7 recomendações para proteger o fígado
7 recomendações para proteger o fígado O que fazer para proteger o fígado, que está em perigo de se tornar gordo? Uma dieta saudável é um dos passos mais importantes na proteção do fígado. Leia estas dicas para proteger o fígado.
Cuidado com a doença hepática gordurosa!
Enquanto nossos órgãos com suas funções separadas trabalham para nós, também precisamos protegê-los. Alguns órgãos, como o fígado, precisam de mais proteção. Isto é porque o fígado armazena vitaminas, açúcar e ferro, e metaboliza resíduos prejudiciais tais como a amônia, as medicinas e outras substâncias tóxicas no sangue. Por isso, é vital que cuidemos do nosso fígado. Caso contrário, a hepatite, que significa inflamação do fígado, ocorrerá. Quando a inflamação se torna crônica, danos permanentes, cirrose, se desenvolve. Pior ainda, há um alto risco de desenvolver câncer no tecido hepático danificado. Na verdade, não é difícil proteger seu fígado com mudanças de estilo de vida e acompanhamento regular! Aqui estão as precauções que devemos tomar para um fígado saudável…
1. O álcool não é a única causa de fígado gorduroso
O álcool não é a única causa de doença hepática gordurosa. Se desenvolve sozinho ou em combinação com a inflamação, a causa mais comum é a obesidade, que é o principal problema de saúde de hoje! O fígado gordo é visto em um de cada 4-5 pacientes que se submetem ao ultra-som por qualquer motivo. Afirma-se que o risco diminui com uma perda de peso de 10%. Para prevenir a doença hepática gordurosa, é muito importante parar de beber álcool, parar de fumar, perder peso, fazer exercícios e manter o açúcar no sangue sob controle.
2. O álcool causa cirrose
O álcool é um dos fatores mais prejudiciais para o fígado. Beber mais de 80 ml de álcool por dia para homens e 20 ml por dia para mulheres, e ao longo de 10 anos, aumenta o risco de cirrose. Por esta razão, é muito importante que você desista do álcool ou consuma muito pouco. 7 recomendações para proteger
3. Por que uma dieta mediterrânea é importante?
Uma dieta mediterrânea previne doenças hepáticas gordurosas. Por esta razão, tente comer uma dieta de estilo mediterrâneo e evite gorduras animais, produtos de carne processada, miudezas, quantidades excessivas de carboidratos e açúcar. É muito importante comer frutas e legumes frescos diariamente e evitar gorduras trans. Também é útil comer mais alcachofras e todos os vegetais amarelos e verdes na estação, pois ajudam a remover substâncias tóxicas do fígado. Ômega 3 e antioxidantes também reduzem a gordura. Os antioxidantes protegem contra toxinas nocivas, aceleram a eliminação de toxinas e ajudam o fígado a funcionar normalmente. As melhores fontes naturais de antioxidantes são frutas e legumes.
4. Perder peso rapidamente também faz você engordar
De acordo com pesquisas, dieta e exercício juntos são mais eficazes na redução da doença hepática gordurosa. No entanto, perder peso rapidamente também pode engordar o fígado. Idealmente, você deve perder uma média de 500-900 gramas por semana. Portanto, faça exercícios de forma equilibrada e cronometrada. Por exemplo, você pode fazer exercícios aeróbicos moderados 5-6 dias por semana durante 30-45 minutos cada.
5. O pesadelo do fígado Hepatite
Na Turquia, a hepatite crônica e a cirrose são mais comumente causadas pelos vírus da hepatite B e C. Embora sejam mais comumente transmitidos pelo sangue, eles também podem ser transmitidos sexualmente ou de mãe para bebê. A vacina contra hepatite B fornece proteção. No entanto, não há vacina para hepatite C até agora. Para proteção, recomenda-se controlar bem o sangue e os produtos sanguíneos, não compartilhar itens pessoais como escovas de dentes e lâminas de barbear, prestar atenção à esterilização durante a manicure, pedicure, tatuagem e piercing e vacinar pessoas com alto risco de infecção.
Beba 1-2 xícaras de café por dia
A doença hepática gordurosa é causada pelo acúmulo de gotículas de gordura dentro das células do fígado. Com o tempo, ocorre comprometimento estrutural e funcional do fígado em relação à quantidade de depósitos gordurosos. A inflamação no fígado devido aos depósitos gordos é chamada ‘esteatohepatite’. Se a esteatohepatite persistir por anos, pode levar à cirrose. Especialmente em estudos recentes; embora o mecanismo não seja
totalmente compreendido, foi relatado que 1-2 xícaras de café por dia reduz o risco de desenvolvimento de câncer de fígado e fígado gorduroso.
7. A medicina desnecessária prejudica o fígado
Evite usar medicamentos e remédios à base de plantas não recomendados por um médico. É muito importante que você tome analgésicos e antipiréticos, derivados de corticosteróides e alguns antibióticos na dose e duração recomendada pelo seu médico. Doses excessivas ou uso desnecessário a longo prazo desses medicamentos podem levar à deterioração da estrutura do fígado ou insuficiência hepática. 7 recomendações para proteger







