Equívocos sobre o câncer de mama
Equívocos sobre o câncer de mama O câncer de mama é um dos tipos mais comuns de câncer em mulheres. Para evitar o câncer de mama e combatê-lo adequadamente, você precisa ter as informações certas.
Equipe-se com as informações certas contra o câncer de mama
Adotar um estilo de vida saudável é a melhor precaução que você pode tomar contra doenças. Claro, a triagem regular também facilita o diagnóstico precoce de muitas doenças sem dizer “Oops”. Especialmente no câncer, o diagnóstico precoce é muito importante. É possível evitar a perda de vidas. No entanto, como em muitas doenças, informações de boatos sobre o câncer podem ter consequências ruins. Para o câncer de mama, que é um dos cânceres femininos mais comuns no mundo e na Turquia, essa desinformação atrasa o diagnóstico. O câncer de mama, que se origina do tecido mamário, como os ductos lácteos e as glândulas do leite, agora também é visto em idades jovens. No entanto, graças aos avanços na triagem, detecção precoce e tratamento, é um dos cânceres com maior taxa de sucesso. Aqui estão alguns equívocos comuns sobre o câncer de mama…
Não diga ‘Eu não tenho câncer na minha família, eu vou ficar bem’
O câncer de mama é um dos cânceres mais comuns em mulheres. Em 8 em cada 10 mulheres com câncer de mama, não há histórico familiar de câncer de mama. Portanto, não ter histórico familiar não impede o desenvolvimento do câncer de mama. Para aqueles com histórico familiar, o risco é alto e um acompanhamento próximo é necessário. Exames médicos regulares e mamografia a partir dos 40 anos são recomendados para mulheres em risco padrão.
O câncer se espalhará se for biopsiado ou esfaqueado?
Não há base científica para apoiar a ideia de que “o câncer se espalhará se for tocado com uma agulha (biopsia) ou uma faca (cirurgia)”. A biopsia é necessária para o diagnóstico do câncer e a biopsia não acelera a propagação. O fato de ser detectado em um estágio mais avançado do que se pensava inicialmente pode levar a essa percepção equivocada. Se a doença não for generalizada, a remoção cirúrgica faz parte do tratamento. Se a cirurgia for realizada com os princípios da cirurgia do câncer, ela não fará com que a doença se espalhe. A principal razão para esses mitos é o medo. É possível eliminar o medo com informação.
A mamografia é a causa do câncer de mama?
A mamografia é necessária em combinação com o exame de mama para o diagnóstico precoce do câncer de mama. A dose de radiação dada na mamografia é muito baixa. A possibilidade dessa dose causar câncer é muito rara. O benefício da radiação na mamografia realizada em doses apropriadas e em intervalos apropriados é maior do que o dano.
Se um nódulo se desenvolver na mama durante a amamentação
A amamentação é um dos fatores de proteção contra o câncer de mama, mas a amamentação por si só não é protetora. Às vezes, as alterações na mama se desenvolvem durante a amamentação como resultado da infecção ou bloqueio dos ductos lácteos, que não estão relacionados ao câncer. Raramente, um nódulo se desenvolve durante a amamentação e é confundido com infecção. Se uma massa dura que cresce com o tempo é detectada, é necessário estar alerta para o câncer. Embora o câncer de mama seja mais comum em mulheres mais velhas, ele também pode ser visto em mulheres jovens.
Não pense que ‘o que é suposto ser é suposto ser’, tome precauções
Alguns fatores não podemos mudar. O risco de câncer aumenta com a idade. Não podemos alterar os genes com os quais nascemos e nossa história familiar. Mas há coisas que podemos fazer para reduzir o nosso risco. Estar em um peso ideal, exercitar-se regularmente, limitar a ingestão de álcool e comer uma dieta saudável reduz significativamente o desenvolvimento do câncer de mama.
Os homens também podem ter câncer de mama
O câncer de mama é comum em mulheres, mas raramente nos homens. Ele é mais facilmente detectado nos homens porque eles têm menos tecido mamário. Se um homem sentir uma dureza ou inchaço no peito ou na axila, ele deve consultar um médico.
A remoção de ambos os seios é a única solução?
Embora a massa esteja em uma mama, ao longo dos anos o número de mulheres que querem cirurgia em ambas as mamas aumentou. No entanto, isso não é necessário para todos e não melhora a sobrevivência. Resultados semelhantes são alcançados com a conservação da mama cirurgia seguida de radioterapia. A taxa de desenvolvimento de câncer na outra mama é muito baixa. Como o diagnóstico precoce é possível com acompanhamento próximo, essa cirurgia não é recomendada para todos. No entanto, em pessoas com predisposição genética (BRCA 1 ou 2 positivo), a remoção conservadora de ambas as mamas é uma das opções.







