Maneiras de prevenir doenças infecciosas
Como as doenças infecciosas são contagiosas, a maneira mais fácil de evitá-las é prestar atenção à higiene e evitar o contato.
Doenças infecciosas disseminadas por contato
Coronavírus (Covid 19) A regra básica de proteção contra doenças infecciosas é a higiene. Muitos microorganismos podem ser impedidos de entrar no corpo humano, especialmente lavando as mãos e usando luvas descartáveis. Seguir as regras de higiene pessoal é a prática mais importante na proteção da nossa própria saúde e da saúde pública. Água e alimentos limpos e higiênicos que consumimos, assim como nós mesmos, previnem infecções que podem entrar pela boca. As mãos são um dos órgãos que mais usamos no dia a dia… As mãos, que estão em constante contato com o meio ambiente, carregam muitos microorganismos causadores de doenças para o nosso corpo. Falha em lavar as mãos de maneira saudável, especialmente nos dias em que vírus, bactérias e parasitas são vistos intensamente, prepara o terreno para muitas doenças, especialmente gripe, resfriados e doenças do sistema gastrointestinal. Estes microrganismos são transportados tanto para o nosso próprio corpo como para outras pessoas através das mãos. A forma mais importante de proteção é lavar as mãos.
Doenças infecciosas se espalham através de apertos de mão
Os vírus que causam infecções respiratórias, como gripe e resfriados, são encontrados nas mãos e se espalham entre as pessoas ao apertar as mãos. A propagação de infecções respiratórias, como a gripe, pode ser reduzida pela lavagem frequente das mãos. A lavagem das mãos também pode prevenir a propagação de diarreia ou doenças causadas por parasitas intestinais e hepatite viral A infecção chamada icterícia. Cada centímetro quadrado das mãos contém aproximadamente 4000-6000 bactérias. Enquanto algumas bactérias devem estar normalmente presentes na pele saudável, a presença de bactérias patogênicas predispõe a doenças infecciosas. As bactérias são frequentemente encontradas mais nas pontas dos dedos, sob as unhas e nas palmas das mãos.
Lavas bem as mãos?
Portanto, a lavagem das mãos é muito importante na prevenção de doenças. Ao lavar as mãos, deve-se garantir que a água e o sabão atinjam todas as partes das mãos e
as mãos devem ser esfregadas e lavadas por pelo menos 20-30 segundos. A lavagem das mãos deve ser feita com a técnica certa de forma higiênica, não aleatoriamente. Como as pontas dos dedos, os polegares, sob as unhas e entre os dedos são frequentemente esquecidos, deve-se garantir que essas áreas também sejam esfregadas e lavadas. Também é importante secar as mãos com uma toalha limpa após a lavagem das mãos, ou com uma toalha de papel descartável limpa em locais públicos, pois as bactérias podem se multiplicar facilmente em um ambiente úmido.
Sabonetes líquidos são mais saudáveis
A lavagem das mãos é um dos métodos mais eficazes de proteção contra doenças infecciosas. Ao lavar as mãos, devem ser preferidos sabonetes naturais que contenham o mínimo possível de produtos químicos e não causem reações alérgicas na pele. No entanto, sabonetes líquidos devem ser preferidos em áreas públicas. Porque as bactérias que vivem em sabões sólidos que não são lavados após o uso também podem passar para o próximo usuário. Sabonetes antibacterianos também podem ser preferidos em áreas públicas.
Faça as crianças amarem lavar as mãos
O hábito de lavar as mãos, como qualquer outro hábito, deve ser ensinado desde cedo na infância. Em casa, os pais devem ser bons modelos para que as crianças possam seguir o exemplo e adotar o hábito de lavar as mãos. Os pais devem lavar as mãos junto com seus filhos e ensinar-lhes a técnica correta de lavagem das mãos. As crianças que lavam as mãos com a técnica correta podem ser protegidas de muitas doenças infecciosas. Como as crianças gostam de aprender se divertindo, elas devem ser encorajadas a lavar as mãos. As fotos e objetos favoritos da criança podem ser colocados ao redor da torneira, e pequenos jogos podem ser jogados durante a lavagem das mãos. Enquanto se divertem, por um lado, por outro lado, pode ser colocado em suas mentes que eles serão saudáveis com uma linguagem simples lavando as mãos com a técnica certa. Desta forma, com o hábito que adquirirão em tenra idade, aplicarão constantemente o método básico de proteção contra doenças infecciosas para si e para a sociedade ao longo de suas vidas.







