Você pode prevenir a doença renal crônica!
Você pode prevenir a doença renal crônica! Você cuida bem dos seus rins, que desempenham uma tarefa importante ao filtrar substâncias nocivas no sangue? Na doença renal crônica, a prevenção é mais importante do que o tratamento.
8 dicas para proteger a saúde dos rins
A doença renal crônica, que se tornou um problema de saúde pública muito importante nos últimos anos, pode realmente ser detectada precocemente com simples exames de urina e sangue. Desta forma, pode ser prevenida ou sua progressão pode ser adiada. A doença renal crônica progride frequentemente para o estágio final da insuficiência renal, que ameaça seriamente a saúde do paciente com baixa qualidade de vida e taxas de mortalidade, e o orçamento de saúde com tratamentos de diálise e transplante renal de alto custo. Os grupos de maior risco para doença renal crônica são aqueles com diabetes, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, história familiar de doença renal e idosos. Outros fatores de risco incluem obesidade, tabagismo, cálculos renais, infecções recorrentes do trato urinário, uso frequente de analgésicos e doenças do tecido conjuntivo.
Cuidado com o risco de doença renal crônica em crianças!
Aproximadamente 10% dos adultos em todo o mundo têm doença renal. Em nosso país, um em cada 7 adultos tem doença renal crônica. Enquanto milhões de pessoas sofrem desta doença, apenas uma em cada 10 pessoas com doença renal está ciente da sua doença. A doença renal crônica muitas vezes se manifesta no estágio final da insuficiência renal. Hoje, as crianças também estão em sério risco. O aumento da incidência de doença renal crônica em crianças é uma indicação de que essa doença levará a uma grande perda de mão-de-obra e custos de tratamento na sociedade nos próximos anos. É de grande importância diagnosticar e tratar a doença renal crônica precocemente, especialmente em crianças e jovens. A fim de assegurar o controlo desta doença, cuja carga social e económica aumenta dia após dia, é necessário implementar um modelo de gestão da doença baseado na prevenção e tratamento da doença renal, que levará a mudanças de estilo de vida na sociedade o mais rápido possível.
A função dos rins
Nossos rins, que são vitais para o nosso corpo, estão localizados na parede traseira do
abdômen, em ambos os lados da área da cintura. Cada rim, que se assemelha a um feijão seco na aparência, tem aproximadamente 10 cm de tamanho e pesa 150 gramas. Os rins filtram substâncias nocivas e uréia no sangue e as excretam na urina. Muitos hábitos errados, desde o uso inconsciente de medicamentos e analgésicos frequentes até o tabagismo e o álcool em excesso, danificam os rins. A doença renal crônica é uma doença evitável; prevenção é mais importante do que tratamento.
Dicas para evitar a doença renal crônica
• Mantenha-se em forma e ativo. • Faça exames de açúcar regularmente. • Verifique a sua pressão arterial. • Tenha uma dieta saudável e mantenha seu peso ideal. • Beba bastante líquido saudável. Uma mulher adulta de peso normal deve consumir
1,5-2 litros de água por dia, enquanto os homens devem consumir 2-2,5 litros. Muita água, bem como muito pouco, danifica os rins.
• Não fume. • Não consuma medicamentos com frequência. • Se você tem um ou mais dos fatores de risco que são eficazes no desenvolvimento
da doença renal, como diabetes, pressão arterial elevada, obesidade e histórico familiar de doença renal, verifique regularmente a função renal.







