Marca de nascença O que é uma marca de nascença?
Marca de nascença O que é uma marca de nascença? As marcas de nascença são o nome geral dado à descoloração comum, geralmente inofensiva, da pele dos recém-nascidos. Apesar do nome, as marcas de nascença nem sempre aparecem ao nascimento. Alguns tipos, como os hemangiomas, podem se desenvolver semanas depois. A maioria dos tipos de marca de nascença são permanentes para toda a vida, mas alguns tipos podem desaparecer com o avanço da idade. Alguns tipos de marcas de nascença, que são geralmente inofensivas, podem exigir tratamento por razões cosméticas ou devido ao rápido crescimento. Outros podem ser um sinal de uma doença subjacente. Não há nenhuma maneira de prevenir marcas de nascença antes que elas ocorram.
Quais são os tipos de marcas de nascença?
As marcas de nascença se enquadram em duas categorias principais: marcas de nascença vasculares e marcas de nascença pigmentadas. As marcas de nascença vasculares são um tipo de marca de nascença relacionada aos vasos sanguíneos, enquanto as marcas de nascença pigmentadas consistem em áreas que são diferentes na cor do resto da pele.
Vascular Birthmarks
As marcas de nascença vasculares são manchas na pele, geralmente de cor vermelha, causadas pelo desenvolvimento diferente e crescimento excessivo dos vasos sanguíneos perto da pele por uma razão desconhecida antes ou logo após o nascimento.
Quais são os tipos de marcas de nascença vasculares?
Hemangioma é o nome dado a um tipo comum de marca de nascença vascular. É geralmente indolor e inofensivo. A causa exata de sua aparência não é conhecida. A cor da marca de nascença é devido ao extenso desenvolvimento e crescimento excessivo dos vasos sanguíneos na área. Tipos de hemangioma, Nevus vascularis, hemangioma capilar ou hemangioma simplex podem ocorrer em qualquer parte do corpo, mas são mais comuns no rosto, couro cabeludo, costas ou peito. São constituídos por pequenos vasos sanguíneos congestionados. Mesmo que não sejam visíveis no momento do nascimento, podem desenvolver-se algumas semanas após o nascimento. Eles geralmente crescem rapidamente, permanecem um tamanho constante por um tempo e depois diminuem. Em muitos casos, tais marcas de nascença desaparecem quando uma pessoa tem 9 anos. No entanto, uma ligeira descoloração ou
Pode permanecer o enrugamento da pele no local do hemangioma. Hemangiomas cavernosos, ou hemangiomas internos, são hemangiomas que se assemelham a hemangiomas de morango, mas estão localizados em camadas mais profundas da pele. Eles podem aparecer como uma massa esponjosa vermelho-azul de tecido cheio de sangue. Algumas destas lesões geralmente desaparecem espontaneamente à medida que a criança se aproxima da idade escolar. As manchas de vinho do Porto, ou Nevus flammeus são marcas de nascença planas, roxas a vermelhas, consistindo em vasos sanguíneos capilares que estão dilatados o suficiente para serem vistos sob a pele. Estas marcas de nascença são mais comuns no rosto e pescoço e podem variar em tamanho. A menos que sejam tratadas, as manchas de vinho são geralmente permanentes e podem engrossar e escurecer ao longo do tempo, causando desconforto emocional ao indivíduo. Entre 30 e 50 por cento dos recém-nascidos têm marcas de nascença chamadas salmão. Estas marcas são causadas por vasos sanguíneos capilares dilatados ou agrupados que podem ser vistos através da pele. Eles são mais comuns na testa, pálpebras, lábio superior, entre as sobrancelhas e na parte de trás do pescoço. Estas marcas geralmente desaparecem por conta própria à medida que o bebê cresce.
Pigmented Birthmarks
As marcas de nascença pigmentadas são manchas da pele presentes no nascimento. Podem ocorrer porque os pigmentos que fornecem a cor natural da pele estão concentrados numa área específica. A causa exata das marcas de nascença pigmentadas não é conhecida. No entanto, a quantidade e localização da melanina, uma substância que determina a cor da pele, determina a cor das marcas de nascença pigmentadas. As marcas de nascença pigmentadas podem aparecer como cores marrom, preto, azulado ou azul-cinza.
