Ultrassom detalhado na gravidez
Ultrassom detalhado na gravidez Os exames ultrassonográficos realizados em certas semanas de gravidez fornecem dados importantes para a saúde do bebê e da mãe. Os dispositivos de ultrassonografia permitem que a gravidez seja examinada com grande detalhe. A ultrassonografia detalhada nas primeiras semanas é realizada para detectar uma anormalidade que pode estar presente no bebê ou para a detecção precoce de uma doença que tem risco de desenvolvimento e ameaça a vida futura do bebê, a fim de proteger a saúde da mãe e do bebê. Em semanas gestacionais avançadas, são realizados procedimentos ultrassonográficos para avaliar a circulação sanguínea do bebê, avaliar o desenvolvimento do bebê, determinar o bem-estar do bebê e, finalmente, avaliar se há chance de parto normal- vaginal. Os procedimentos a seguir, que são realizados por perinatologistas e apresentados como um relatório ao paciente, são aplicados em Perinatologia e Gestações de Alto Risco.
O que é um ultra-som detalhado e quando é realizado?
Um exame de “ultra-som detalhado” é um exame em que todos os órgãos do bebê são examinados com alta qualidade de imagem, ao contrário dos exames de ultra-som realizados durante o acompanhamento normal da gravidez.
O ultra-som detalhado é realizado nessas semanas de gravidez?
• 11-13ª semana (Todas as mulheres grávidas) • 18-23ª semana (Todas as mulheres grávidas) • 24ª semana e mais tarde (em gestações de alto risco)
O ultra-som detalhado é realizado por um perinatologista especializado em gestações de risco, deficiências congênitas e doenças. O procedimento de ultra-som não prejudicará você ou seu bebê. O relatório detalhado de ultra-som inclui o estado atual da gravidez e um exame anatômico detalhado. Ele contém detalhes sobre a condição do bebê no momento da concepção e, se necessário, informações de aconselhamento. Role a página para semanas detalhadas (detalhadas) de ultra-som e exames realizados.
Primeiro trimestre Gravidez precoce Ultra-sonografia
É realizada para avaliar a gravidez em certas semanas após o implante no útero da mãe, especialmente para detectar algumas condições importantes. Este procedimento não é prejudicial para a mãe e o bebé. O relatório escrito no final do procedimento fornece informações sobre o seguinte:
• Número e localização do saco gestacional • Diferenciação da gravidez como uma gravidez interna ou ectópica • Estrutura do saco gestacional mostrando seu desenvolvimento • O ritmo cardíaco e o ritmo do bebê • Examinar se os parceiros dos bebês são solteiros ou separados em gestações gêmeas • Avaliação do colo do útero (colo do útero) • Se há sangramento associado ao saco gestacional
A ultrassonografia é realizada no primeiro trimestre da gravidez para nossas pacientes que se candidatam à Perinatologia e Gestações de Alto Risco e um relatório é fornecido.
11-13ª Semana de Ultrassonografia Detalhada
O primeiro exame detalhado do bebê no útero é realizado entre 11 a 13 semanas. Esta ultrassonografia é o primeiro procedimento detalhado de ultrassonografia realizado no bebê. O procedimento é realizado abdominalmente e vaginalmente. As seguintes informações sobre o seu bebé são obtidas com a ultrassonografia de 11-13 semanas, que é considerada a primeira etapa do exame detalhado;
• Semana de desenvolvimento do bebê • Local de residência do cônjuge do bebê • A quantidade de água do bebê • Medindo a espessura da translucidez nucal do bebê • Exame do osso nasal do bebê • Descobertas básicas sobre a estrutura cardíaca do bebê • Primeira e importante informação sobre as outras áreas de desenvolvimento do bebê:cérebro, estômago, rins, bexiga, parede abdominal, intestinos, coluna vertebral, mãos e pés
• Exame Doppler colorido das estruturas vasculares especiais do bebê • Avaliação do colo do útero (colo do útero)
Após a ultrassonografia, você receberá um relatório da avaliação do seu médico, incluindo essas informações e outros achados. O teste de 11 a 13 semanas é o primeiro procedimento detalhado de ultra-som realizado no bebê. Desta forma, a primeira investigação da possibilidade de deficiências genéticas e visíveis sobre o seu bebê é realizada. Em perinatologia e gravidezes de alto risco, é realizada uma ultrassonografia de 11 a 13 semanas.
18-23. Semana de ultrassonografia detalhada
Após o primeiro trimestre de ultrassonografia detalhada, um segundo exame ultrassonográfico detalhado é realizado entre 18-23 semanas de gravidez. A ultrassonografia detalhada ou detalhada está entre os parâmetros mais importantes do monitoramento da gravidez.
Como se inscrever no? Como é realizada a ultrassonografia detalhada?
Pode ver os passos do procedimento de ultrassonografia detalhado na ordem abaixo;
Marcação de uma consulta
O procedimento pode ser realizado em todas as gestações após a 18ª semana. Depois de calcular a semana apropriada da gravidez (18-23 semanas), as famílias podem marcar uma consulta para um dia que lhes convier.
