Astigmatismo O que é astigmatismo?
A córnea (a camada transparente na parte frontal do olho) refrata os raios que entram no olho. Para que o olho veja claramente, esses raios refratados precisam estar focados na retina, a camada da retina na parte de trás do olho. Se o olho puder focar os raios na retina, a função refrativa do olho é normal. Se os raios não estiverem focados na retina e uma imagem borrada for formada, ocorre um erro de refração. O astigmatismo é uma deformidade congênita da camada mais transparente do olho (córnea). Astigmats têm visão turva tanto perto quanto longe, e não podem ver objetos de forma clara e suave.
Causas O que causa o astigmatismo?
O astigmatismo é causado pela córnea que tem uma forma elíptica como um ovo quando deve normalmente ter uma forma redonda como uma laranja. As pessoas com astigmatismo veem as formas pontuais que elas olham como tendo bordas alongadas e dispersas. O astigmatismo é um problema simples com a forma como o olho focaliza a luz. Geralmente é congênito e pode ser associado à miopia ou hipermetropia. Como outra causa, também pode se desenvolver após lesão ocular ou cirurgia ocular
Quais são os graus de astigmatismo?
O astigmatismo permanece quase o mesmo ao longo do tempo, sem aumento ou diminuição significativos. O astigmatismo não é agravado pela leitura em condições de pouca luz, olhando muito de perto para a TV ou apertando os olhos.
Sintomas Quais são os sintomas do astigmatismo?
Os astigmats têm dificuldade em conduzir à noite devido à dispersão da luz. Os objectos distantes poderão parecer desfocados e ondulados. Especialmente aqueles com alto
astigmatismo sofrem de dores significativas nos olhos e na cabeça, além de não serem capazes de ver claramente. Os sintomas do astigma são geralmente os seguintes:
• Visão turva, • Visão dupla, • Visão sombria, • Dor de cabeça e olhos, • Fadiga ocular e dor de cabeça após leitura prolongada ou foco em algo, • Não aperte os olhos para ver claramente, • Dificuldade em ver quando se dirige à noite.
Estes sintomas do astigmatismo podem tornar difícil realizar suas atividades diárias. Se você tiver sintomas como os acima, não negligencie a consulta com um oftalmologista. O astigmatismo é um problema que pode ser corrigido com óculos, lentes de contato e tratamento a laser. Os sintomas do astigmatismo em crianças podem não ser detectados porque seu filho não está ciente da condição ou não a expressa. É por isso que os exames oftalmológicos de rotina em crianças são tão importantes. Estes exames incluem
• Dentro de 6 meses após o nascimento • 2, 5 – 3 anos de idade • Antes de começar a escola • É feito uma vez a cada 1 ou 2 anos durante o ano letivo.
Métodos de tratamento Como o astigmatismo é tratado?
É diagnosticado com um simples exame ocular. O astigmatismo pode ser tratado com óculos e lentes de contato, bem como cirurgia a laser ou intraocular.
Óculos
As lentes oculares são curvas para corrigir a forma astigmática da córnea ou lente que causa visão turva. É o tratamento mais comum e simples para o astigmatismo. O uso de óculos não afeta o grau de astigmatismo. Sem óculos, não há visão clara, mas os óculos não causam progressão ou quedas. Lentes de contato As lentes de contato macias chamadas lentes tóricas podem ser preferidas para
astigmatismo, e as lentes de contato duras permeáveis ao gás podem ser preferidas se o grau de astigmatismo for maior.
Cirurgia a laser ocular
Para aqueles que não preferem óculos e lentes, o outro método de tratamento, cirurgia ocular a laser, remodela a córnea. Assim, seus olhos podem focar melhor os raios de luz. Não há garantia de número zero 100% após o laser, mas aproximadamente 95 em cada 100 pessoas que têm laser para astigmatismo e miopia podem ver totalmente sem óculos ou lentes de contato.







