Gastrite O que é gastrite?
Gastrite O que é gastrite? Gastrite é um termo coletivo para todos os tipos de inflamação do revestimento do estômago. A inflamação da gastrite é muitas vezes um resultado direto da infecção com o tipo de bactéria que causa úlceras estomacais. No entanto, o uso regular de certos analgésicos e o consumo excessivo de álcool também podem contribuir para a gastrite. A gastrite geralmente pode ocorrer de duas maneiras. Gastrite aguda, que ocorre repentinamente, ou gastrite crônica, que se desenvolve lentamente ao longo do tempo. Em alguns casos, a gastrite pode levar a úlceras e um risco aumentado de câncer de estômago. No entanto, em muitos casos, a gastrite não é uma condição com sérias conseqüências e, com os métodos de tratamento corretos, pode ser curada rapidamente.
Causas O que causa gastrite?
Qualquer condição que possa causar inflamação do revestimento do estômago pode levar à gastrite. Um enfraquecimento ou lesão da barreira revestida de muco que protege a parede interna do estômago permite que o suco gástrico que o estômago usa para a digestão danifique e infecte o revestimento do estômago. No entanto, uma série de doenças e condições médicas podem aumentar o risco de gastrite em indivíduos, incluindo a doença de Crohn e sarcoidose, uma condição na qual o número de células inflamatórias aumenta incontrolavelmente no corpo. As condições que aumentam o risco de gastrite incluem principalmente infecção bacteriana. Embora a infecção por Helicobacter pylori seja o tipo mais comum de infecção humana em todo o mundo, apenas uma pequena proporção de pessoas com essa infecção desenvolve gastrite ou outros distúrbios gastrointestinais superiores relacionados. Os médicos especialistas acreditam, portanto, que as razões para ser vulnerável a esta bactéria podem ser hereditárias ou devido a escolhas de estilo de vida, como fumar e dieta. O uso regular de analgésicos pode causar gastrite. Os analgésicos podem causar gastrite aguda e gastrite crônica, pois o uso regular ou a overdose de analgésicos pode reduzir a quantidade de uma substância importante no revestimento protetor do estômago que ajuda a proteger it.
O revestimento do estômago tende a diminuir com a idade. Além disso, os idosos são mais propensos a ter infecção por Helicobacter pylori ou distúrbios autoimunes, o que aumenta o risco de gastrite. Como resultado do uso excessivo de álcool, o álcool pode irritar e corroer o revestimento do estômago, tornando-o mais vulnerável aos sucos digestivos. O uso excessivo de álcool é mais provável de causar gastrite aguda. Estresse grave causado por cirurgia severa, lesão, queimaduras ou infecções graves podem causar gastrite aguda. Quando o próprio sistema imunológico do corpo ataca as células do estômago, ele pode causar um tipo de gastrite chamada gastrite autoimune. As células que compõem o revestimento do estômago são desgastadas pelo sistema imunológico e a barreira protetora do estômago é enfraquecida. A gastrite autoimune é mais comum em indivíduos com outras doenças autoimunes, incluindo a doença de Hashimoto e diabetes tipo 1. A gastrite autoimune também está associada à deficiência de vitamina B12. Além disso, outras condições médicas como HIV/AIDS, doença de Crohn e infecções parasitárias podem causar gastrite aguda e crônica. A gastrite, se não for tratada adequadamente, pode levar a úlceras gástricas e sangramento estomacal. Alguns tipos raros de gastrite crônica podem aumentar o risco de câncer de estômago, especialmente se levar a alterações no revestimento do estômago ou no revestimento das células.
Como prevenir a gastrite?
Não se sabe claramente como a infecção por H. Pylori, que causa a forma mais comum de gastrite, é transmitida, mas há algumas evidências de que ela pode ser transmitida de pessoa para pessoa através de alimentos e água contaminados. É possível proteger-se de infecções como a H. pylori praticando higiene segura, i.e. lavar as mãos com frequência com água e sabão e escolher comer alimentos totalmente cozidos. Para prevenir outros tipos de gastrite, é necessário agir adequadamente para cada tipo. Por exemplo, limitar o consumo de álcool ou ter cuidado com o uso de analgésicos evitará a gastrite causada por eles.
Sintomas Quais são os sintomas da gastrite?
Os sinais e sintomas da gastrite incluem principalmente um arranhão, sensação de queimação ou dor na parte superior do abdômen. Esses desconfortos podem ser aliviados ou aumentados pela ingestão. Náuseas, vômitos e uma sensação de saciedade no abdômen depois de comer também são sinais de gastrite. No entanto, a gastrite nem sempre causa sinais ou sintomas. Quase todos vão experimentar indigestão e irritação do estômago em algum momento de suas vidas. A maioria dos casos de indigestão é de curta duração e não requer atenção médica. No entanto, se os sinais e sintomas de gastrite estiverem presentes por mais de uma semana, é aconselhável consultar um médico. Se o vômito de sangue ocorrer além ou independentemente da dor de estômago, se houver sangue nas fezes ou se as fezes parecerem pretas, é aconselhável consultar um médico imediatamente para determinar a causa dessas condições.
