Conselhos para pais cujo filho vai começar a escola primária
Conselhos para pais cujo filho vai começar a escola primária O stress experimentado pelos pais cujos filhos acabaram de começar a escola reflete-se nos seus filhos. Os erros cometidos com esse estresse têm um impacto em muitas questões que vão desde o sucesso escolar até a felicidade.
Formas de apoiar o seu filho a começar a escola primária
O novo ano escolar está começando para você este ano? Você é um pai tão animado quanto seu pequeno? Você está certo… Esta é uma situação orgulhosa, mas não exagere na sua excitação! Porque se essa excitação se transformar em estresse, você prejudicará ao invés de apoiar seu filho enquanto ele começa a escola.
Cuidado ao escolher uma escola para o seu filho!
Evite enfatizar constantemente o cuidado que você tomou ao escolher uma escola para seu filho. Se a escola que ele/ ela frequenta serve o propósito artificial de enfatizar o status e mostrar ao ambiente quanto você valoriza seu filho, muitas vezes cria um fardo adicional sobre ele/ ela. Mais uma vez, escolher uma escola particular que exceda o orçamento familiar faz com que a criança se sinta culpada toda vez que o assunto é abordado. Isso pode levar a um aumento do estresse e da ansiedade no desempenho na escola, ou problemas de comunicação. É suficiente para o seu filho saber que você está fazendo o seu melhor para ele/ ela, que ele/ ela é apoiado e amado.
Conselhos para pais cujo filho :Não ligue seu amor ao sucesso escolar
Seu filho precisa mais do seu amor. O fato de que ele/ ela acha que seu amor é proporcional ao seu/ seu sucesso na escola causa-lhe/ seu grande estresse. Porque eles se preocupam que eles serão mal-amados, criticados e punidos por até mesmo um pequeno fracasso. Se você quer que seu filho tenha um ano escolar feliz e bem sucedido, certifique-se de que ele/ ela sente que o seu amor não está ligado ao seu/ seu sucesso na escola. Faça críticas construtivas, não destrutivas. Críticas intensas podem prejudicar a autoconfiança do seu filho. Não entre em pânico diante de uma situação negativa na escola, lembre-o/ ela dos aspectos positivos e faça ele/ ela ciente da situação.
O que importa é a felicidade
Começar a escola é uma situação muito estressante para uma criança. Sair de casa e aumentar as responsabilidades são as causas subjacentes do estresse, e adicionar o desempenho esperado em cima disso faz com que a criança tenha dificuldade. A fim de confortá-lo/ ela e minimizar o seu/ sua tensão, convencer o seu filho que “a coisa mais importante nesta vida é a felicidade”. No entanto, você também deve mostrar a ele/ ela com o seu comportamento que essa ideia não é apenas palavras. Em vez de ficar com raiva e reagir quando seu filho falha em seus/ seus estudos, faça ele/ ela pensar que ele/ ela pode superar essa situação.
Conselhos para pais cujo filho :Seja um ouvinte, não um juiz
Não importa o quão ocupado seja seu trabalho ou sua vida doméstica, sempre ouça seu filho. Nunca dê reações negativas diretas ao que ele diz. Porque as suas reações negativas fazem com que tenham medo e não sejam abertas consigo. Ouvir o seu filho com compreensão pode ajudar ele/ ela a dizer-lhe tudo o que está acontecendo abertamente e ajudá-lo a reconhecer um possível abuso ou um problema com a sua/ sua educação em uma fase inicial.
Ele deveria ser comparado aos seus amigos?
Comparar seu filho com seus/ seus colegas até um certo nível pode levar a resultados positivos. Por exemplo, comparações em termos de desenvolvimento físico, harmonia com amigos e sucesso acadêmico, especialmente em consulta com professores, podem ter efeitos positivos para o seu filho. No entanto, se esta situação atinge o nível de crítica negativa ou se é enfatizado que seu/ sua amiga é bem sucedida e superior a ele/ ela, a criança pode perceber isso como “Minha família não me ama.”
É certo recompensar alguém?
Recompensar, encorajar e apoiar as atitudes e comportamentos positivos da criança é muito importante. No entanto, quando recompensar, seja a favor de presentes sentimentais em vez de presentes com alto valor material. Por exemplo, você pode ir ao cinema, teatro ou um show de um herói favorito de conto de fadas. Lembre-se que a recompensa mais valiosa para ele/ ela é o tempo que ele/ ela passa com você.
Conselhos para pais cujo filho :Não saia sozinho no primeiro dia de aula
Um número significativo de crianças experimenta ansiedade de separação nos primeiros dias de escola. Um dos passos mais importantes para evitar isso é apoiar a individualização da criança antes mesmo da idade escolar. Se o seu filho não pode ficar sozinho na escola,
Você pode contribuir para a redução da ansiedade, ficando na sala de aula por um curto período de tempo nos primeiros dias de escola. Por exemplo, você pode ir à escola com seu filho de manhã e acompanhá-lo/ ela antes da aula. Você também pode pegar seu filho depois da escola, se possível.