Quais são os tipos de marcas de nascença pigmentadas?
As marcas de nascença são geralmente azuladas e parecem uma contusão nessa área. Eles são comumente encontrados nas nádegas e/ ou parte inferior das costas, embora em alguns casos tenham sido encontrados no tronco e nos braços. Estas marcas de nascença são mais comuns em indivíduos negros ou escurecidos. Nevos pigmentados, ou moles, são crescimentos elevados na pele, geralmente de cor marrom, marrom ou preto, que estão presentes no nascimento. Cerca de uma em cada cem pessoas nasce com um ou mais sinais. As toupeiras são formadas quando as células da pele crescem em um grupo em vez de se espalhar pela pele. Estas células são chamadas melanócitos e formam o pigmento que dá à pele a sua cor natural. As verrugas podem aparecer sozinhas ou em grupos em qualquer parte da pele. As toupeiras podem escurecer após a exposição ao sol, durante a adolescência e durante a gravidez. Em alguns casos, as toupeiras são permanente para a vida, em outros casos eles podem desaparecer por conta própria. Em qualquer caso, é importante acompanhar a forma e o tamanho das toupeiras, pois o risco de desenvolver câncer de pele é um pouco maior dependendo do tamanho dessas marcas de nascença. Névus congênitos maiores que 20 centímetros têm um risco maior de desenvolver câncer de pele do que os Nevus congênitos menores. Portanto, todos os nevos congênitos devem ser examinados por um prestador de cuidados de saúde e quaisquer alterações na marca de nascença devem ser relatadas. As manchas de café com leite, também conhecidas como manchas cafe-au-lait, são um tipo de marca de nascença que geralmente é oval e de cor marrom claro ou castanho claro. Manchas de café leitoso geralmente aparecem no nascimento, mas também podem se desenvolver nos primeiros anos da vida de uma pessoa. As manchas de leite de café podem ser um tipo normal de marca de nascença, ou é possível que uma mancha maior do que uma moeda apareça como uma ou várias devido à neurofibromatose, um distúrbio genético que causa crescimento anormal das células nos tecidos nervosos ou outras condições.
Sintomas Quais são os sintomas de marcas de nascença?
As marcas de nascença vasculares aparecem como cicatrizes que se desenvolvem na pele antes ou logo após o nascimento. Erupções cutâneas vermelhas ou lesões, cicatrizes na pele que se parecem com vasos sanguíneos, sangramento e possível divisão da pele são sintomas comuns de marcas de nascença vasculares. As marcas de nascença pigmentadas podem aumentar de tamanho com o avanço da idade, mudar de cor, tornar-se coceira e às vezes sangrar, especialmente após a exposição ao sol e à medida que os níveis hormonais mudam durante a adolescência.
Métodos de diagnóstico Como as marcas de nascença são diagnosticadas?
Em muitos casos, qualquer profissional de saúde pode facilmente diagnosticar marcas de nascença vasculares ou pigmentadas com base na aparência da pele. No entanto, a presença de marcas de nascença mais profundas que não são imediatamente visíveis pode ser confirmada por exames de imagem e laboratoriais, como ressonância magnética, ultra-som, tomografia computadorizada ou biopsia da pele.
Como prevenir marcas de nascença?
Em circunstâncias normais, não há nenhuma maneira conhecida de prevenir as marcas de nascença vasculares ou pigmentadas com antecedência. Pessoas com marcas de nascença devem sempre usar uma boa qualidade protetor solar quando ao ar livre para evitar o desenvolvimento de complicações mais graves.
Quais são as complicações das marcas de nascença?
Algumas complicações de marcas de nascença pigmentadas podem incluir efeitos psicológicos nos casos em que a marca de nascença é particularmente proeminente. Além disso, as marcas de nascença pigmentadas podem aumentar o risco de câncer de pele. Portanto, as alterações na cor, tamanho ou textura de um Nevus ou outras lesões semelhantes da pele devem sempre ser verificadas por um médico. Se alguma dor, sangramento, coceira, inflamação ou ulceração for observada em qualquer marca de nascença congênita ou outra lesão de pele, o médico deve ser consultado imediatamente.
Métodos de tratamento Como tratar marcas de nascença?
