenos instrumentos que se parecem com flechas finas através do rasgo menisco. O corpo do indivíduo irá absorvê-los ao longo do tempo. Em uma meniscectomia parcial artroscópica, o médico removerá parte do menisco rompido para que o joelho do indivíduo possa funcionar normalmente. Durante o procedimento de meniscectomia total artroscópica, o médico removerá todo o tecido do menisco.
Mudanças de estilo de vida e cuidados domiciliares para Meniscal Tear
O tempo de recuperação para um menisco rasgado depende de uma série de fatores, incluindo a gravidade da lesão no joelho. A recuperação completa após a cirurgia pode levar de 4 a 6 semanas, dependendo da taxa normal de recuperação do indivíduo, do tipo de procedimento realizado e outros fatores. No caso de uma reparação meniscal completa, esta pode demorar até três meses. Em muitos casos, a fisioterapia é usada após a cirurgia para minimizar complicações e acelerar a recuperação. No entanto, com o conselho de um médico, é possível seguir uma atividade esportiva nova e diferente, como a natação para corredores, que não aumentará a dor no joelho do indivíduo durante o período de recuperação. O ponto a lembrar no processo de tratamento lágrima Meniscus é que não deve haver pressa. O indivíduo não deve tentar retornar a seu/seu nível precedente de atividade física até que ele/ela possa dobrar e desdobrar completamente o joelho sem dor, o inchamento no joelho é reduzido completamente, o joelho lesionado é tão forte quanto o joelho não lesionado e não há dor no joelho ao caminhar, correr, correr ou pular. Indivíduos que retornam ao uso do joelho no nível anterior antes de ter cicatrizado podem causar mais lesões no joelho e perda permanente de mobilidade e flexibilidade.







