Dor renal O que é dor renal?
Dor renal O que é dor renal? Dor renal é o nome dado ao desconforto originado na área onde os rins de um indivíduo estão localizados e é um sintoma de um problema médico. Geralmente é descrita como uma dor leve nas laterais, costas ou abdômen. No entanto, a dor nessas áreas nem sempre é sinal de um problema renal. A dor renal pode ser facilmente confundida com a dor nas costas comum. Em comparação com a dor nas costas, a dor renal tem algumas diferenças em como se sente e onde está localizada. Existem várias causas possíveis de dor renal, algumas das quais podem indicar problemas médicos graves. Recomenda-se que a dor que se pensa ser causada pelos rins deve ser vista por um médico.
Causas O que causa dor renal?
Existem muitas causas possíveis de dor renal. Os principais são desidratação, infecção renal, cálculo renal, cisto renal, doença renal policística, glomerulonefrite, hidronefrose e estenose aterosclerótica da artéria renal. Desidratação A desidratação é uma possível causa de dor renal. Não beber água suficiente durante o dia pode causar dor nos rins. Os rins de indivíduos desidratados podem acumular resíduos que normalmente seriam enviados com água e causar bloqueio. Sinais e sintomas de desidratação grave incluem superaquecimento, distração, confusão, mudanças de humor e constipação. O tratamento padrão para a desidratação é beber mais líquidos. Em casos severos da desidratação, os líquidos intravenosos podem ser necessários para rehidratar o indivíduo, i.e. para extinguir sua sede.
Infecção renal
Se as bactérias chegarem aos rins, podem causar uma infecção renal. Em circunstâncias normais, as bactérias podem alcançar o rim através do aparelho urinário, especialmente com uma infecção não tratada do aparelho urinário. Os sintomas mais comuns de uma infecção renal incluem náuseas, dor cega, queimação ou dor durante a micção, sangue ou pus na urina, dor aguda, urina com mau cheiro ou turva, vômitos, dores nas costas ou nas virilhas, calafrios e febre. Indivíduos com esses sintomas são aconselhados a procurar atendimento médico urgente.
Em muitos casos, uma amostra de urina é colhida para exame para determinar o tipo de infecção e o tratamento correto. Estas infecções são geralmente tratadas com antibióticos apropriados para o tipo de bactéria. Em casos mais graves, o indivíduo pode precisar ir ao hospital para antibióticos e líquidos intravenosos.
Pedra nos rins
Os cálculos renais ocorrem quando sais e minerais se acumulam nos rins ao longo do tempo, formando pequenos depósitos. Esses cálculos podem se tornar maiores com o tempo. Os cálculos renais pequenos geralmente passam pelos rins e são excretados na urina. Eles não causam nenhum sintoma. Pedras maiores podem causar desconforto à medida que passam dos rins para a bexiga através do trato urinário e podem ficar presas no rim ou no trato urinário. Os sinais e sintomas de pedras nos rins incluem sangue na urina, dor durante a micção, vômitos, náuseas e dor muito aguda nas costas ou no abdômen. Normalmente, o tratamento para pedras nos rins pequenas envolve beber líquidos para baixar a pedra e tomar analgésicos sem receita médica. No entanto, a dor pode aumentar muito durante o processo de passar a pedra através da uréia. Para cálculos renais maiores, diferentes métodos de tratamento podem ser recomendados pelo médico. Estes incluem litotripsia de ondas de choque, onde as ondas de choque quebram os cálculos renais; ureteroscopia, onde um médico usa uma ferramenta chamada ureteroscópio para ver os cálculos renais e remover os menores; e medicamentos especiais que podem ajudar a dissolver a pedra.
Cisto renal
Cistos benignos ou não cancerosos são sacos que normalmente são preenchidos com líquido. Os cistos renais podem ocorrer em um ou ambos os rins e geralmente não causam sintomas. Um cisto que cresce muito, explode ou se infecta pode causar sinais e sintomas como febre, sensibilidade ou dor aguda na área, ou dor na parte superior do abdômen, lados ou costas. Os cistos pequenos geralmente não requerem tratamento. Nos casos em que o tratamento é necessário, seu médico irá adaptar um plano de tratamento especificamente para você.
Doença renal policística
Doença renal policística, ou DRP, é o nome dado a uma condição genética que faz com que vários cistos se formem em um ou ambos os rins. A doença renal policística pode alterar a forma dos rins de um indivíduo e levar a outros problemas, como insuficiência renal.
Os sinais e sintomas da doença renal policística incluem pedras nos rins, dor em um ou ambos os rins, infecção do trato urinário, sangue na urina e pressão arterial elevada. Os sintomas da doença renal policística incluem o seguinte. É possível que a condição passe despercebida até que os cistos da doença renal policística estejam bem aumentados. O tratamento para a doença renal policística normalmente envolve tomar medicamentos para retardar os danos renais, que geralmente são causados pela pressão arterial elevada. Além disso, mudanças no estilo de vida como parar ou reduzir o tabagismo, exercitar-se por pelo menos 30 minutos por dia, incluindo pelo menos 30 minutos de atividade física, dormir entre 7 e 8 horas todas as noites, comer uma dieta saudável e equilibrada, e reduzir o peso ou manter um peso saudável se o excesso de peso estão entre as opções que podem ajudar a tratar a condição.
