Como funciona o seu coração? A Fonte de Vida e Vitalidade
Como funciona o seu coração? A Fonte de Vida e Vitalidade O coração é o primeiro órgão a começar a bater no útero à medida que nosso corpo se forma. O coração do bebê começa a bater no útero a partir da sexta semana. Outros órgãos continuam a se formar em torno do coração e do sistema vascular. Em situações que exigem mais esforço físico, como correr ou escalar, sentimos nosso coração bater mais forte e mais rápido. O coração, como órgão em cujo funcionamento sentimos diferenças marcantes em tais mudanças de estado físico e mental, tem sido visto como fonte de vida e vitalidade, e é provavelmente por isso que se acredita que a alma reside no coração. Em média, nosso coração contrai 70 vezes por minuto, 104.000 vezes por dia e 38 milhões de vezes por ano para bombear sangue por todo o corpo. E pesando 280-300 gramas, é apenas o tamanho do nosso punho!”
A função do coração no corpo
O coração é uma bomba composta por um grupo de músculos muito resiliente que move o sangue através do nosso sistema circulatório, fornecendo ao nosso corpo nutrientes e oxigénio essenciais. O coração está localizado no centro do nosso peito, logo abaixo do esterno. A parte externa do coração é coberta por uma membrana chamada pericárdio. Entre esta membrana e o coração, há uma pequena quantidade de fluido lubrificante para permitir que o coração se mova livremente quando está funcionando. Como um sistema de bombeamento, ele coleta sangue do corpo através do sistema vascular, envia-o para os pulmões para oxigenação e bombeia o sangue enriquecido com oxigênio de volta ao corpo.
O Sistema de Trabalho do Coração
Nosso coração é composto de 4 câmaras. As válvulas do coração são como portas que se abrem em uma direção, controlando constantemente o fluxo de sangue pelas 4 câmaras.
• A circulação começa quando o sangue do corpo entra no átrio direito (átrio direito) através da veia cava superior e veia cava inferior e continua através da válvula triscúspide para a câmara inferior direita (ventrículo direito).
• De lá, passa pela válvula pulmonar e vai para os pulmões através da artéria pulmonar.
• Depois que o sangue é oxigenado nos pulmões, ele entra no coração através das veias pulmonares esquerda e direita no átrio esquerdo.
• Passa através da válvula mitral para o ventrículo esquerdo (ventrículo esquerdo). • Quando os músculos fortes da subdivisão esquerda (ventrículo esquerdo) se
contraem, o sangue oxigenrich passa pela válvula aórtica e é distribuído através da artéria principal chamada aorta e seus ramos para atender às necessidades do nosso corpo.
Nosso coração bombeia cerca de 5,5 litros de sangue em nosso corpo em 1 minuto. Isso significa 8 toneladas em um dia, 3.000 toneladas em um ano e 240.000 toneladas em 80 anos. Considerando que a vida média humana é de 80 anos, o sangue bombeado é suficiente para encher 24.000 navios-tanque com uma capacidade de cerca de 10 toneladas.”
Circulação sanguínea passo a passo
O coração tem um mecanismo muito sistemático. Uma única falha neste mecanismo pode acabar com a vida de uma pessoa. Os mecanismos mais importantes são as bombas dos lados esquerdo e direito: O coração tem átrios e ventrículos em ambos os lados. Os átrios funcionam como pequenas bombas e os ventrículos como grandes bombas.
1. O lado esquerdo do coração lida com sangue limpo; o átrio esquerdo e o ventrículo esquerdo no lado esquerdo do coração são responsáveis por entregar o sangue limpo aos órgãos e tecidos. O lado direito do coração lida com sangue sujo; o ventrículo direito e o átrio direito são responsáveis por entregar sangue sujo aos pulmões para limpeza.
2. Quando o sangue limpo chega ao coração, ele primeiro enche a pequena bomba no topo, o átrio esquerdo. De lá, é transferido para a bomba grande na parte inferior, o ventrículo esquerdo.
Embora cada átrio do coração pareça diferente, seu trabalho é realmente o mesmo: cada um é responsável por entregar sangue a um alvo específico. O funcionamento sistemático do mecanismo é muito importante por causa deste processo sequencial. Tudo tem de ser feito em sequência. Se esta ordem for interrompida, o coração ou é incapaz de bombear sangue para o corpo, ou o coração está sobrecarregado com sangue.
3. Para que esta sequência funcione corretamente, existem válvulas entre os átrios e ventrículos. Estas válvulas abrem unilateralmente na direção do fluxo. Quando os
átrios se contraem, estas válvulas abrem e o sangue enche a bomba grande, os ventrículos.
4. Uma vez que isso aconteceu, as válvulas se fecham novamente para que o sangue não retorne para onde veio. A veia principal traz sangue desoxigenado para o lado direito do corpo e as veias pulmonares levam-no aos pulmões. Como funciona o seu
5. A veia pulmonar traz sangue oxigenado dos pulmões para o lado esquerdo do coração e a aorta envia esse sangue por todo o corpo. Durante este movimento de sangue, as válvulas cardíacas contraem-se, permitindo que o sangue passe entre as câmaras. Estas válvulas também estão presentes nos ventrículos do coração. Quando os ventrículos se contraem, essas válvulas abrem e o sangue flui para dentro do corpo.
6. Quando o bombeamento para, as válvulas fecham, impedindo que o sangue bombeado retorne ao coração. O que percebemos como “batimento cardíaco” não é o som do coração se contraindo e relaxando enquanto pensamos. Quando ouvimos o batimento cardíaco, na verdade ouvimos o som dessas quatro válvulas abrindo e fechando violentamente. Como funciona o seu
Se a frequência cardíaca estiver abaixo de 60 ou acima de 100 batimentos por minuto, isso pode ser um sinal de perigo. As doenças cardiovasculares são uma das principais causas de morte em todo o mundo. Todos os anos, 17 milhões de pessoas no mundo e 160 mil na Turquia morrem devido a doenças cardiovasculares.







