A gripe cardíaca causa insuficiência cardíaca
A gripe cardíaca causa insuficiência cardíaca A gripe, que muitas pessoas geralmente pensam como uma doença menor, às vezes pode causar sérios problemas de saúde. Isso ocorre porque a gripe também pode se espalhar para alguns órgãos internos.
Não chame isso de gripe
Os pulmões e o coração são os órgãos onde a gripe se espalha. Quando a gripe afeta os pulmões, pode causar pneumonia, enquanto que quando afeta o coração, pode causar insuficiência cardíaca.
A gripe cardíaca geralmente afeta os homens
Enquanto o envolvimento cardíaco é menos comum em cepas comuns de gripe, tipos mais raros de vírus como o Coxsackie podem se estabelecer no coração. O envolvimento cardíaco varia de acordo com o tipo de vírus da gripe. Enquanto a principal área afetada no coração é o pericárdio, menos frequentemente os músculos do coração também são afetados pelo vírus da gripe. A gripe cardíaca é mais comum em homens entre 20 e 50 anos. Isto é porque as doenças cardiovasculares se desenvolvem mais frequentemente nos homens e o coração masculino é mais suscetível a estas doenças. Além disso, o fato de os homens estarem mais envolvidos na vida empresarial, viajarem mais e estarem em ambientes lotados com maior frequência são outros fatores de risco para o desenvolvimento da gripe cardíaca. Como a gripe cardíaca é uma das principais causas de insuficiência cardíaca, especialmente em jovens, os ataques recorrentes pioram esse quadro. Pessoas com baixa resistência corporal, doenças reumáticas ou cancerígenas também correm maior risco de o vírus da gripe afetar o coração.
Sintomas de gripe cardíaca
Na gripe cardíaca, os sintomas gerais da gripe, como dor de garganta, fraqueza e mal- estar, gradualmente dão lugar a dores no peito, palpitações e falta de ar. Na dor no peito associada à gripe cardíaca, a intensidade da dor geralmente aumenta com a respiração e deitado de costas. Estes sintomas relacionados ao coração aparecem frequentemente dentro de 10 dias após queixas da garganta. O envolvimento do coração pode desenvolver-se mesmo que as queixas da garganta sejam suaves. A gripe geralmente se instala na membrana cardíaca e aumenta a produção de líquidos da membrana, levando ao acúmulo de fluidos em torno do coração. Em casos de gripe que se espalha para o músculo cardíaco, problemas como falta de ar grave, pressão arterial baixa e acúmulo de líquidos nos pulmões se desenvolvem. Em casos mais raros, o músculo cardíaco também está envolvido e pode ocorrer insuficiência cardíaca. Uma das causas de aumento do coração e insuficiência cardíaca em adultos é a gripe recorrente que afeta o coração. Uma vez que os sintomas da gripe envolvendo o progresso do coração com queixas gerais como a gripe normal, o diagnóstico pode ser feito mais facilmente com uma abordagem cética. O diagnóstico definitivo pode ser feito com exame cardíaco, eletrocardiograma (eletrocardiografia), ecocardiograma (ecocardiografia), exames de sangue e pulmão.
A gripe cardíaca pode voltar
As pessoas que desenvolvem envolvimento cardíaco após a gripe têm um risco maior de desenvolver essa condição novamente. Na verdade, a doença reaparece em aproximadamente 15-30 por cento dessas pessoas. Episódios recorrentes de gripe cardíaca podem levar ao espessamento da membrana do coração e afinamento do músculo cardíaco, o que pode eventualmente levar ao desenvolvimento de insuficiência cardíaca. O papel da vacina contra a gripe na prevenção da gripe cardíaca ainda não está claro. Muitos dos raros vírus que infectam o coração não estão incluídos nas vacinas padrão contra a gripe. O desenvolvimento de vacinas para esses vírus raros está em andamento. Por isso, é muito importante tomar medidas preventivas para prevenir ataques de gripe cardíaca. Evitar o contato direto com pessoas gripadas, evitar comportamentos que facilitam a transmissão do vírus da gripe como apertar as mãos, abraçar e beijar, e usar máscaras em locais muito lotados reduzem o risco de contrair a gripe. Além disso, uma dieta saudável que aumenta a resistência do corpo e atende às necessidades vitamínicas do corpo também fornece resistência contra a gripe.
O tratamento de suporte é muito importante
Como na maioria dos casos de gripe, a gripe cardíaca requer tratamento de suporte. Especialmente se houver liberação de líquido da membrana cardíaca, a medicação supressora de inflamação é aplicada. O tratamento medicamentoso específico está disponível para alguns tipos de vírus, como a gripe. Se houver propagação para o músculo cardíaco, reguladores de ritmo e afinadores do sangue podem ser administrados. Em casos raros de insuficiência cardíaca, as pessoas são tratadas em cuidados intensivos. No entanto, o principal tratamento ainda é o repouso e o consumo regular de alimentos que aumentarão a resistência do corpo.