Na maioria dos casos, as marcas de nascença vasculares, como o salmão e os hemangiomas de morango, são transitórias e não requerem tratamento. Em casos de lesões persistentes, o uso de cosméticos pode ajudar a esconder a marca de nascença. Os medicamentos orais ou intravenosos podem reduzir o tamanho de um hemangioma que está crescendo rapidamente e interferindo na visão ou no desenvolvimento de tecidos vitais. Em alguns casos, vários medicamentos orais também foram usados com sucesso experimentalmente. O tratamento a laser realizado por um dermatologista ou cirurgião pode remover completamente ou clarear significativamente as manchas faciais de vinho do porto, tornando-as menos visíveis. Este tipo de tratamento é realizado por um dermatologista ou cirurgião. Feixes de laser amarelo pulsados e de alta intensidade que podem ser modulados para resistência. O tratamento de tais marcas de nascença pode ajudar a prevenir problemas psicossociais que podem ocorrer. Embora os resultados mais bem sucedidos do tratamento a laser sejam geralmente alcançados a partir da infância, também pode ser usado em crianças e adultos mais velhos. Geralmente, várias sessões de tratamento são necessárias.
Os tratamentos a laser podem ser desconfortáveis e dolorosos para o indivíduo e podem exigir anestesia local. Eles geralmente produzem resultados permanentes. Pode haver um inchamento ou um ferimento provisório na área tratada. Outras marcas de nascença vasculares permanentes podem ser tratadas com crioterapia, congelação, cirurgia a laser e intervenção cirúrgica: Os betabloqueadores são medicamentos orais utilizados para tratar a hipertensão arterial. O propranolol é um tipo de betabloqueador que também pode ser usado para reduzir o tamanho ou a aparência dos hemangiomas. Ele funciona estreitando os vasos sanguíneos e reduzindo o fluxo sanguíneo. Este faz com que o hemangioma amoleça, desvaneça e encolha. Os medicamentos anti-inflamatórios que podem ser tomados por via oral ou injetados diretamente nas marcas de nascença também funcionam diretamente nos vasos sanguíneos e ajudam a reduzir o tamanho da marca de nascença. Na maioria dos casos, as marcas de nascença pigmentadas não requerem tratamento. No entanto, nos casos em que as marcas de nascença requerem tratamento, isso dependerá do tipo de marca de nascença e das circunstâncias envolvidas. Névus (toupeiras) grandes ou muito proeminentes que afetam a aparência e a autoestima do indivíduo podem ser cobertos com a ajuda de cosméticos especiais. Além disso, as toupeiras podem ser removidas cirurgicamente se afetarem a aparência ou se o risco de câncer for aumentado. Nos casos em que o tratamento é necessário, as marcas de nascença geralmente não são tratadas até que as crianças atinjam a idade escolar. No entanto, as marcas de nascença podem ser tratadas mais cedo se causarem sintomas indesejados ou comprometerem funções vitais como visão ou respiração. A maioria das marcas de nascença é inofensiva e não precisa ser removida. Algumas marcas de nascença podem causar desconforto por causa de sua aparência. Outros tipos de marcas de nascença, como hemangiomas ou moles, podem levar a um risco aumentado de algumas condições médicas graves, como câncer de pele. Estas marcas de nascença devem ser monitorizadas por um dermatologista especializado. Algumas marcas de nascença podem ser tratadas com sucesso por remoção cirúrgica. Estas incluem hemangiomas muito profundos, que podem danificar o tecido saudável circundante. Também é possível remover algumas toupeiras grandes. A remoção de marca de nascença é normalmente realizada em nível ambulatorial e pode ser concluída no consultório de um dermatologista, em vez de em um hospital. Durante esta intervenção, o médico usa um pequeno bisturi para remover a marca de nascença após administrar um anestésico local. Nos casos em que a marca de nascença é grande, ela pode ser removida em seções ao longo de vários compromissos.
A expansão tecidual é outra técnica cirúrgica, por vezes utilizada para reduzir a cicatriz deixada pela remoção cirúrgica de marcas de nascença. Envolve colocar um balão sob a pele saudável ao lado da marca de nascença. Isso permite que a nova pele saudável cresça como uma espécie de retalho de cobertura. Este retalho é usado para cobrir a área onde a marca de nascença foi previamente localizada e o balão é então removido.