Métodos de diagnóstico Como é diagnosticada gastrite?
Quando há suspeita de gastrite, o médico primeiro falará com o paciente sobre seu histórico médico e realizará um exame físico. Se o seu médico suspeitar de gastrite depois de falar com você sobre seu histórico médico e realizar um exame físico, ele ou ela pode solicitar um ou mais dos vários testes para determinar a causa exata. Estes testes incluem testes para H. pylori. A bactéria H. pylori pode ser detectada por um exame de sangue, fezes ou respiração, dependendo da gravidade da condição. Para o teste de respiração, o indivíduo bebe um pequeno copo de líquido claro e insípido contendo carbono radioativo. A bactéria H. pylori pode quebrar esse líquido no estômago. Depois de um tempo, o indivíduo será solicitado a soprar em um saco. Se a infecção por H. pylori estiver presente, a amostra de ar conterá carbono radioativo. Uma endoscopia pode ser realizada para examinar o trato digestivo superior de um indivíduo. Durante uma endoscopia, o médico passa um tubo flexível equipado com uma lente – um endoscópio – pela garganta e pelo esôfago do paciente até chegar ao estômago e aos intestinos delgados. Com este sistema, o médico pode procurar sinais de inflamação no estômago ou intestino delgado. Se o médico encontrar uma área suspeita, ele ou ela pode tirar uma pequena amostra para exame laboratorial, i.e. realizar uma biopsia. A biopsia também pode detectar a presença de H. pylori no revestimento do estômago. Radiografias do trato digestivo superior podem ser usadas para procurar anormalidades. Pode ser necessário beber um líquido branco metálico contendo bário que reveste o interior do trato digestivo para tornar qualquer tecido ulcerado mais visível.
Métodos de tratamento Como a gastrite é tratada?
O tratamento da gastrite difere dependendo da causa específica. Por exemplo, a gastrite aguda causada por drogas anti-inflamatórias não esteroides ou álcool pode ser aliviada em pouco tempo ao interromper o uso dessas substâncias. Além disso, vários medicamentos são usados para tratar gastrite, dependendo da causa da gastrite. Por exemplo, se a bactéria P. Hylori estiver presente no trato digestivo, o médico pode prescrever uma combinação de antibióticos para serem usados continuamente por sete ou quatorze dias para matar as bactérias. Deve ser usado na íntegra durante o período de tempo prescrito pelo médico para evitar que as bactérias no estômago se tornem resistentes ao medicamento. Medicamentos que inibem a produção de ácido gástrico e promovem a cicatrização também podem ser usados para tratar gastrite. Os inibidores da bomba de prótons reduzem o ácido bloqueando parcialmente a ação das células produtoras de ácido. No entanto, o uso a longo prazo de inibidores da bomba de prótons, especialmente em doses elevadas, pode aumentar o risco de fraturas do quadril, punho e coluna vertebral. Por esta razão, eles só devem ser usados sob a supervisão de um médico. Durante este período, o médico pode recomendar suplementos de cálcio, se necessário. Os bloqueadores ácidos, também chamados de bloqueadores da histamina (H-2), reduzem a quantidade de ácido liberada no trato digestivo. Isso alivia a dor da gastrite e promove a cicatrização. Além disso, existem antiácidos que neutralizam o ácido gástrico. O médico pode prescrever esses antiácidos para serem usados em combinação com outros medicamentos. No entanto, os efeitos colaterais dos antiácidos incluem constipação ou diarreia, dependendo dos componentes do medicamento e da combinação com outros medicamentos.
Mudanças de estilo de vida e cuidados domiciliares para prevenir gastrite
Pode ser possível aliviar os sinais e sintomas da gastrite tomando algumas pequenas precauções. Em primeiro lugar, é necessário comer refeições menores e mais frequentes. Se a indigestão for frequente, você deve comer menos comida em cada refeição e aumentar o número de refeições por dia para retardar os efeitos do ácido estomacal e descansar o estômago. Nas refeições, é necessário evitar alimentos que irritam o estômago, especialmente alimentos picantes, ácidos, fritos ou gordurosos. O álcool deve ser especialmente evitado.
O álcool irritará a membrana mucosa do estômago. Além disso, é importante consultar um médico para alterar o tipo de analgésico usado e escolher um com menos efeitos colaterais. Desta forma, pode ser possível aliviar o efeito da gastrite.