Comparecer a uma consulta
O procedimento pode levar uma média de 30-45 minutos devido à sua estrutura. Este período pode durar por vezes até 1 hora e, por vezes, pode ser repetido nos dias seguintes.
Devo estar com fome ou cheio durante o procedimento?
Você não precisa estar com fome para este exame.
Como é feito o processo?
Geralmente é um procedimento de ultra-som abdominal. No final do procedimento, é realizada uma ultrassonografia vaginal para medir o colo do útero e, se necessário, para alguns detalhes.
O que inclui o relatório?
O relatório detalhado de ultra-som inclui o estado atual da gravidez e um exame anatômico detalhado. Inclui detalhes sobre a condição do bebê no momento da concepção e, se necessário, informações de aconselhamento.
Pode ser feito um ultrassom detalhado novamente?
Se você já teve esse procedimento em outro centro e quer que ele seja feito novamente, você pode tê-lo feito. A ultrassonografia não prejudicará você ou seu bebê. O procedimento detalhado de ultrassom é repetido nas últimas semanas? Embora a faixa de 18-23 semanas seja geralmente determinada para ultrassonografia detalhada, o exame detalhado pode ser realizado em semanas gestacionais posteriores, a fim de reexaminar certas áreas. Serviços detalhados de exame ultrassonográfico são fornecidos em Perinatologia e Gestações de Alto Risco.
Ultrassonografia do coração fetal – ecocardiografia
O primeiro exame cardíaco do bebê no útero é realizado durante o 1º trimestre, com ultrassonografia detalhada às 11-13 semanas de gravidez. No entanto, este exame deve ser repetido nas últimas semanas de gravidez. O coração do bebê é reavaliado com um exame ultrassonográfico detalhado entre 18 e 23 semanas. No entanto, 22 semanas é o momento adequado para avaliação cardíaca fetal específica. Algumas doenças cardíacas se manifestam em semanas gestacionais posteriores. Portanto, se houver possíveis fatores de risco, esse exame é repetido nas últimas semanas gestacionais.
• As gravidezes e os fatores de risco para os quais o exame cardíaco fetal é particularmente recomendado incluem
• Famílias com um bebê com uma anormalidade cardíaca em uma gravidez anterior • Gestantes com certas doenças metabólicas, como diabetes • Famílias em que a futura mãe ou o pai têm um defeito cardíaco congênito • Gravidez gemelar com gêmeos idênticos • Mulheres grávidas com epilepsia • Gestantes que têm algumas infecções no início da gravidez • Gestantes que tomam certos grupos de medicamentos • Bebês cujos exames do 1º e 2º trimestre não excluíram suspeita de doença cardíaca
fetal Na presença dos fatores de risco acima, o coração do bebê é relatado com mais detalhes e este procedimento de ultra-som é repetido no último trimestre da gravidez. Os serviços de ecocardiografia fetal são prestados em Perinatologia e Gestações de Alto Risco.
Ultrassonografia detalhada em 24 semanas e acima
Recomenda-se normalmente que todas as gravidezes sejam examinadas por ultrassonografia detalhada em certas semanas. Estes procedimentos são realizados em certas semanas de gravidez. Estes são;
• 11-13 semanas (1º trimestre) procedimento ultrassonográfico detalhado • 18-23 semanas (2º trimestre) procedimento de exame ultrassonográfico detalhado
No entanto, em alguns casos, pode ser necessário reexaminar e reavaliar os desenvolvimentos observados nas semanas gestacionais posteriores e fornecer à família um relatório ultrassonográfico detalhado. Às vezes, os pacientes podem atrasar a semana de ultrassonografia detalhada por razões especiais. Por estas e outras razões semelhantes, a ultrassonografia detalhada também é realizada nas semanas gestacionais posteriores. Em perinatologia e gravidezes de alto risco, exame ultrassonográfico detalhado também é realizado para pacientes que apresentam 24 semanas ou mais.
Doppler colorido e revisão de perfil biofísico
A partir do primeiro trimestre da gravidez, se necessário, o exame Doppler colorido pode ser realizado em todas as semanas de gravidez para medir o desenvolvimento do bebê, o estado de comunicação vascular entre mãe e bebê, e a interação do fluxo sanguíneo fetal em gestações múltiplas. O exame Doppler colorido, que não é necessário no acompanhamento de gravidez de rotina, é especialmente usado em gestações de alto risco. Algumas destas situações são as seguintes;
• Condições com atraso no desenvolvimento • Diminuição da água no bebê • Circulação prejudicada no bebê • Avaliação da função cardíaca do bebê • Diminuição do movimento do bebê no útero • Características do fluxo sanguíneo placentário fetal em gravidezes múltiplas
Em tais casos, o ultra-som Doppler colorido é extremamente importante para avaliar a condição do bebê no útero. O exame biofísico (pontuação) é um sistema de pontuação feito pela adição do método NST (teste não estressante) ao exame do tom, da respiração, da água e dos movimentos do bebê no útero. Em gestações de alto risco, são fornecidos procedimentos de ultrassonografia com Doppler colorido e exame biofísico.







