A era do tratamento personalizado no câncer
A era do tratamento personalizado no câncer Estão a ocorrer desenvolvimentos significativos nos domínios da imunoterapia, das terapias específicas e dos tratamentos biológicos para o cancro.
Novo poder contra o câncer: tratamento personalizado
O câncer, que no passado era referido como uma ‘doença implacável’, mas se tornou curável graças aos rápidos avanços da medicina e da tecnologia nos últimos anos, será confrontado com métodos completamente diferentes de diagnóstico e tratamento em poucos anos.
Tratamento individual e específico do tumor
O câncer, cuja incidência está aumentando devido a uma dieta não saudável e fatores ambientais, deve afetar mais 27 milhões de pessoas em 2030. No entanto, os rápidos avanços no diagnóstico precoce e tratamento do câncer nos últimos anos têm aumentado as esperanças. Enquanto uma nova era entrou com a terapia direcionada no câncer, as características das células tumorais são melhor compreendidas com o desenvolvimento da tecnologia. Os tratamentos são planejados individualmente e especificamente para o tumor, e usando terapias direcionadas, as células cancerosas são mantidas sob controle com tratamentos de longo prazo e a expectativa de vida é prolongada. Ao identificar alvos que as células cancerosas carregam, mas que não são encontrados em células normais, terapias biológicas com alta eficácia, poucos efeitos colaterais e, portanto, mais confortáveis são observados como os desenvolvimentos mais importantes no tratamento do câncer. A era do tratamento
Não há mais perda de cabelo no tratamento do câncer
Há mais medicamentos para quimioterapia do que há 10 anos. Ao mesmo tempo, terapias de suporte apropriadas estão sendo desenvolvidas para minimizar os efeitos colaterais. Por exemplo, a perda de cabelo não é vista com a maioria das drogas direcionadas, e baixas contagens de sangue e imunossupressão também são evitadas. Terapias direcionadas são aplicadas com sucesso em muitos tipos de câncer, especialmente câncer de mama, intestino e rim. Na imunoterapia, que tem vindo a ser pioneira nos últimos anos em tratamentos oncológicos, o objetivo é reativar os sistemas de defesa do próprio paciente para combater a doença. Por exemplo, no melanoma, um câncer de pele, este método prolongou a expectativa de vida na doença metastática e mostrou benefício de sobrevivência a longo prazo. Portanto, tomou o seu lugar como a abordagem de tratamento padrão.
Os tumores serão detectados muito mais cedo
Nos próximos anos, espera-se que tanto o diagnóstico quanto os métodos de tratamento do câncer sejam muito diferentes dos atuais. Hoje, o tumor pode ser diagnosticado com métodos de imagem radiológica e biopsias, mas no futuro, diz-se que será possível diagnosticar o tumor mesmo em seus estágios iniciais, que ainda não podem ser detectados radiologicamente. Sabe-se que alguns fármacos desenvolvidos nos últimos anos são eficazes no controle da doença, utilizando o mecanismo de freio, e que estes medicamentos, que são aprovados principalmente no tratamento do melanoma, aumentaram a taxa de sucesso para 70 por cento e são promissores para outros cânceres. Da mesma forma, o tratamento eficaz é fornecido com imunoterapia em câncer de pulmão de células não pequenas. Graças aos últimos desenvolvimentos no tratamento do câncer, o câncer está agora entre as doenças curáveis.
Se não quiser ter câncer!
Todos os anos, 14 milhões de pessoas no mundo são diagnosticadas com câncer e aproximadamente 150 mil novos casos de câncer são vistos em nosso país a cada ano. Para prevenir o cancro;
• Evite álcool e cigarros, • Coma legumes e frutas, • Não cozinhe alimentos em fogo direto, • Exercitar-se regularmente, • Mantenha seu peso ideal, • Evite alimentos processados, • Comer uma dieta equilibrada e natural, • Não consuma bebidas gaseificadas.
Terapia direcionada
O tratamento personalizado do câncer significa que a escolha do tratamento é determinada de acordo com as características genéticas da pessoa e do tumor. Desta forma, as células cancerígenas são mantidas sob controle com tratamentos de longo prazo, a pessoa vive uma vida mais confortável com menos efeitos colaterais e a expectativa de vida é estendida. Os tratamentos biológicos com alta eficácia e poucos efeitos colaterais são os desenvolvimentos mais importantes no tratamento do câncer, identificando alvos transportados por células cancerosas que não são encontradas em células normais. Embora as terapias direcionadas sejam aplicadas com sucesso em muitos tipos de câncer, especialmente os cânceres de células renais (intestinais) e de mama, por exemplo, a queda de cabelo, a queda nos valores sanguíneos e a imunossupressão não são vistas na maioria dos medicamentos direcionados.
Nova modalidade de tratamento imunoterapia
O objetivo da imunoterapia, que tem vindo a ser pioneira nos últimos anos em tratamentos oncológicos, é aumentar a capacidade do paciente para combater a doença através da reativação de seus próprios sistemas de defesa. A abordagem imunológica pode proporcionar benefícios clínicos duradouros. Por exemplo, no melanoma, um câncer de pele, a imunoterapia prolongou a sobrevida na doença metastática e mostrou benefício de sobrevivência em longo prazo. Portanto, tomou o seu lugar como a abordagem de tratamento padrão. A era do tratamento







