Febre do feno
Com a abertura da temporada de primavera, alergias sazonais podem fazer você infeliz. A febre do feno, também conhecida como rinite alérgica, é caracterizada por sintomas de corrimento nasal e congestão, coceira e lacrimejamento nos olhos, ataques de espirros e pressão sinusal. Embora os sintomas possam ser confundidos com um resfriado comum, ao contrário do resfriado comum, a febre do feno não é causada por um vírus. A febre do feno é causada pela reação alérgica do corpo aos alérgenos, como pólen, ácaros, pêlos de gato e cão e pelos. Se os sintomas persistirem, independentemente da estação do ano, você pode ter rinite alérgica a longo prazo. Você pode até ser alérgico a coisas no ar, como fumaça, odores de perfume ou exaustão de carro. A febre do feno pode afetar seu desempenho na escola, no trabalho e limitar sua qualidade de vida.
O que é a febre do feno?
Alergia é um tipo de doença que testemunhamos com muita frequência. Fatores ambientais e predisposição genética são eficazes no surgimento da doença. Alérgenos como pólen, pelos de animais e mofo causam reações como coceira, vermelhidão, inchaço, espasmo, olhos escorrendo, coriza e ataques de espirros. As alergias podem ocorrer às vezes no corpo inteiro e às vezes somente em uma parte do corpo. A alergia é chamada de conjuntivite alérgica se ocorrer nos olhos, asma se ocorrer nos pulmões, urticária, eczema ou dermatite de contato se ocorrer na pele e febre do feno ou rinite alérgica se ocorrer no trato respiratório superior.
Quem tem febre do feno com mais frequência?
A febre do feno pode ser vista em qualquer idade, mas é mais comum em pacientes entre as idades de 18-25. A importância da predisposição genética para a febre do feno é inegável. Aproximadamente 50% são casos positivos na família.
Causas O que causa a febre do feno?
Em pessoas com rinite alérgica (febre do feno), o sistema de defesa do corpo confunde uma substância inofensiva transportada pelo ar como prejudicial e produz anticorpos contra ela. Na próxima vez que você entrar em contato com essa substância supostamente prejudicial, os anticorpos produzidos sinalizam seu sistema imunológico para liberar certos produtos químicos, levando ao feno
sintomas de febre.
Quais são os fatores de risco para a febre do feno?
Os fatores de risco que podem desencadear a febre do feno podem ser enumerados do seguinte modo:
• História familiar de alergia, asma, dermatite atópica, • Viver em um ambiente com pêlos de animais e ácaros, • Fumar em casa, exposição a uma mãe que fumava na infância, • Exposição à poluição atmosférica, • Ser o primeiro filho da família
Quais são as complicações da febre do feno?
Qualidade de vida reduzida: A febre do feno pode impedir que você aproveite as atividades que faz e interferir na sua produtividade. Problemas de sono de má qualidade: Tem efeitos que dificultam o adormecimento, o que faz com que você continue se sentindo cansado durante o dia. Piora dos sintomas da asma: A febre do feno pode piorar os sintomas da asma. Sinusite: problemas como obstrução e infecção do seio e inflamação da membrana que envolve os seios podem levar à sinusite. Infecção do ouvido: pode causar infecção do ouvido médio. Não há como evitar a febre do feno, o melhor que você pode fazer é reduzir sua exposição aos alérgenos que desencadeiam seus sintomas.
Sintomas Quais são os sintomas da febre do feno?
Os sintomas da febre do feno incluem corrimento nasal e entupido, olhos lacrimejantes e coceira, ataques de espirros, tosse convulsa, secreção nasal, fadiga, inchaço sob os olhos, coceira na garganta e laringe. Os sintomas da rinite alérgica podem começar ou piorar em determinadas épocas do ano. Os gatilhos incluem vários pólens na primavera e no outono, ácaros e pêlos de animais de estimação, fungos e bolores.
Métodos de diagnóstico Quais são os métodos de diagnóstico para a febre do feno?
Depois de ouvir o seu histórico físico e médico, o seu médico pode pedir-lhe para se submeter a testes de pele e sangue. Teste de pele: Após pequenas quantidades de um alérgeno que pode desencadear
alergias serem aplicadas ao braço e à parte superior das costas, você será observado em caso de reação alérgica. Se você é alérgico, você terá uma erupção cutânea na área onde o alérgeno foi contatado. Exame de sangue: uma amostra de sangue é enviada para um laboratório para medir a resposta do seu sistema imunológico a certos alérgenos e o teste mede a quantidade de anticorpos que causam alergias.
