7 dicas para prevenir varizes
7 dicas para prevenir varizes Ficar em pé ou sentado por muito tempo, um estilo de vida longe dos esportes, não subir escadas e não ser capaz de controlar o peso estão entre os fatores que causam varizes.
O que é varizes?
As varizes são uma condição que ocorre nas veias das pernas, responsáveis por devolver sangue sujo ao coração.
E as varizes, por exemplo?
O aumento da pressão arterial dentro da veia causa dilatação da parede do vaso e deterioração da estrutura da válvula, e o sangue escapa de volta para os pés. A doença torna-se aparente quando a estrutura da válvula perde sua função e o sangue começa a fazer backup.
Sintomas de varizes na perna
Queixas como dor, cãibras, inchaço e descoloração nas pernas estão entre os sintomas da doença. Por esta razão, a captura de todos esses sintomas no estágio inicial oferece grande conveniência no tratamento. As varizes são um problema que deve ser levado a sério. Se não for prevenida em um estágio inicial, a intervenção cirúrgica é necessária nos estágios posteriores. Especialmente quando a insuficiência circulatória devido a varizes e feridas relacionadas ocorre, o tratamento torna-se mais difícil.
A estrutura vascular das mulheres é propensa a varizes
As mulheres são mais propensas a desenvolver a doença porque a estrutura elástica da parede venosa é mais propensa à dilatação do que os homens, o efeito de fatores hormonais e os músculos das pernas mais fortes nos homens. Além disso, outro fator que desencadeia varizes nas mulheres é o aumento da pressão no abdômen durante a gravidez e a pressão nas veias principais. Alguns comportamentos errados que fazemos consciente ou inconscientemente em nossas vidas diárias também abrem o caminho para a formação da doença. Ficar em pé ou sentado por muito tempo, um estilo de vida longe dos esportes, não subir escadas e não controlar o peso estão entre os fatores que causam varizes.
Para prevenir as varizes 1- Exercício físico regular
Dedique 30 minutos por dia para esportes. Se você não puder, use as escadas em vez do elevador durante o dia e caminhe em todas as oportunidades. Embora seja um exercício simples, você pode fortalecer os músculos posteriores da panturrilha ao se levantar com o apoio da borda da mesa e pisar no chão novamente.
2- Livrar-se do seu excesso de peso
Uma das causas importantes de varizes é o excesso de peso. O excesso de peso pode ser considerado um obstáculo para o retorno do sangue das pernas ao coração. Além disso, a pressão de peso nas veias e a restrição de movimento devido ao excesso de peso estão entre as causas mais importantes da doença.
3- Pedalar ou subir escadas
Um dos fatores mais importantes no retorno do sangue nas veias das pernas para o coração é a contração dos músculos das pernas, que são definidos como bombas musculares, para fornecer fluxo venoso. Um dos melhores exercícios para esses músculos é pedalar. Se você não tiver a chance de andar de bicicleta, pode deitar no chão e pedalar no ar. Fazer movimentos sequenciais para cima e para baixo em uma placa de degrau ou degrau pode fortalecer a bomba muscular e proporcionar alívio em pacientes com varizes.
4- Descanse com os pés para cima
Ao descansar, ter os pés mais altos do que o nível do coração reduz a pressão na parede venosa, facilitando o retorno do sangue ao coração. Da mesma forma, uma ligeira inclinação criada ao levantar a extremidade do pé da cama pode aliviar o fluxo sanguíneo venoso.
5- Aplique água fria periodicamente
A aplicação fria provoca encolhimento na parede do vaso e direciona o fluxo sanguíneo para o coração. Também tem um efeito protetor na dilatação da parede do vaso.
6- Usar meias de compressão
As meias de proteção são um dos métodos que impedem a formação e progressão da doença, aplicando pressão externa às pernas, facilitando o fluxo de sangue para o coração e impedindo que ele se acumule nas veias.
7- Evitar o calor extremo
O tempo quente pode fazer com que as veias se dilatem, o que pode levar ao desenvolvimento da doença. Portanto, evite ficar fora em clima quente, tanto quanto possível.







