Livre-se do excesso de peso com cálcio!
O cálcio é um dos minerais mais importantes para a nossa saúde. Além de seus benefícios conhecidos, como o desenvolvimento ósseo, também ajuda a perder peso…
Benefícios do cálcio
O cálcio é um dos minerais mais abundantes em nosso corpo… Embora seja proeminente na manutenção da saúde óssea e dental, também desempenha um papel importante na contração muscular, condução nervosa e coagulação do sangue. Estudos recentes mostram que o cálcio também ajuda a se livrar do excesso de peso através de vários mecanismos. De acordo com estudos, o cálcio acelera a perda de peso e emagrece a área abdominal. Você pode perder peso mais rápido consumindo 2-3 porções de leite e produtos lácteos, que são fontes de cálcio, diariamente.
O cálcio decompõe a gordura corporal
Um estudo dinamarquês com 7.569 pessoas descobriu que as pessoas que ingeriam menos de 600 mg de cálcio diariamente tinham maior probabilidade de ter sobrepeso ou obesidade. Neste estudo, a ingestão adequada de cálcio na dieta demonstrou promover perda de peso, reduzir a circunferência da cintura e a gordura corporal inferior. Outro estudo em pessoas obesas descobriu que o aumento da ingestão de cálcio na dieta de 400 mg para 1000 mg por dia durante 1 ano resultou em uma redução média de 4,9 kg de gordura corporal. O efeito anti-peso mais importante do cálcio é que ele ajuda o corpo a eliminar a gordura dos intestinos. Enquanto o cálcio impede a acumulação de gordura no corpo, também decompõe as gorduras existentes. Alimentos ricos em cálcio também ajudam a restringir calorias, mantendo-o cheio.
Quanto cálcio devemos tomar?
Mas quanto cálcio deve tomar por dia? A necessidade diária de cálcio, de acordo com a idade e o estado é a seguinte:
• 19-50 anos 1000 mg • 1200 mg acima de 50 anos de idade • Mulheres grávidas ou lactantes 1300 mg
Como os programas de perda de peso dependem de muitos fatores, como peso corporal, estatura, estado geral de saúde, nível de atividade física, hábitos alimentares, as
quantidades podem variar de acordo com o indivíduo. No entanto, você pode acelerar sua perda de peso fornecendo
Uma média de 1500 mg/dia de ingestão de cálcio através dos alimentos.
Alimentos que contêm cálcio
As melhores fontes de cálcio, que é essencial para o nosso corpo e nos ajuda a perder peso, são leite e produtos lácteos. Melaço, sementes de gergelim, nozes, amendoim, vegetais de folhas verdes, legumes e frutas secas também são ricos em cálcio.
6 dicas para uma dieta rica em cálcio
• Inclua leite e produtos lácteos, como leite, iogurte, leitelho, tzatziki ou queijo em sua
dieta. Você pode escolher leite com baixo teor de gordura e laticínios. Reduzir o teor de gordura não altera o conteúdo de cálcio e economiza gordura. Por exemplo, ao consumir 1 fatia fina de queijo no café da manhã, 1 tigela de iogurte ou tzatziki para o almoço e 1 copo de leite para qualquer lanche, você pode ficar cheio e facilitar a perda de peso.
• Coma legumes como espinafre, acelga, quiabo, feijão e feijão-caupi. • Adicione verduras como salsa, rúcula, hortelã e alface aos pratos principais com
carne ou carne picada. • Coma feijão seco, grão de bico e lentilhas 2-3 vezes por semana. • Você pode preferir damascos secos, ameixas e figos secos porque eles contêm
cálcio. No entanto, lembre-se de que as frutas secas são ricas em açúcar e preste atenção às suas porções.
• As amêndoas são uma boa fonte de cálcio. Você pode considerá-lo como uma alternativa de lanche, pois também é recheio. No entanto, tenha cuidado para não comer mais de 10 amêndoas cruas durante o dia devido à gordura que contém.
A suplementação de cálcio é eficaz?
Outro ponto de interesse é se os suplementos nutricionais fornecem o mesmo efeito. Quando avaliamos o cálcio que obtemos dos alimentos e suplementos nutricionais, destacam-se o leite e os laticínios. Isto porque muitos compostos bioativos no leite trabalham em conjunto com o cálcio. Desta forma, acelera a perda de peso. Portanto, o cálcio tomado como suplemento dietético não tem o mesmo efeito que o leite e os produtos lácteos. Por exemplo, em um estudo realizado com mulheres nos EUA; um grupo de mulheres recebeu uma dieta planejada para que elas obtivessem uma média de 1200-1300 mg de cálcio com leite e produtos lácteos. O outro grupo recebeu 1200-1300 mg de cálcio com suplementação nutricional. Os resultados mostraram que as mulheres que atendiam
às suas necessidades de cálcio com leite e laticínios perderam 70% mais peso.