Glomerulonefrite Glomerulonefrite é o nome dado a um grupo de doenças que podem causar inflamação renal e danificar os glomérulos que filtram sangue no rim. Danos aos rins podem reduzir sua eficiência e levar à insuficiência renal. A glomerulonefrite é dividida em aguda e crônica. A glomerulonefrite aguda ocorre de repente e mostra sinais e sintomas como dor de garganta, menos micção, sangue na urina e inchaço matinal. A glomerulonefrite crônica se desenvolve lentamente e pode ser o resultado de alterações no sistema imunológico ou causas desconhecidas. Os sinais e sintomas da glomerulonefrite crônica podem incluir inchaço dos tornozelos ou rosto, sangue na urina, micção frequente à noite, bolhas ou espuma na urina ou pressão arterial elevada. A glomerulonefrite aguda pode resolver-se sozinha. Se não resolver por conta própria, o médico pode recomendar medicamentos para ajudar a suprimir o sistema imunológico do indivíduo. Além disso, o paciente pode ser aconselhado a beber muito líquido para que os rins drenem mais fluido do que o habitual. As opções de tratamento para a glomerulonefrite crônica incluem o uso de diuréticos, evitando comer proteína extra, potássio e sal, tomando pílulas de cálcio e mantendo a pressão arterial sob controle constante.
Hidronefrose Hidronefrose , ou inchaço renal, é o nome dado a uma condição que faz com que a urina se acumule nos rins. Isto ocorre geralmente quando um bloqueio no aparelho urinário impede que a urina drene completamente dos rins. Em muitos casos, a hidronefrose é geralmente o resultado de uma infecção ou bloqueio, como um cálculo renal. A hidronefrose nem sempre causa sinais ou sintomas, o principal sinal é dor no lado das costas ou na virilha. Outros sinais e sintomas incluem febre, esvaziamento incompleto da bexiga, incontinência, náuseas e aumento do desejo de urinar. Em muitos casos, para que os rins esvaziem, o problema que causa a condição deve primeiro ser tratado. Em alguns casos, o médico pode precisar remover o excesso de urina.
Estenose aterosclerótica da artéria renal
A estenose aterosclerótica da artéria renal, ou RAS para breve, é uma condição na qual os depósitos gordurosos bloqueiam ou limitam os vasos sanguíneos aos rins. Se esta condição não for tratada, podem ocorrer danos nos rins, cérebro e coração porque o sangue no corpo não é limpo. O tratamento da estenose aterosclerótica da artéria renal pode envolver uma combinação de mudanças no estilo de vida e medicamentos tomados para melhorar a saúde cardiovascular geral do indivíduo. A intervenção cirúrgica pode ser realizada se for considerada necessária.
Câncer renal
Os tumores no rim podem não causar nenhum desconforto nos estágios iniciais. No entanto, em fases posteriores, à medida que o câncer piora, você pode notar dor nas costas, abdômen ou lateral que não vem e vai ou se torna menos intensa. Para esta condição, devem ser aplicados métodos de tratamento do câncer renal.
Dano renal
Atividades de contato vigorosas, como futebol, boxe, equitação ou basquete podem colocar um indivíduo em risco de desenvolver danos renais causados por trauma. Nesse caso, o desconforto pode estar em ambos os lados do abdômen ou na parte inferior das costas. Dependendo da gravidade da lesão, a dor pode ser leve ou muito forte.
Sintomas Quais são os sintomas e tipos de dor renal?
O sintoma mais importante da dor renal é a dor dentro e ao redor do rim. Dependendo da intensidade e localização da dor, pode ser possível ter uma ideia sobre a causa. Os tipos de dor renal incluem dor aguda e intensa que vem em ondas, geralmente apenas de um lado, raramente dor lateral bilateral, uma dor leve que é geralmente constante, dor sob a caixa torácica ou no abdômen e dor irradiando para a área da virilha ou cavidade abdominal. Outros sinais e sintomas que podem ocorrer com a dor renal dependem da causa da dor. Outros sintomas que podem ocorrer com dor renal incluem micção dolorosa, febre, urina turva, urina com sangue e vômitos.
Métodos de diagnóstico Como a dor renal é diagnosticada?
Para tratar a dor renal de um indivíduo, a causa da dor deve primeiro ser determinada pelo médico. O médico realizará um exame físico para determinar a causa da dor e poderá solicitar um ou mais testes após conhecer o histórico médico do indivíduo. Estes testes incluem um exame de urina no laboratório para verificar se há sangue, proteína, grande número de leucócitos, i.e. o número de leucócitos e outros sinais de certos problemas renais que podem estar na urina, bem como ultra-som ou exames de TC para examinar os rins e o trato urinário em busca de cálculos renais ou outros problemas físicos.
Métodos de tratamento
A dor renal, cuja causa é diagnosticada por um médico, pode ser tratada com o plano mais adequado para o indivíduo.







