Azia O que é azia?
Azia O que é azia? Azia, é uma dor ardente no esôfago, que está localizado no peito, logo atrás do esterno. Em muitos casos, essa dor é particularmente grave depois de comer, à noite ou quando se deita ou se inclina. O esôfago é o tubo que conecta a boca ao estômago. Este tubo é feito de músculos que tentam empurrar o alimento para o estômago em ondas rítmicas. Uma vez no estômago, a comida é impedida de fluir para trás ou retornar ao esôfago por uma área circular especial do músculo chamada esfíncter inferior do esôfago, que está localizado onde o esôfago e o estômago se encontram. Além disso, a diferença de pressão no diafragma, que é composto por músculos lisos que separam o tórax do abdômen, ajuda a manter o conteúdo do estômago no estômago. O estômago é como um saco onde vários ácidos e enzimas se unem para começar a digerir alimentos. Existem células de proteção especiais que revestem o revestimento interno do estômago para evitar que ele seja ferido e inflamado pelo ácido no interior. No entanto, o esôfago não tem a proteção dessas células. Portanto, se o ácido estomacal e os sucos digestivos fluírem de volta para o esôfago, isso pode causar inflamação e danos graves ao revestimento desprotegido do esôfago. Esta condição é chamada de aziaA azia ocasional é uma condição comum e em muitos casos não há motivo para preocupação. Em muitos casos, a azia pode ser controlada com mudanças de estilo de vida e medicamentos sem receita médica. No entanto, casos mais frequentes de azia que interferem na rotina diária de um indivíduo podem ser um sintoma de uma condição mais grave que requer cuidados médicos.
Causas O que causa azia?
A azia é um sintoma de uma doença chamada refluxo gastroesofágico. Em suma, é causada pelo ácido estomacal que sobe pelo esôfago. Os fatores de risco para esta condição incluem aqueles que aumentam a produção de ácido no estômago, bem como problemas estruturais que permitem o refluxo ácido no esôfago.
Outras condições médicas, como gastrite ou infecção por H. pylori, também podem causar azia. Gastrite é o nome dado à inflamação do tecido protetor que reveste o interior do estômago.
Neste caso, náuseas e inchaço podem ser observados simultaneamente com azia após uma refeição. Casos não tratados de gastrite podem levar à formação de úlceras no estômago, aumentando assim o risco de câncer e sangramento gástrico. Helicobacter pylori é um tipo de bactéria que normalmente pode sobreviver no ambiente ácido do estômago. Quando esta bactéria se instala no estômago por fora e substitui as bactérias benéficas normalmente presentes no estômago, não causa sinais e sintomas em primeiro lugar em todos os casos. Com o tempo, essa infecção pode levar a sintomas como náuseas, apetite e perda de peso ou azia. É particularmente prevalente em países do terceiro mundo, onde a água potável não está disponível e onde os padrões de higiene e saneamento não são seguidos durante a preparação dos alimentos. Certos medicamentos, especialmente os anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), podem causar azia em indivíduos. Sensibilidades causadas por outras condições de saúde podem causar azia. Por exemplo, os pacientes celíacos podem sofrer azia em resposta a alimentos que contêm glúten, enquanto aqueles com intolerância à lactose podem experimentar azia em resposta aos produtos lácteos. Além da azia, outros sinais e sintomas também podem ocorrer. Em alguns casos, a indigestão também pode causar azia. Uma série de alimentos que as pessoas comumente comem e bebem na dieta pode aumentar a secreção de ácido gástrico, que pode ser um fator predisponente para azia. Estes incluem bebidas carbonatadas, sucos de frutas ácidas, como abacaxi, toranja ou suco de laranja, produtos de tomate, como tomates e ketchup, alimentos cítricos ácidos, como grapefruit, tangerinas, limões e laranjas, alimentos ricos em gordura, alimentos picantes, cebolas, cafeína e chocolate. O consumo excessivo de álcool e a fumaça do cigarro, direta ou indiretamente, também podem causar azia. Tem sido observado que fumar, em particular, tende a afetar a função do esfíncter esofágico inferior. Isso faz com que a válvula superior do estômago relaxe e o ácido flua de volta para o esôfago. Parte do estômago está localizada no peito em vez de dentro do abdômen. É por isso que uma hérnia de hiato, um tipo de hérnia, pode afetar diretamente o funcionamento do esfíncter esofágico inferior e pode ser um fator de risco para o refluxo. As hérnias de hiato normalmente não apresentam sinais ou sintomas por conta própria. No entanto, eles podem ser reconhecidos quando a azia ocorre devido ao esfíncter esofágico inferior não funcionar corretamente. A gravidez pode aumentar a pressão na cavidade abdominal e afetar a função do esfíncter esofágico inferior, tornando-o mais propenso ao refluxo e azia. A obesidade também pode causar refluxo devido ao aumento da pressão na cavidade abdominal.
