Tratamento de feridas nas varizes
Se feridas com corrimento abundante, como varizes, ficarem infectadas, a ferida não cicatrizará, mas crescerá e aprofundará rapidamente.
O que você precisa saber sobre varizes
As varizes desenvolvem-se devido à deterioração estrutural e disfunção das veias em nossas pernas. Nossas artérias transportam oxigênio e sangue rico em nutrientes para os tecidos, enquanto nossas veias são responsáveis por transportar o sangue de volta ao coração, que deve ser limpo pelo fígado e pelos rins. Como as veias funcionam contra a gravidade, há uma tendência para o sangue nas veias fluir de volta para os pés. Este refluxo é impedido pelas válvulas finas dentro das veias. Ao mesmo tempo, os músculos das pernas, que se contraem durante a caminhada, comprimem essas veias e garantem que o sangue seja bombeado para o coração.
O processo que leva às varizes
Se houver um mau funcionamento em tal sistema e houver um problema no transporte do sangue para cima, o sangue começa a acumular nas veias das pernas. Quando entra na veia, a pressão do sangue aumenta e a veia se dilata. Para reduzir essa pressão, a veia transfere o sangue para os ramos laterais e finais. Depois de um tempo, a capacidade de carga do sangue nesses vasos finais é insuficiente, a pressão arterial intravascular aumenta demais e o sangue vaza para fora do vaso desses capilares. O sangue que sai desses vasos se acumula nos tecidos e, depois de um tempo, a nutrição da pele e dos tecidos subcutâneos se deteriora. Em áreas tão problemáticas, a integridade da pele é interrompida após trauma mecânico, como arranhões, picadas de insetos, solavancos e quedas, mas a cicatrização de feridas é muito lenta ou inexistente devido à estrutura da pele mal nutrida e perna edematosa. No final, o paciente tem uma ferida não cicatrizante e crescente.
Para evitar a formação de varizes
As pessoas que têm de ficar em pé ou sentadas sem movimentos o tempo todo devem se mover com frequência para usar os músculos das pernas. Deve-se tomar cuidado para não ganhar peso, especialmente exercícios e esportes que fortalecem os músculos das pernas. Pessoas com varizes conhecidas devem proteger as pernas de traumas como colisões, arranhões, picadas de insetos e feridas por arranhão, e tomar cuidado para manter a pele limpa e úmida. Em caso de lesão, eles devem consultar um especialista imediatamente. Naturalmente, as pessoas sob tratamento de varizes e acompanhamento devem seguir as recomendações de tratamento, tais como
meias de compressão e medicação, a menos que uma cirurgia de varizes seja planejada. Essas pessoas devem elevar as pernas acima do nível do coração durante os períodos em que não estão trabalhando para ajudar na circulação venosa.
Fique longe de banhos quentes!
Essas pessoas devem evitar aplicações quentes, como banhos quentes, saunas, hammams e banhos de sol. Pacientes do sexo feminino devem estar cientes de que as pílulas anticoncepcionais contendo hormônios femininos e terapias de reposição hormonal usadas durante a menopausa podem aumentar as varizes. Os pacientes devem discutir todos os aspectos dessas práticas em detalhes com seus ginecologistas.
Risco de infecção em feridas de varizes
Feridas infectadas são difíceis de curar. Se feridas com corrimento abundante, como varizes, ficarem infectadas, a ferida não cicatrizará, mas crescerá e se aprofundará rapidamente. Pode prejudicar o estado geral do paciente, aumentar a dor e dificultar a cicatrização.
Tratamento de feridas nas varizes
Se a cicatriz de varizes do paciente se desenvolveu devido ao bloqueio das veias, em primeiro lugar, são feitas tentativas cirúrgicas ou angiográficas para remover essa estenose ou bloqueio. Se a cicatriz da veia varicosa é causada pelas veias que vazam sangue de volta para o pé, um dos métodos abertos de cirurgia/laser/radiofrequência/adesivo biológico para parar essa fuga, chamado ‘insuficiência’, é preferível e a veia insuficiente é tentada a ser cancelada. Se a ferida for causada por bloqueio das veias, então balão, stent e métodos de cirurgia aberta são aplicados para abrir este bloqueio ou estenose.
Terapia de compressão
Com ou sem intervenção cirúrgica, a terapia de compressão é indispensável no tratamento de varizes. Na terapia de compressão, a pressão decrescente é aplicada à perna de baixo para cima. Para este efeito, são utilizados curativos de compressão, pensos de velcro ajustáveis, meias de compressão e dispositivos de compressão pneumática intermitente. A terapia de compressão reduz o tempo de cicatrização das feridas e reduz a probabilidade de recorrência. O tipo e a frequência da terapia de compressão variam dependendo de muitos fatores, como condição médica do paciente, condição da ferida, estilo de vida, se o paciente está hospitalizado ou não, transporte para o hospital e situação financeira.
Fatores como curativos para feridas varicosas, frequência e materiais utilizados são regulados individualmente para cada paciente. Fatores como se há uma equipe de
atendimento de feridas nos centros que realizarão o tratamento, a experiência, a infraestrutura e os recursos da equipe são importantes. O objetivo do tratamento de feridas é fornecer o tratamento da ferida usando produtos de cuidados com as feridas que reduzirão a descarga da ferida e tratarão a infecção.
Em que fase é necessária a cirurgia de varizes?
Os critérios para a cirurgia de varizes são muito claros. A cirurgia de varizes é recomendada na presença de úlceras não cicatrizantes ou recorrentes na perna do paciente, vazamento severo no sistema venoso superficial e se o diâmetro das veias superficiais exceder uma certa largura. Se a cirurgia aberta com incisão cirúrgica não for utilizada e um dos métodos fechados for aplicado, o paciente pode levantar-se e mover-se facilmente nas primeiras horas após a operação. Em métodos fechados, não há necessidade de descansar a perna. No entanto, o paciente precisa de um período de uma semana para ser capaz de realizar todas as suas/ suas atividades pré-operatórias.
O que deve ser considerado após a cirurgia de varizes?
Hoje, os métodos fechados são usados principalmente em cirurgias de varizes. Nestes métodos, não há incisões cirúrgicas ou incisões muito pequenas, pois as veias laterais superficiais são intervencionadas. Por esta razão, a recuperação do paciente e o retorno à vida após a operação são muito curtos e o conforto do paciente não é afetado muito. Em pacientes que usam o método aberto, a água não deve tocar os locais da incisão por um tempo. É muito importante para o paciente mover-se durante o dia. Exercício excessivo deve ser evitado durante a primeira semana e cuidados devem ser tomados para não ficar em pé. A perna operada deve ser descansada, estendendo-a durante os períodos de descanso. Banhos muito quentes devem ser evitados. Pode ser necessário usar meias de compressão pelo período recomendado e prescrito pelo médico.
Se as varizes forem negligenciadas
Se as feridas de varizes forem negligenciadas, a ferida definitivamente aumentará. À medida que o diâmetro da ferida aumenta, o risco de infecção aumenta, o processo de cicatrização torna-se mais difícil e a ferida torna-se mais resistente à cicatrização. A dor dos pacientes aumenta e o conforto da vida diária é severamente afetado. Em tal situação, ocorre uma grande perda de força de trabalho.







