Equívocos sobre vegetarianismo e veganismo
Equívocos sobre vegetarianismo e veganismo É óbvio que a dieta à base de plantas generalizada está aumentando a conscientização sobre o vegetarianismo e o veganismo. No entanto, algumas informações erradas sobre o veganismo e vegetarianismo estão se espalhando. Leia este artigo para equívocos e fatos.
O que é veganismo e vegetarianismo?
As dietas vegetarianas e veganas estão se tornando cada vez mais populares em todo o mundo. A crença de que uma dieta à base de plantas é melhor para a saúde continua a ser rapidamente adotada por muitas pessoas. Por outro lado, a ideia de que uma dieta à base de plantas ajuda as pessoas a perder peso e manter a forma é uma razão convincente para muitos se tornarem vegetarianos e veganos. O veganismo, que considera o consumo de qualquer produto animal antiético, e o vegetarianismo, que restringe o consumo de produtos animais, têm se espalhado nos últimos anos devido a preocupações com saúde e peso. Em algumas doenças, o veganismo e o vegetarianismo são preferidos para práticas dietéticas especiais. Em primeiro lugar, seria correto definir conceitos como “o que é vegetarianismo?” e “o que é veganismo?”.
O que é vegetarianismo?
O vegetarianismo, que tem sido adotado desde os tempos antigos com base na dieta à base de plantas é saudável e a carne é difícil de digerir, também é dividida em diferentes grupos. Os vegetarianos lacto consomem apenas leite e produtos lácteos e não carne de animais ou ovos. Os vegetarianos das terras baixas não consomem leite e produtos lácteos junto com carne e produtos de carne. Eles consomem apenas ovos como produtos animais. Os vegetarianos lactoovarianos só consomem leite e ovos enquanto o animal está vivo e não há produtos de origem animal, incluindo carne, depois que o animal morre. Os semivegetarianos consomem ovos, leite e laticínios, com consumo limitado de frango e peixe, exceto carne vermelha. Há também vegetarianos que consomem apenas um tipo de carne. Por exemplo, os vegetarianos de polo consomem apenas aves, enquanto os vegetarianos de Pesco consomem apenas frutos do mar.
O que é veganismo?
O veganismo é uma forma de vegetarianismo que rejeita o uso de produtos animais na dieta e em todos os bens de consumo. O veganismo, que é considerado uma forma estrita de vegetarianismo, também é diferenciado. Fruvitarianos consomem apenas frutas e
vegetais botânicos frutíferos, como abobrinha, pepino, tomate e pimentão, bem como
sementes de óleo e vegetais. Veganos zenmacrobióticos consomem vegetais, frutas, grãos e leguminosas. Outros comem apenas produtos de grãos. Os mais delirantes, por outro lado, adotam o consumo cru de todos os alimentos vegetais que consomem.
Equívocos sobre medicina veterinária e veganismo
Enquanto veganos e vegetarianos continuam a debater o quadro ético, os recém-chegados às dietas à base de plantas ainda estão sendo introduzidos em algumas informações. Em algumas sociedades, as dietas à base de plantas ainda são consideradas uma ideia altamente incomum. Portanto, há muita desinformação sobre dietas vegetarianas e veganas. Muita desinformação sobre dietas baseadas em plantas é aceita como verdadeira porque é considerada errada ou incompleta pela maioria da população. No entanto, não vai além da superstição. Estes mitos geralmente acreditados podem ser enumerados do seguinte modo:
‘Dietas à base de plantas são sempre saudáveis’
Nos últimos anos, tem havido muitos estudos mostrando que o consumo de carne vermelha é extremamente insalubre. A carne vermelha está ligada ao câncer de cólon, obesidade, diabetes e doenças cardíacas. No entanto, deve-se saber que nem toda carne é vermelha. Carnes brancas, como peixes, são consideradas saudáveis. Nem sempre é saudável para vegetarianos e veganos consumir apenas produtos à base de plantas. Por exemplo, os produtos embalados, mesmo que sejam à base de plantas, não são benéficos. Em outras palavras, é importante o que é consumido em cada dieta, mesmo que seja à base de plantas. Deve-se ter em mente que o sal usado nos substitutos de carne consumidos por veganos também pode ser insalubre. Sabe-se que algumas carnes prontas de hambúrgueres à base de ervas contêm mais sal do que o sal encontrado nos hambúrgueres.