Várias doenças que afetam diretamente o esôfago, como esclerodermia e sarcoidose, também podem causar azia como sintoma. Azia O que é
Quais são as complicações da azia?
A azia, que se repete com frequência e interfere na vida diária de um indivíduo, é considerada doença do refluxo gastroesofágico e não é isenta de complicações. Pode danificar seriamente o esôfago do indivíduo causando a escarificação, i.e. formação da cicatriz e stenosis no esófago. Se o refluxo ou azia gastroesofágica for ignorado, irritação e inflamação recorrentes do esôfago podem levar a pequenas úlceras de ruptura tecidual. Estas úlceras podem causar hemorragia interna grave. A azia não tratada pode levar a alterações pré-cancerosas no esôfago chamado esôfago de Barrett, que são pensados para causar um risco aumentado de câncer de esôfago.
Quais são os sintomas e tipos de azia?
Normalmente, o tipo mais comum de azia é causada pela doença do refluxo gastroesofágico. Nesta doença, o ácido estomacal flui de volta para o esôfago e causa dor. Essa dor pode ser sentida como uma sensação de queimação, muitas vezes na forma de um espasmo ou dor aguda atrás do esterno ou esterno. Muitas vezes, a dor do refluxo ácido pode ser confundida com a dor do ataque cardíaco. A dor por refluxo ácido pode permanecer na parte inferior do peito ou subir para a parte de trás da garganta e sentir-se como uma descarga muito ácida de água na parte de trás da garganta. Se o refluxo ácido pode subir para a garganta, laringe ou caixa de voz pode causar ataques de tosse ou rouquidão. Se o ácido que causa azia chegar à boca, pode causar um sabor amargo ou ardente e ácido na boca. Em casos de refluxo a longo prazo, tem-se observado que o ácido estomacal corroe o esmalte dos dentes e causa cáries. Os sintomas da azia pioram frequentemente após refeições pesadas, inclinando-se para a frente ou deitado. Em muitos casos, as pessoas afetadas podem acordar do sono devido à azia. A dor no peito causada por azia é semelhante aos sintomas de ataque cardíaco. Se uma pessoa sentir dor ou pressão torácica severa, especialmente em combinação com outros sinais e sintomas como dor no braço ou na mandíbula ou dificuldade para respirar, deve-se procurar atendimento médico urgente. Se a azia ocorrer mais de duas vezes por semana, se os sintomas persistirem apesar dos relaxantes estomacais de venda livre, se as dificuldades de deglutição, náuseas ou vômitos persistirem, ou se a perda de peso ocorrer devido à perda de apetite ou dificuldades alimentares, é altamente recomendável consultar um médico. Azia O que é
Métodos de diagnóstico Como a azia é diagnosticada?
