A obesidade ameaça os rins!
A obesidade ameaça os rins! A obesidade ameaça indireta e diretamente a saúde renal. Então, como o excesso de peso sobrecarrega os rins? Aqui está o que você precisa saber sobre obesidade e saúde renal…
Perder peso em excesso para a saúde renal
Os nossos rins leais, que são uma parte importante do nosso sistema excretor… Quão bem cuidamos dos nossos rins, que têm uma função importante no nosso corpo? Nossa saúde renal está sob maior ameaça com o aumento da obesidade nos últimos anos. Uma em cada 10 pessoas no mundo tem doença renal crônica. Estudos mostram que o risco de desenvolver doença renal crônica aumenta em 83% em pessoas com obesidade em comparação com pessoas com peso ideal.
Pode ser diagnosticado com testes simples
A maioria das pessoas com doença renal está no estágio ‘insuficiência renal final’. O número de pessoas que necessitam de tratamento de diálise é de 2,6 milhões em todo o mundo. Espera-se que este número duplique para 5,4 milhões até 2030. A disfunção renal pode ser prevenida ou retardada pela detecção precoce usando urina simples e barata e exames de sangue. Devido a atrasos na medicina preventiva e no diagnóstico, a doença progride frequentemente para o estágio final da insuficiência renal. Nesta fase, representa uma séria ameaça para a saúde com altas taxas de incapacidade, mortalidade e má qualidade de vida, e para o orçamento da saúde com tratamentos caros de diálise e transplante renal.
É assim que o excesso de peso sobrecarrega os rins
A obesidade representa uma séria ameaça à saúde renal. O excesso de peso afeta os rins de diferentes maneiras, tanto direta quanto indiretamente. Tem um efeito indireto, causando doenças metabólicas como diabetes e hipertensão, que têm impacto no desenvolvimento da doença renal crônica. No entanto, a carga sobre os rins aumenta devido ao aumento do peso. Para atender às necessidades do corpo, as unidades de filtragem nos rins precisam aumentar. Isto conduz à pressão aumentada dentro do rim e da fuga da proteína na urina. Alterações nos canais de filtração renal e na estrutura da urina levam à formação de cálculos ao longo do tempo. Além disso, o aumento do tecido adiposo leva à secreção de substâncias que causam proliferação descontrolada e anormal das células. O risco de desenvolver câncer também aumenta. Cada aumento de 5 kg/m2 no índice de massa corporal aumenta o risco de câncer renal em 25%.
Crianças em perigo!
Como a obesidade continua a se espalhar como uma epidemia global, especialmente na infância, ela representa uma ameaça à saúde das gerações futuras. 600 milhões de pessoas no mundo sofrem de problemas de saúde devido à obesidade e 220 milhões deste número são crianças. As crianças estão agora expostas a doenças crónicas e aos seus efeitos secundários numa idade mais precoce. As doenças renais são uma delas. Existem poucos estudos que mostrem o risco de doença renal associada à obesidade infantil. No entanto, estudos em adultos mostram que crianças com sobrepeso são mais propensas a enfrentar problemas sérios mais tarde na vida.
Atenção para os riscos!
Para enfrentar o problema, é necessário identificar os fatores de risco que levam à doença renal. Desta forma, os testes de rastreio a serem realizados em pessoas do grupo de alto risco podem detectar a doença em um estágio inicial e impedir sua progressão. Ao mesmo tempo, através de atividades de sensibilização sobre a doença renal crónica, a sociedade pode ser educada para mudanças saudáveis na vida e o desenvolvimento da doença pode ser prevenido.