‘Dieta vegetariana garantida perda de peso’
Um dos erros que os vegetarianos e veganos cometem com frequência para evitar ou limitar o consumo de produtos animais é consumir produtos vegetais altamente calóricos. Nem todos os produtos à base de plantas são baixos em calorias. Por exemplo, comer muitos carboidratos, como macarrão, arroz e batatas, causa ganho de peso rápido. Uma dieta equilibrada e exercício regular devem ser praticados para perder peso. Quando a nutrição à base de plantas é aplicada corretamente e de forma equilibrada, é mais fácil perder peso. Porque, de acordo com pesquisas, em comparação com dietas convencionais, a nutrição à base de plantas mostrou melhores resultados no metabolismo energético e na inflamação sistêmica. Tem sido especialmente eficaz para pacientes diabéticos. ‘Vegetarianos e veganos não conseguem obter proteína suficiente’
Este é um dos mitos mais comuns sobre a nutrição à base de plantas. A ideia de que os produtos vegetais são pobres em proteínas é completamente falsa. Vegetarianos que consomem laticínios e ovos não precisam se preocupar com proteínas. No entanto, há muitas fontes de proteína à base de plantas para veganos também. Seitan, conhecido como glúten de trigo, lentilhas, grão-de-bico, tofu, feijão, espelta, quinoa, aveia, arroz selvagem, amêndoas, nozes, avelãs, tofu e espirulina são algumas das fontes de proteína vegetal. Ao contrário da crença popular, espinafre, espargos, alcachofras, batatas, ervilhas, brócolis, couve de Bruxelas e batata-doce também contêm proteínas.
Não se pode construir músculos sem comer carne
A crença de que apenas a carne contém proteínas leva à ideia de que somente a carne pode construir músculos. No entanto, a proteína animal não é necessária para construir músculos, basta consumir a quantidade certa de proteína.
‘Ossos fortes só são possíveis com leite’
O cálcio desempenha um papel importante na contração muscular, mantendo a pressão arterial, transmitindo sinais aos nervos e coagulação do sangue. O objetivo é levar o cálcio para dentro do corpo, que também está presente no leite e nos produtos lácteos. Não é necessário consumir leite e produtos lácteos para ter ossos fortes. Consumir fontes vegetais de cálcio também apoia a saúde dos ossos. Alimentos à base de soja, ervilhas, feijão, lentilha, espinafre, nabos, figos, linhaça, sementes de chia, sementes de gergelim, algas marinhas, especialmente nozes como amêndoas são boas fontes de cálcio. Equívocos sobre vegetarianismo e veganismo
‘A vitamina B12 não pode ser ingerida em uma dieta vegetariana’
Novamente, um dos maiores equívocos sobre nutrição à base de plantas está relacionado à vitamina B12. Pensa-se que a deficiência de vitamina B12 será vista quando a carne não é consumida. Os vegetarianos podem obter B12 a partir de leite e produtos lácteos, como queijo e ovos. Alguns cereais, tofu, leite vegetal e vegetais são fontes de vitamina B12 para veganos.
‘Soja aumenta risco de câncer de mama’
Não há evidências conclusivas de que os produtos à base de soja aumentem o risco de câncer de mama. Em um estudo que durou cerca de 8 anos e foi publicado em 2020, afirmou-se que a relação entre soja e câncer de mama não era conclusiva. De fato, sabe- se que especialmente entre as mulheres asiáticas, o consumo de soja é alto e o risco de câncer de mama é baixo. Equívocos sobre vegetarianismo e veganismo
‘Leite e produtos lácteos são necessários durante a gravidez’
Durante a gravidez, o bebê precisa de todos os nutrientes para seu desenvolvimento, mas a grande maioria dos alimentos vegetais também contém nutrientes. Apenas vegetarianos
e veganos podem ter uma gravidez saudável e ter um filho se tiverem todos os seus valores verificados antes da gravidez e com bom planejamento. É especialmente importante tomar vitamina B12 durante a gravidez e amamentação. Pode ser útil para veganos e vegetarianos consultar um especialista em nutrição e dieta antes de engravidar. Equívocos sobre vegetarianismo e veganismo