A azia é uma queixa comum que pode ser confundida com outras doenças do peito, como ataque cardíaco, embolia pulmonar, pneumonia e dor na parede torácica. O diagnóstico da azia começa com o médico tomando o histórico médico do indivíduo e realizando um exame físico completo. Em muitos casos, este exame físico fornece informações suficientes para o médico fazer um diagnóstico preciso e iniciar um plano de tratamento. Em alguns casos, podem ser necessários mais testes e investigações. O indivíduo recebe bário e um material de contraste chamado gastrografin. Uma máquina de raio-x ou fluoroscopia é então usada para examinar o movimento para cima e para baixo do material de contraste. Este método de teste pode detectar possíveis irregularidades e inflamação nas paredes do próprio esôfago e das paredes internas do esôfago, bem como determinar se os músculos do esôfago estão funcionando corretamente de forma rítmica para empurrar o material de contraste para o estômago. No teste de endoscopia, um gastroenterologista usa uma câmera fiberóptica colocada na extremidade de um tubo flexível para olhar o revestimento do esôfago e estômago. Isso permite que qualquer inflamação ou úlcera seja detectada diretamente. Um aparelho no tubo pode ser usado para biopsia de pequenos pedaços de tecido para procurar células pré-cancerosas ou cancerígenas. Em casos mais raros, quando os métodos convencionais não confirmam o diagnóstico ou os sintomas são atípicos, o uso de monitores de pressão para manometria e testes de pH e a realização de medições de ácido através do esôfago também podem ajudar o médico a fazer um diagnóstico. Para este teste de sonda de ácido ambulatorial, um monitor de ácido é inserido no esôfago do indivíduo e conectado a um pequeno computador usado ao redor da cintura ou sobre o ombro com uma alça.
Métodos de tratamento Como prevenir a azia?
Para evitar azia, recomenda-se comer refeições menores e mais frequentes e não comer antes de dormir. Álcool, fumo e cafeína devem ser evitados. Levantar a cabeceira da cama onde você dorme para evitar que a gravidade mantenha o ácido no estômago e evite que ele vaze para cima pode ser útil para reduzir os efeitos do refluxo ácido.
Como tratar a azia?
O tratamento da azia pode basicamente ser realizado no processo de tratar o problema que causa a queima. Neste processo, pode ser necessário realizar medicação ou intervenção
cirúrgica. No curso da medicação, os antiácidos podem ser tomados após as refeições, na hora de dormir ou conforme necessário, com o conselho de um médico, tanto para ligar o excesso de ácido no estômago quanto para formar uma camada protetora cobrindo o esôfago. Estes são medicamentos que bloqueiam o efeito da histamina, um produto químico que estimula as células do estômago a produzir ácido, nas células produtoras de ácido do estômago. Os inibidores da bomba de prótons são outra classe de drogas que bloqueiam a produção de ácido pelo estômago. Alguns medicamentos estão disponíveis sem receita médica. No entanto, estes medicamentos podem potencialmente interagir com alguns outros medicamentos de prescrição e causar efeitos colaterais indesejados. Deve sempre consultar o seu médico antes de tomar estes medicamentos. A intervenção cirúrgica é uma opção para azia quando a medicação médica intensiva não fornece alívio adequado, as cicatrizes do esôfago de Barrett são vistas ou o refluxo é grave o suficiente para causar rouquidão, pneumonia ou chiado. Existem diferentes abordagens cirúrgicas para o refluxo esofágico. Na fundoplicatura, o estômago é enrolado em torno do esôfago inferior, basicamente criando uma nova válvula fisiológica para substituir o esfíncter esofágico inferior. Um número de novos dispositivos que podem ser envolvidos em torno do esôfago inferior que liga o esfíncter esofágico inferior estão sendo estudados.
Mudanças de estilo de vida e cuidados domiciliares para azia
Várias mudanças de estilo de vida que um indivíduo pode fazer podem ajudar a aliviar a azia. É importante manter um peso saudável. O excesso de peso coloca pressão sobre o abdômen, empurrando o estômago para cima e fazendo com que o ácido suba até o esôfago. É importante evitar roupas apertadas que pressionem o abdômen e, especialmente, o esfíncter esofágico inferior. O consumo de alimentos que desencadeiam azia deve ser reduzido. Refeições tardias e grandes devem ser evitadas. Em vez disso, muitas refeições pequenas ao longo do dia devem ser preferidas. Espere pelo menos três horas após uma refeição para se deitar. Os indivíduos que experimentam regularmente a azia na noite ou ao tentar dormir devem elevar a cabeça da cama colocando um montante sob os pés da cama. Se isso não for possível, o indivíduo deve colocar um objeto adequado entre o colchão e a cama para levantar o corpo da cintura para cima. Simplesmente elevar a cabeça com alguns travesseiros geralmente não é eficaz. Fumar ou beber álcool reduz a capacidade do esfíncter esofágico inferior para funcionar
corretamente. Azia O que é







