9 precauções para proteção solar
9 precauções para proteção solar Se você não for cuidadoso e ficar no sol por longos períodos de tempo com o desejo de bronzear, você pode causar sérios danos à sua saúde.
Não use protetor solar remanescente do verão anterior
Com os meses de verão, a maioria de nós se joga sob o sol para atender à necessidade do nosso corpo por vitamina D e ter uma pele bronzeada. Se você sair ao sol no momento certo e com as precauções necessárias, poderá ter um tempo agradável e contribuir para a sua saúde. Se você não for cuidadoso e ficar sob o sol por longos períodos de tempo com o desejo de bronzear, você pode causar sérios danos à sua saúde. Na verdade, os raios UVA e UVB nocivos nos raios solares podem causar muitas mudanças negativas em nossa pele. Além dos efeitos imediatos, como queimaduras, vermelhidão e bolhas na pele, também pode haver danos subsequentes, como secura, rugas finas e profundas, manchas marrons e vermelhas. Muito mais importante, é um convite ao câncer de pele, cuja incidência está aumentando hoje! Além disso, o câncer de pele, que costumava ser mais um problema para os idosos, agora está ameaçando até mesmo aqueles em seus 20 anos devido à camada de ozônio. Por esta razão, é muito importante que você não cometa o erro de bronzear-se para parecer bonito e proteger sua pele do sol regularmente. Aqui estão 9 precauções que você deve tomar para se proteger dos raios nocivos do sol.
Não tome sol a estas horas
Para evitar danos na pele, não saia entre as 11:00 – 16:00 quando os raios solares nocivos estiverem mais íngremes. Se tiver de sair, nunca negligencie a utilização do protector solar. Certifique- se que o factor de protecção solar do produto que usa no verão é 50 (SPF).
Compre produtos adequados para o seu tipo de pele
O mais importante que você deve prestar atenção nos protetores solares é que eles têm propriedades protetoras contra os raios UVA e UVB. Os protetores em forma de leite aplicados ao corpo e a outras partes do corpo podem não ser adequados para o rosto e podem exacerbar problemas existentes, como acne e sensibilidade. Por esta razão, seria mais apropriado escolher os produtos de proteção solar que você usará para o rosto de acordo com características da sua pele. Se a sua pele é oleosa, deve escolher produtos à base de água que não causem pele oleosa e matifiquem a pele. Se você tem pele seca, será mais benéfico usar produtos de proteção solar que também tenham propriedades hidratantes. Se a sua
pele é alérgica, acneica, com manchas ou avermelhada, você deve usar filtros solares especiais para este tipo de problema. Embora esses produtos protejam a pele do sol, eles também fornecem tratamento para a doença subjacente.
Aplique o seu protetor solar antes de sair
É muito importante aplicar protetor solar 20 minutos antes de sair, enquanto você ainda está dentro de casa, não depois de ir ao ar livre. Certifique-se de aplicar o produto protetor nas áreas expostas que serão afetadas pelo sol, como as pálpebras, os braços internos, pescoço, orelhas externas, lábios e a parte superior dos pés, enquanto você ainda estiver usando suas roupas.
Importa o quanto você usa
Outra regra que você deve seguir para o protetor solar ser benéfico é aplicar uma quantidade suficiente em sua pele. Aplique pelo menos um punhado de protetor solar nas partes expostas do seu corpo. Preste atenção especial às áreas onde os raios solares são perpendiculares, como as orelhas, pescoço, nariz, ombros e parte superior dos pés. Não use produtos de proteção solar do verão anterior, mesmo que você os tenha armazenado em condições apropriadas, se eles estiverem expirados, estiverem no sol por muito tempo ou tiverem uma tampa ou caixa deformada. Tenha cuidado para não deixar os produtos de proteção solar ao sol, seja na praia, no carro ou em outro lugar, pois o calor reduzirá sua eficácia.
Cuidado com o tempo nublado!
Os raios ultravioletas nocivos do sol também podem penetrar através de janelas ou cortinas de carros em casa. Mesmo em tempo nublado, eles podem filtrar através de nuvens e causar danos à nossa pele. Portanto, continue a usar produtos de proteção em partes expostas do seu corpo mesmo nessas situações.
Repita a cada 2 horas
O efeito dos produtos de proteção solar dura em média 2 horas. Portanto, não se esqueça de reaplicar o produto a cada 2 horas enquanto estiver ao ar livre. Após transpiração excessiva, natação ou banho, repita o processo independentemente do tempo. 9 precauções para proteção
Ficar na sombra não é o suficiente
Como os raios do sol também são refletidos do ambiente, eles também refletem da piscina,
mar, areia e solo. Portanto, sentar-se na sombra pode não ser suficiente para se proteger do sol. Continue a aplicar protetor solar nas áreas expostas, mesmo na sombra.
Não se esqueça dos lábios e da parte superior do nariz!
A área dos lábios e o topo do nariz estão entre as áreas faciais mais negligenciadas durante os meses de verão. Mas cuidado! Como eles têm uma estrutura mais fina em comparação com outras áreas e estão constantemente expostos aos raios solares, não apenas quando você está perto do mar, doenças e cânceres de pele devido a raios solares nocivos são mais comuns nessas áreas. Portanto, proteja sempre os lábios e o topo do nariz com protetor solar SPF 50, de preferência com produtos especialmente produzidos para essa área. Reaplique o creme quando você limpar os lábios depois de comer. 9 precauções para proteção
Use roupas que sejam escuras e não muito finas
Torne um hábito usar óculos grandes com proteção ultravioleta e um chapéu de aba larga quando estiver na rua. No verão, roupas especialmente projetadas com proteção ultravioleta são recomendadas para proteção solar. É útil preferir essas roupas enquanto nadam e praticam esportes. Algodão e roupas de cor clara que gostamos de usar no verão passam facilmente os raios ultravioletas. Sua permeabilidade aumenta especialmente quando se molham com suor ou água. Roupas bem tecidas, de cor escura e não muito finas são mais protetoras.







