Como escolher o protetor solar?
Os protetores solares são um produto protetor usado para proteger a nossa pele dos raios nocivos do sol. Portanto, é muito importante fazer a escolha certa e usá-la corretamente.
O que você precisa saber sobre protetores solares
Deve-se tomar cuidado para não sair ao sol ao meio-dia (entre 11.00-15.00) quando os raios solares são mais intensos. Além disso, guarda-chuvas, chapéus, roupas de cor clara devem ser usados e produtos de proteção solar devem ser usados conscientemente. Os produtos de proteção solar devem ter um fator de proteção acima de 30 e devem ser aplicados em quantidades suficientes. Deve ser aplicado meia hora antes de sair para a luz do dia e reaplicado a cada 4 horas. Se houver contato com a água, o efeito do protetor diminui em 50%. Se seco com uma toalha, o efeito desaparece completamente. O efeito do protetor também diminui com a transpiração.
Os filtros solares devem conter tanto filtros UVA como UVB
Os filtros solares devem conter filtros UVA e UVB, ser bem absorvidos pela pele, hidratar a pele, ser resistente à água, suor e fricção, ter uma longa duração de ação, ser fácil de aplicar, não conter substâncias nocivas, não irritar e não ser alergênico. Os cânceres de pele diminuem com o uso regular de protetores solares. Esses cremes também são os cosméticos anti-envelhecimento mais importantes.
Como escolher e usar protetor solar?
Ao escolher um protetor solar, o fator de proteção e a frequência de aplicação são mais importantes do que a marca. Estes cremes têm números chamados de fator de proteção (FPS). Para uma proteção eficaz, devem ser preferidos protetores solares com um número maior que 15. Para o rosto, de preferência o fator 30 e acima é mais apropriado. Estes cremes devem ser aplicados em todas as áreas abertas (incluindo o rosto, pescoço, lábios, lábios, parte superior das orelhas, pescoço e couro cabeludo calvo nos homens) meia hora antes de sair e deve ser usado por 4 estações e para a vida. A eficácia destes cremes diminui com a transpiração, fricção e natação dentro e fora do mar. Embora 1-2 aplicações por dia possam ser suficientes no inverno, é necessário aplicar a cada 2 horas ou mais frequentemente, conforme necessário durante o esqui nas montanhas ou no verão. Pode ser recomendado preferir produtos resistentes à água; no entanto, mesmo com estes, a repetição durante o dia é necessária. Os filtros solares não devem ser utilizados com o objetivo de ‘permanecer mais tempo ao sol’. Uma vez que os raios ultravioletas podem
passar através do vidro, estes cremes devem
ser usado mesmo quando sentado em varandas e na frente das janelas.
Quantos anos duram os protetores solares?
Os filtros solares têm uma vida útil de cerca de 3 anos. Os protetores solares que tenham expirado ou sido usados por mais de 3 anos podem não fornecer proteção eficaz. Esses cremes devem ser substituídos por produtos mais recentes. A exposição dos filtros solares ao calor direto e à exposição solar também reduz sua eficácia.
Os filtros solares interferem na produção de vitamina D na pele?
A luz solar é usada para produzir vitamina D em nossa pele. Todos os filtros solares, não importa o quão alto seja o fator de proteção e com que frequência eles são aplicados, permitem que alguma quantidade de luz solar passe pela nossa pele, o que é suficiente para a produção de vitamina D. Também obtemos vitamina D suficiente dos alimentos. Portanto, o uso de protetor solar praticamente não leva à deficiência de vitamina D.
Alimentos que as pessoas com sensibilidade ao sol não devem consumir
• Tília • Laranja • Limão • Bergamut • Salsa, aipo e endro • Anis • Nigella • Cenoura selvagem • Figo • Ervilhas (sem casca) • Mostarda • Leguminosas • Cruciferae • Família do repolho







