Infecção do trato urinário em crianças
Infecção do trato urinário em crianças Quando a urina permanece na bexiga por muito tempo, bactérias causadoras de doenças aumentam, as células protetoras se deterioram e ocorrem infecções do trato urinário.
As crianças devem ser ensinadas a limpar a área genital
É preciso muito trabalho para as mães tirarem os filhos das fraldas e dizerem-lhes para irem à casa de banho. Não é suficiente para levá-los ao hábito. Especialmente na idade do berçário e jardim de infância, as crianças hesitam em ir ao banheiro por muitas razões e segurar a urina. Isto conduz às infecções de aparelho urinário. Para que as crianças pré- escolares tornem a micção um hábito, elas devem ser levadas ao banheiro em intervalos de 4 a 5 horas enquanto estão na escola. Porque se a urina permanecer na bexiga por muito tempo, as bactérias causadoras de doenças aumentam, as células protetoras deterioram-se e ocorrem infecções do trato urinário. As infecções do trato urinário em crianças são a infecção mais comum após infecções do trato respiratório superior. Este problema aumenta ainda mais na idade escolar. As crianças devem ser ensinadas a limpar a área genital. Neste contexto, devem ser tidos em conta os seguintes pontos:
• É difícil para as crianças pequenas fazer essa limpeza. Especialmente crianças do jardim de infância com idade entre 2,5 e 5 anos. Por esta razão, é importante que as crianças tomem um banho completo ou meio-dia todas as noites. Isso garante que a área genital seja completamente limpa.
• A causa mais importante de infecções do trato urinário é bactérias transmitidas através do cocô. Se a limpeza genital não for bem feita, essas bactérias progridem facilmente no trato urinário e quando atingem um número significativo, ocorre infecção do trato urinário. Durante a infância, a higiene genital é sempre mais meticulosa, pois o cuidado pertence à mãe.
• As crianças devem lavar as mãos antes e depois de usar o banheiro. • A limpeza com papel higiênico é útil, mas um chuveiro de pé à noite garantirá uma limpeza completa. • As infecções do trato urinário são mais comuns em meninas devido à estrutura anatômica desta região. O cuidado com as fraldas das meninas deve ser feito com mais cuidado, independentemente da idade.
Sintomas de infecção do trato urinário
A infecção do trato urinário em crianças pré-escolares apresenta sintomas como constipação, perda de apetite, náuseas, vômitos e perda de peso. Crianças em idade pré- escolar não conseguem expressar muito os sintomas. Suas mães dizem principalmente que urinam intermitentemente, que estão inquietas e têm febre. As crianças em idade escolar são mais fáceis de se comunicar. Elas também expressam que têm dor nas costas, dor lombar e que dói quando urinam. A área genital não deve ser lavada com muita frequência com água com sabão ou xampu. Infecções do trato urinário são especialmente comuns em meninas. Nas meninas, é mais fácil para as bactérias que infectam a área genital alcançar a bexiga porque esta via é mais curta do que nos meninos. Portanto, infecções do trato urinário são mais comuns em meninas. A limpeza diária deve ser feita com papel higiênico da frente para trás. O ideal é lavar com água. Se limpar com lenços umedecidos, é útil preferir os à base de água. Se deixados muito aguados, eles devem ser secos. Além disso, é importante não se vestir com força e que a roupa seja de algodão, não sintética. Antes de tratar a infecção, é realizado um teste de cultura de urina e, dependendo das bactérias cultivadas na cultura, o tratamento é realizado com antibióticos apropriados, se o médico considerar necessário. Após o tratamento, as crianças recuperam em 3-4 dias. No entanto, a medicação deve ser usada por 10 dias. É importante não parar a medicação apenas porque ela melhorou. Cultura de urina deve ser verificada 3 dias após o término da medicação. A circuncisão em meninos é um fator de proteção contra infecções.







