5 cancros que podem ser detectados precocemente com rastreio
5 cancros que podem ser detectados precocemente com rastreio Alguns tipos de câncer podem ser detectados precocemente usando métodos de rastreamento. Isso facilita o tratamento do câncer.
Cânceres que podem ser diagnosticados em um estágio inicial
O diagnóstico precoce é de grande importância no câncer. Independentemente do tipo de câncer, quanto mais cedo ele for diagnosticado, maior será o sucesso do tratamento. Por esta razão, é necessário ter cuidado com os sintomas. Quando a menor diferença é sentida, um especialista deve ser consultado. Mesmo que não haja alterações, é importante fazer check-ups regulares. Dessa forma, o câncer pode ser diagnosticado em um estágio inicial. Aqui estão os tipos de câncer que podem ser detectados precocemente com o rastreamento.
Câncer de mama
Enquanto a incidência do câncer de mama, o mais comum nas mulheres, está aumentando, as chances de sucesso na luta contra ele também estão aumentando com os avanços no tratamento. Para o diagnóstico precoce do câncer de mama, as mulheres a partir dos 20 anos devem realizar o autoexame mamário antes de cada período menstrual. Se não houver diferença durante este exame e não houver fatores de risco na família, um exame mamário deve ser realizado uma vez por ano a partir dos 40 anos. Além disso, a ultrassonografia e a mamografia devem ser realizadas em intervalos recomendados pelo médico. Em caso de mudança na mama, um especialista em cirurgia geral deve ser contatado imediatamente.
Câncer cervical
O câncer do colo do útero, ou câncer cervical, é um câncer que se desenvolve na parte inferior do útero. A característica mais importante deste câncer com risco de vida é que ele é comum entre mulheres jovens. É geralmente encontrado entre as idades de 35-55 anos. É o 3º câncer mais comum entre os cânceres femininos em todo o mundo. O câncer do colo do útero, que pode ser diagnosticado precocemente, é um tipo de câncer evitável. É possível ser protegido contra o câncer do colo do útero evitável. Embora muitos fatores de risco tenham sido identificados para o câncer do colo do útero, o principal fator de risco é a infecção pelo papilomavírus humano (HPV). Mulheres sexualmente ativas com mais de 21 anos devem fazer um exame de PAP a cada 3 anos até os 30 anos. Após os 30 anos, eles são acompanhados até o idade de 65 anos, por meio de exame de PAP e tipagem do HPV em intervalos de 5 anos. No entanto, a frequência com que o exame de PAP é realizado pode variar dependendo do risco que você carrega. O exame de esfregaço detecta a NIC (neoplasia intraepitelial cervical), que é precursora do câncer cervical e ajuda a tomar precauções antes que se torne cancerígeno.
5 cancros que podem ser detectados :Câncer de cólon
Mulheres e homens devem ser rastreados para câncer de cólon, que está entre os cânceres mais comuns na Turquia, após os 50 anos. As triagens podem ser realizadas com sangue oculto fecal, radiografia de cólon bário e colonoscopia. A mais sensível delas é a colonoscopia. Se a colonoscopia detectar pólipos que são precursores de câncer, eles podem ser removidos na mesma sessão. Com este procedimento, o câncer é evitado antes de se desenvolver. Se nenhum pólipo for detectado, recomenda-se repetir a colonoscopia de acordo com o estado de risco familiar.
Câncer de próstata
Com o diagnóstico precoce do câncer de próstata, é possível tomar a decisão correta de tratamento e evitar a perda de vidas. Para o diagnóstico precoce, os homens devem fazer um exame urológico e teste de PSA uma vez por ano a partir dos 50 anos.
5 cancros que podem ser detectados : Câncer de pulmão
Pessoas com alto risco de câncer de pulmão são recomendadas para fazer exames de rastreamento pulmonar. Pessoas com uma vida de 30 anos-maço (calculado multiplicando o número de maços fumados por dia pelo número total de anos fumados) ou mais (por exemplo, uma pessoa que fuma 2 maços de cigarros por dia e fumou durante 20 anos: 2×20 = 40 maços.ano)Resumo em português Uma vez por ano, os pacientes com idade entre 55 e 74 anos fumaram ativamente nos últimos 15 anos, o rastreamento com tomografia de baixa dose é de grande importância no diagnóstico precoce. Para aqueles que pararam de fumar por mais de 15 anos, o rastreamento não é recomendado. Este teste de rastreio é relatado para reduzir as taxas de mortalidade por câncer de pulmão em 20%.