Limite sua exposição a alérgenos!
Não é possível evitar completamente os alérgenos, mas você pode reduzir seus sintomas limitando sua exposição a eles. E o mais importante, se você sabe a que é alérgico, pode evitar gatilhos. Se tiver alergia a pólen ou bolores;
• Mantenha as portas e janelas fechadas o máximo possível durante a primavera e outono, quando o pólen estiver mais ativo.
• Não pendure a roupa onde o pólen possa entrar em contato com ele. Porque o pólen pode ficar preso aos lençóis e toalhas.
• Prefira usar ar condicionado em sua casa e no carro. E preste atenção extra ao uso de filtros de classe de alergia e substituição regular de filtros em condicionadores de ar. Desta forma, a poeira do exterior pode ser evitada.
• Evite trabalho ao ar livre, atividades, etc. de manhã, quando os níveis de pólen estão no pico.
• Prefira ficar em casa em dias secos e ventosos. • Use sempre uma máscara de pó ao limpar sua casa e jardim. • Mantenha um número mínimo de plantas e flores ao redor da sua casa, pois elas
podem abrigar mofo. • Tenha as áreas úmidas da casa mantidas e reparadas.
Se for alérgico a ácaros;
• Escolha produtos resistentes à alergia para a sua roupa de cama. • Lave os lençóis e cobertores em água aquecida a pelo menos 60 graus. • Ligue os extratores ao cozinhar e não seque as roupas lavadas dentro da casa.
Se for alérgico a pêlos de animais;
Evite manter animais de estimação em sua casa. • Se você não pode desistir deles, banhar cães duas vezes por semana. Mantenha
animais de estimação longe do seu quarto e móveis.
Métodos de tratamento Quais são os métodos de tratamento da febre do feno?
A medida mais básica é remover os alérgenos que desencadeiam a febre do feno da sua vida, tanto quanto possível. Quando a febre do feno não é muito grave, medicamentos sem receita podem ser suficientes para aliviar os sintomas. Para combater os sintomas piores, você pode precisar de medicamentos prescritos. Pode ser necessário filtrar vários medicamentos para descobrir qual deles funciona melhor para a sua reação. Se o seu filho foi diagnosticado com febre do feno, entre em contato com o seu médico sobre o tratamento. Os medicamentos específicos para esta doença devem ser usados por recomendação médica, independentemente de serem prescritos ou não. Porque alguns medicamentos não são aprovados para utilização em crianças. Alternativas de tratamento para a febre dos fenos, com excepção dos medicamentos: Injeções de alergia (imunoterapia): se a medicação não aliviar os sintomas da febre do feno ou causar muitos efeitos colaterais, o médico pode recomendar injeções de alergia. Ao longo de 3-5 anos, injeções regulares com pequenas quantidades de alérgenos ajudarão seu corpo a se acostumar com os alérgenos que causam seus sintomas e reduzir a necessidade de medicação. Tratamento de imunoterapia: A imunoterapia pode ser particularmente eficaz se você é alérgico a pêlos de gato, ácaros ou pólen. A imunoterapia também pode ajudar a prevenir o desenvolvimento de asma em crianças. Comprimidos sublinguais para alergia: em vez de vacinação, você pode consumir anti- alérgicos na forma de pílulas que se dissolvem na boca diariamente. Lavar os seios nasais: A lavagem das passagens nasais é um método muito rápido, barato e eficaz de aliviar a congestão nasal. Com enxaguamento, muco e alérgenos são removidos do nariz. As pessoas com febre do feno devem ser avaliadas por médicos especialistas e um plano de ação deve ser criado através da identificação de alérgenos. Os medicamentos administrados pelo seu médico no plano de tratamento devem ser usados regularmente. Pessoas com alergia ao pólen devem começar a medicação 2 semanas antes do início da temporada, com o conhecimento do médico. Se a febre do feno não for tratada, pode causar problemas de congestão nasal e ronco, transtorno de foco, problemas de déficit de atenção em crianças, ansiedade e depressão em adultos.







