Toxoplasma O que é Toxoplasma? O toxoplasma
ou gondii é um microrganismo unicelular. Geralmente ocorre em gatos, mas também pode infectar alguns animais de fazenda. Embora o Toxoplasma cresça em animais, também pode infectar humanos. O toxoplasma não é transmitido de animais para humanos através do contato direto, mas pode ser transmitido através de fezes de animais, através de objetos contaminados por fezes ou comendo alimentos mal cozidos de gado infectado. As mulheres grávidas, em particular, devem evitar fezes de gato até após o parto e não devem consumir carne mal cozida ou crua. O toxoplasma (gondii) é uma doença que pode causar aborto espontâneo em mulheres grávidas ou problemas de saúde graves em bebês. O toxoplasma também pode causar infecção da retina no olho e pode causar sérios danos ao nervo óptico ou centro visual. Se não for tratada, o paciente pode perder a visão.
Causas Causas do toxoplasma
Uma das formas de transmissão do Toxoplasma aos seres humanos é através das fezes dos gatos. É especialmente importante evitar o contato com fezes de gatos contendo parasitas Toxoplasma. Você pode engolir parasitas se tocar acidentalmente a boca depois de entrar em contato com fezes infectadas. Em particular, os gatos que caçam ou são alimentados com produtos de carne crua têm muito mais probabilidade de abrigar Toxoplasma do que outros gatos domésticos. Além das fezes de gatos, o cordeiro, a carne de porco e a carne de veado também podem ser infectados com Toxoplasma. Às vezes, os produtos lácteos não pasteurizados também podem conter o parasita. Facas, tábuas de corte ou utensílios que entraram em contato com carne crua – em suma, todos os utensílios de cozinha – devem ser lavados cuidadosamente com água quente e sabão. O toxoplasma também pode ser encontrado na superfície de frutas e vegetais. Portanto, todas as frutas e legumes não devem ser consumidos sem lavar. Em geral, o sistema imunológico de pessoas sem problemas de saúde mantém os parasitas sob controle. Em pessoas com um sistema imunológico forte, alguns parasitas permanecem
dormente no seu corpo e fornecer imunidade ao longo da vida. Isso evita a re-infecção com o parasita imune. No entanto, se o sistema imunológico estiver enfraquecido por doenças ou certos medicamentos, a infecção pode reativar e causar sérios problemas de saúde.
Fatores de risco
A doença do toxoplasma pode ocorrer em qualquer lugar do mundo. Qualquer pessoa pode, portanto, ser infectada com esta doença. A infecção por toxoplasma pode causar sérios problemas de saúde. É mais provável que afete pessoas com sistemas imunológicos enfraquecidos e os fatores de risco estão presentes nas seguintes situações. Se você tem HIV/AIDS ou está passando por quimioterapia: A quimioterapia afeta seu sistema imunológico e torna mais difícil para o seu corpo combater infecções menores. Esteróides ou outros medicamentos imunossupressores. Os medicamentos usados para tratar certas condições não malignas suprimem o sistema imunológico e aumentam a chance de desenvolver complicações do Toxoplasma.
Sintomas Toxoplasma Sintomas
Em algumas pessoas, a toxoplasmose (gondii) não causa sinais ou sintomas e os pacientes não sabem que estão infectados. Os sintomas gerais da toxoplasmose podem ser semelhantes aos da gripe. Estes incluem;
• Dor corporal • Inchaço dos gânglios linfáticos • Dor de cabeça • Febre • Fadiga
Os sintomas podem ser mais graves em pessoas com o sistema imunológico enfraquecido. Especialmente em pacientes com HIV/ AIDS, pacientes de quimioterapia, pacientes com transplante recente de órgãos, a infecção por Toxoplasma pode mostrar sintomas mais graves. Estes incluem;
• Dor de cabeça • Consciência turva • Visão turva • Confusão • Perda do controle corporal • Convulsões • Problemas pulmonares semelhantes à tuberculose ou pneumonia por Pneumocystis
jiroveci em pessoas com AIDS • Visão turva (toxoplasmose ocular) ou perda de visão causada por inflamação grave
da retina
Bebês
Se uma futura mãe receber infecção por Toxoplasma (gondii) antes ou durante a gravidez, ela pode transmitir a infecção para seu bebê (toxoplasmose congênita), mesmo que não haja sinais ou sintomas. A exposição à infecção por Toxoplasma durante ou antes da gravidez pode causar sérios problemas de saúde no bebê após o nascimento. Gestantes que carregam infecção por Toxoplasma podem sofrer aborto espontâneo, parto prematuro ou perda do bebê após o nascimento. Nos bebés que passam Toxoplasma pela mãe, podem ser observados sintomas como os seguintes. Estes são:
• Convulsões • Aumento do fígado e baço • Icterícia • Infecções oculares
Muitos bebês com infecção por Toxoplasma (gondii) mostram sinais da doença após o nascimento. Bebês infectados com Toxoplasma geralmente apresentam sintomas como perda auditiva, deficiência intelectual ou infecções oculares graves. Para se proteger da toxoplasmose, você não deve lidar com fezes de animais sem luvas e não deve comer alimentos crus de animais de fazenda. No entanto, se você está imunocomprometido, tem HIV, está grávida ou planejando engravidar e acha que pode ter sido exposto à infecção por Toxoplasma, é altamente recomendável que você consulte um médico e faça o teste o mais rápido possível.
Métodos de diagnóstico Métodos de diagnóstico
Se você suspeitar que tem a doença, pode pedir ao seu médico um teste de triagem para o Toxoplasma durante os testes gerais antes de engravidar. Em geral, o Toxoplasma é difícil de diagnosticar porque os sintomas são semelhantes aos da gripe. Durante a gravidez, o médico pode pedir um exame de sangue se suspeitar de risco de infecção. Os exames de sangue verificam anticorpos contra o parasita e procuram anticorpos chamados IgG e Toxoplasma IgM. Se você está grávida e tem infecção por toxoplasmose, o próximo passo é determinar se o bebê está infectado. Para descobrir se o bebê está infectado, seu médico pode pedir uma amniocentese às 15 semanas de gravidez.
A amniocentese usa uma agulha fina para retirar uma pequena quantidade de líquido do saco cheio de fluido (saco amniótico) que rodeia o feto. Os testes são feitos no líquido para verificar se há toxoplasmose. Este procedimento pode ser feito com segurança após 15 semanas da gravidez.
Métodos de tratamento Tratamento com toxoplasma
A maioria das pessoas com um sistema imunológico forte não precisa de tratamento para toxoplasmose e se recupera por conta própria. Se o tratamento da toxoplasmose for necessário, uma resposta pode ser obtida em pouco tempo com medicamentos ou antibióticos recomendados pelo médico. Se a infecção por Toxoplasma for detectada durante a gravidez, o tratamento com antibióticos recomendado pelo médico é iniciado. Com o tratamento antibiótico recomendado para a gestante, o risco de transmissão da toxoplasmose ao bebê pode ser prevenido em cerca de 60%.







