4 avanços no tratamento do câncer
4 avanços no tratamento do câncer Todos os anos, 14 milhões de pessoas no mundo são diagnosticadas com câncer e mais de 32 milhões de pessoas vivem com câncer. Em nosso país, aproximadamente 150 mil novos casos de câncer são diagnosticados a cada ano.
Sobrevida prolongada por drogas inteligentes e outros métodos
A prevalência do câncer está aumentando a uma taxa anual de 1-2% em quase todos os países do mundo. A notícia encorajadora é que, graças aos avanços no diagnóstico e tratamento precoce, o câncer agora é uma doença curável. Mesmo em tipos de câncer incuráveis ou cânceres avançados, o controle a longo prazo da doença agora pode ser alcançado. Os progressos registados nos últimos anos no tratamento, que tanto prolongaram a vida como melhoraram a sua qualidade são os seguintes;
1. Drogas inteligentes
Enquanto os medicamentos clássicos de quimioterapia impediam que as células cancerígenas se dividissem e se multiplicassem, a proliferação de células saudáveis também foi parcialmente evitada. Como resultado, efeitos colaterais como diminuição dos níveis sanguíneos, perda de cabelo, náuseas e vômitos ocorreriam. O mundo médico moderno, que continua a procurar maneiras de prolongar a vida do paciente e protegê-los dos efeitos colaterais graves da quimioterapia clássica, desenvolveu terapia direcionada, em outras palavras, “drogas inteligentes”. A terapia direcionada é projetada para parar um gene ou proteína que é crítico para a sobrevivência, crescimento ou propagação de células cancerosas. Este método de tratamento, que identifica alvos que não são encontrados em células normais, mas são encontrados em células cancerosas, é um dos desenvolvimentos mais importantes no tratamento do câncer nos últimos 10 anos. Os medicamentos direcionados, que aumentam a taxa de sucesso do tratamento em até 15%, são aplicados com sucesso em muitos tipos de câncer, especialmente o câncer de mama, o câncer intestinal, o câncer de pulmão e o câncer de células renais (renais). O tratamento direcionado prolonga a expectativa de vida e melhora a qualidade de vida. Desde que as drogas visadas têm poucos efeitos negativos em pilhas saudáveis, os pacientes podem evitar efeitos secundários severos. Por exemplo, a perda de cabelo não é vista na maioria dos pacientes. Não há queda nos valores sanguíneos e não há supressão da imunidade. Como as células normais não são mais alvo, os efeitos colaterais, como náuseas e vômitos, e uma diminuição no número de células sanguíneas são muito menos comuns. 4 avanços no tratamento
2. Imunoterapia
O objetivo do tratamento imunoterápico, que tem vindo a ser pioneiro nos últimos anos em tratamentos oncológicos, é reativar os próprios sistemas de defesa do paciente e assim combater a doença. O tratamento de imunoterapia é usado como o principal método no câncer. A imunoterapia pode fornecer benefícios clínicos duradouros. Por exemplo, no melanoma, um câncer de pele, este método prolonga a expectativa de vida na doença metastática (generalizada) e o paciente pode sobreviver por muito tempo. Os estudos que começaram no tratamento do melanoma rapidamente se voltaram para outros cânceres. O tratamento com imunoterapia mostrou prolongar a vida no tratamento do câncer de pulmão e se tornou o tratamento padrão em 2015. Algumas drogas também são eficazes no controle da doença usando o mecanismo de freio. A imunoterapia também é promissora para outros tipos de câncer.
3. Tratamento personalizado
Outro desenvolvimento importante no campo da oncologia é o tratamento personalizado. As vantagens de um tratamento personalizado, que se baseia na determinação da escolha do tratamento em função das características genéticas do indivíduo e do tumor, podem ser enumeradas do seguinte modo:
• Oferece mais conforto ao paciente, pois tem alta eficácia e poucos efeitos colaterais. • Mesmo nos mesmos tipos de câncer, há diferenças no nível molecular e diferentes
respostas podem ser obtidas em tratamentos. Com este método, as características genéticas da pessoa e do tumor podem ser determinadas e o medicamento mais apropriado pode ser selecionado para essa doença.
• Além disso, os resultados podem ser obtidos em termos de mais de 50 alterações genéticas, examinando a célula cancerosa no nível molecular. Desta forma, o tratamento altamente eficaz pode ser determinado selecionando a droga apropriada para a mudança genética detectada na célula cancerosa.
Esses testes começaram a ser recomendados em diretrizes internacionais, especialmente para o câncer de pulmão. Os desenvolvimentos rápidos continuam a determinar o perfil genético do cancro.
4. Terapia medicamentosa anticancerígena
Um dos desenvolvimentos mais importantes no campo da oncologia é a terapia medicamentosa anticancerígena. Em doenças como o câncer de mama e ovário, grupos de alto risco podem ser identificados e o tratamento preventivo pode ser aplicado. Em estudos publicados em 2014, verificou-se que em 4 mil mulheres de alto risco com alta densidade mamária, história familiar e alterações mamárias, o desenvolvimento do câncer foi reduzido em 50% dentro de 5 anos com o uso de medicamentos. 4 avanços no tratamento







